Sugestão de máquina

5 respostas
Edufa

Estou precisando dimensionar uma máquina para servir de servidor, rodará apenas java e postgres, serão 4 sites JEE. Alguem tem ideias de configuração, ou onde eu poderia conseguir os parâmetros para dimensionar?

5 Respostas

T

“Apenas Java e Postgres”… se você souber:

• Que tipo de sistema e que tecnologia vai ser usada (portal, EJB etc.);
  • Quantos clientes vão estar conectados simultaneamente;
  • Se o sistema é só para acesso online simples, ou se tem um monte de relatórios gerenciais e outras coisas que gastam máquina;
  • Se ela tem de ficar ligada 24x7 ou se o site pode ficar parado à noite (funciona das 8 às 17 h);
  • Tempo de acesso esperado;
  • e o que puder extrair de informação…

acho que fica mais fácil dimensionar a máquina.

Senão poderia ser até em um Pocket PC - ele roda Java e HSQLDB, não?

Edufa

Risos, thingol, vc está certíssimo, simplifiquei demais a pergunta, espero q os dados possam ajudar:

** “Apenas Java e Postgres”
Basicamante, Java, apache, tomcat, postgres, as bases não são grandes as maiores tables terão uns 30.000 itens, sem contar as de log, mas estas periodicamente serão exporadas para um sistema interno afim de elaborar alguns relatórios

** Que tipo de sistema e que tecnologia vai ser usada (portal, EJB etc.);
Sem EJB, acredito que o volume não compensa, possivelmente será feito usando mentawai + framework de template (ainda pesquisando);

E aqui vem uma dúvida que eu sempre tive, sempre vejo muitos falando de EJB, muitos querem aprender, considero devido a uma exigencia de mercado, e muitos falam q EJB deveria ser usado apenas em projetos grandes, mas o que seria um projeto grande que necessitasse usar EJB?

** Quantos clientes vão estar conectados simultaneamente;
No momento isso é no chute as previsões indicam picos de 100 clientes em cada um dos sites, ou seja 400 clientes simultâneos, mas é uma previsão supeestimada para esse início, mas cada conexão é rápida, na maioria dos casos não será necessário armazenar grandes dados em sessão.

** Se o sistema é só para acesso online simples, ou se tem um monte de relatórios gerenciais e outras coisas que gastam máquina;
Acesso simples, relatórios gerenciais rodaram numa máquina interna

** Se ela tem de ficar ligada 24x7 ou se o site pode ficar parado à noite (funciona das 8 às 17 h);
Fulltime, mas com maior carga na horário comercial

** Tempo de acesso esperado;
Rápido, pois o cliente é o usuário final

** e o que puder extrair de informação…
Foi considerado usar um provedor externo, mas eu posso livre acesso a um provedor, contudo eles não oferecem hospedagem java, então estaria montando essa máquina só para atender esses clientes. Além da facilidade de configuração.

F

Olá,

Abrindo um parentese no teu topico pra responder isso.
O que sao sistemas grandes que necessite de EJB? Sistemas onde a escalabilidade vertical chegará no seu limite, ou seja, sistemas onde com uma unica maquina nao será possivel atender toda a demanda. Nesses tipos de sistema temos que fazer escalibilidade horizontal, mais conhecida como cluster de maquinas, nesse cenario entra a figurinha do EJB.
Claro existem outros metodos de implementar uma solucao pra esse tipo de problema, mas a solucao “padrao” do Java EE para isso é o EJB.

]['s

T

Com umas tabelinhas tão pequenas assim (quase que ficam residentes em memória; se tiver memória suficiente, até podem ficar) dá para “copiar o seu ambiente de desenvolvimento” :stuck_out_tongue:

(Estou supondo que você vá gastar um pouco mais de R$2000,00)

Como você provavelmente não vai rodar o Eclipse e/ou o NetBeans (e se for Linux você talvez nem ligue o modo gráfico) até que fica mais folgado que em seu próprio ambiente de desenvolvimento.

De modo que você deve se concentrar em ter uma boa capacidade de memória (você sabe como é o Java … ), a alguns recursos que só existem em máquinas servidoras daquelas que você compra com nota fiscal e paga a partir de R$2000,00 - ou seja, garantia e capacidade de rodar sem você ter de desligá-la todo dia, e um disco mais rápido que aquele HD ATA de 5400 RPM que você tem na sua máquina do escritório.

Edufa

Sim, será linux, com certeza sem interface gráfica, nenhuma ide instalada.

A máquina que vou colocar será um PIV-3Ghz, 1Gb de memória, com 2 HD de 80Gb (7200RPM SMB SATA II).

Com certeza ela aguenta um site, a questão é quantos sites simultâneos, com a especificação que eu passei acima, ela aguentaria, alguem teria uma idéia?

Criado 1 de junho de 2006
Ultima resposta 1 de jun. de 2006
Respostas 5
Participantes 3