Sugestão de Plano de Estudo

Bom Dia

Tenho 6 meses disponíveis para estudar e me especializar um pouco na área. Estou com os seguintes livros:

• Java Como programar 8 ed
  • Use a Cabeça HTML com CSS e XHTML
  • Use a Cabeça SQL

Tenho o dia todo disponível para estudar exceto a noite, pois, vou pra faculdade nesse horário.

Alguém tem uma sugestão de como organizar um plano de estudos com esses temas?
Sugerem mais alguma coisa com relação a web?
O tempo de 6 meses é suficiente para absorver esse conteúdo?

Acho que o melhor estudo que você pode fazer é tentar desenvolver um sisteminha que utilize as tecnologias que pretende aprender.
Tente também não ficar perdendo tempo com facebook, twitter, etc, e se dedique ao projeto.

[quote=Mendigo_do_Futuro]Bom Dia

Tenho 6 meses disponíveis para estudar e me especializar um pouco na área. Estou com os seguintes livros:

• Use a Cabeça SQL

Tenho o dia todo disponível para estudar exceto a noite, pois, vou pra faculdade nesse horário.

O tempo de 6 meses é suficiente para absorver esse conteúdo?[/quote]

Cara, acredito que você possa na verdade aprender os 3 ao mesmo tempo, ou pelo menos 2! O livro dos Deitels é ótimo para domininar a linguagem Java. O livro sobre HTML é independete do Java o de SQL eu não conheço, mas acredito que também seja.

O que você pode fazer inicialmente é ler e fazer os exercios do Java Como Programar durante alguns dias da Semana e depois pegar o Use a Cabeça HTML. Isso por que você pode praticar dois assuntos ao mesmo tempo e aprender os dois pois são indepententes. Já a parte de banco dedados, embora seja idepedente não faz muito sentido sem um aplicação.

Quando chegar a parte de banco de dados do livro de Java, você já vai ter uma boa base nessa linguagem. Então comece a ler o Livro de SQL e a colocar e prática em conjunto com o Java.
Em seguida você vai chegar a parte de JSP então podera utilizar o java com SQL. Nesse momento você pode utilizar os Java, HTML e SQL para fazer um projetinho simples para dominiar totamelmente o conteúdo.

Como você dispõe do dia todo livro, da para apreender tranquilamente isso tudo. Depois é só começar a estudar os frameworks.

[quote=Roger75]Acho que o melhor estudo que você pode fazer é tentar desenvolver um sisteminha que utilize as tecnologias que pretende aprender.
Tente também não ficar perdendo tempo com facebook, twitter, etc, e se dedique ao projeto.[/quote]

Realmente,
Na minha opinião para vc aprender e entender terá que estudar em cima de um projeto, um projeto simples(obvio já que está aprendendo) só assim vc entenderá os erros e acertos de um projeto real.

Bons estudos.

Abraços.

Fica com DEUS.

[quote=Fexx][quote=Roger75]Acho que o melhor estudo que você pode fazer é tentar desenvolver um sisteminha que utilize as tecnologias que pretende aprender.
Tente também não ficar perdendo tempo com facebook, twitter, etc, e se dedique ao projeto.[/quote]

Realmente,
Na minha opinião para vc aprender e entender terá que estudar em cima de um projeto, um projeto simples(obvio já que está aprendendo) só assim vc entenderá os erros e acertos de um projeto real.

Bons estudos.

Abraços.

Fica com DEUS.[/quote]

Eu discordo. O maior problema de se aprender assim é que você sai com uma receita de bolo e se você quer ser um profissional isso é pessimo pois vai ter dificuldades para resolver problemas que fogem da receita o que não ocorre se você tem um conhecimento mais profundo da linguagem.

[quote=x@ndy][quote=Mendigo_do_Futuro]Bom Dia

• Use a Cabeça SQL

Cara, acredito que você possa na verdade aprender os 3 ao mesmo tempo, ou pelo menos 2! O livro dos Deitels é ótimo para domininar a linguagem Java. O livro sobre HTML é independete do Java o de SQL eu não conheço, mas acredito que também seja.

O que você pode fazer inicialmente é ler e fazer os exercios do Java Como Programar durante alguns dias da Semana e depois pegar o Use a Cabeça HTML. Isso por que você pode praticar dois assuntos ao mesmo tempo e aprender os dois pois são indepententes. Já a parte de banco dedados, embora seja idepedente não faz muito sentido sem um aplicação.

Quando chegar a parte de banco de dados do livro de Java, você já vai ter uma boa base nessa linguagem. Então comece a ler o Livro de SQL e a colocar e prática em conjunto com o Java.
Em seguida você vai chegar a parte de JSP então podera utilizar o java com SQL. Nesse momento você pode utilizar os Java, HTML e SQL para fazer um projetinho simples para dominiar totamelmente o conteúdo.

Como você dispõe do dia todo livro, da para apreender tranquilamente isso tudo. Depois é só começar a estudar os frameworks.
[/quote]

Era mais ou menos essa a minha ideia.
Você tem alguma sugestão de como dividir isso em dias e horários? ( eu sou péssimo com isso hehe)

[quote=Mendigo_do_Futuro]
Era mais ou menos essa a minha ideia.
Você tem alguma sugestão de como dividir isso em dias e horários? ( eu sou péssimo com isso hehe)[/quote]
Bah, sou pessimo nisso também! :smiley:

Cara vá por min, use o livro Use a cabeça java! e o Java Como Programar use só como referência, ele é muito completo mas não é um livro para ler capítulo por capítulo, seria mais interessante você ler o use a cabeça java e procurar depois exercícios no Java Como Programar, pelo menos eu fiz assim e meu aprendizado foi absurdamente rápido, no meu primeiro contato com java eu tentei pelo Java Como Programar e fiquei totalmente desmotivado tanto pela quantidade de páginas do livro como pela complexidade que os assuntos são apresentados, tem gente que se da bem, se você já teve algum contato com a linguagem então pode ir por ele mesmo mas caso o contrario eu não aconselho, abraço e bons estudos :lol:

1 curtida

Discordo! O livro dos Deitels é para universitários como você! Ele e extremamente abrangente e realmente é necessário ler capítulo por capítulo sem pressa, pois existe muitas pequenas informações sobre a linguagem que não são exibidos nos tópicos mas são tratados discretamente em cada capítulo. Você até pode pular alguns capítulos, como o que trata de estrutura de dados, e depois estuda-los em outro momento do seu curso.

Isso não uma crítica ao Use a Cabeça, que também é muito bom. Mas ele é um livro introdutório. Se você ler somente ele perderá muita da sutiliza da linguagem que é tratada no Java Como Programar.

Uma coisa que tenho notado sobre as pessoas que criticam o livro dos Deitels é que elas não tem o hábito da leitura de modo que esse livro se torna difícil pois ele é um livro pensado para universitários. O problema que essas pessoas não enxergam é que esse é o início de suas carreira e durante essa vai ser necessário a leitura de livros muito mais difíceis e também a leitura de documentação técnica (ainda por cima em inglês) o que é muito pior. Então não dá para fugir dessa leitura!

Discordo! O livro dos Deitels é para universitários como você! Ele e extremamente abrangente e realmente é necessário ler capítulo por capítulo sem pressa, pois existe muitas pequenas informações sobre a linguagem que não são exibidos nos tópicos mas são tratados discretamente em cada capítulo. Você até pode pular alguns capítulos, como o que trata de estrutura de dados, e depois estuda-los em outro momento do seu curso.

Isso não uma crítica ao Use a Cabeça, que também é muito bom. Mas ele é um livro introdutório. Se você ler somente ele perderá muita da sutiliza da linguagem que é tratada no Java Como Programar.

Uma coisa que tenho notado sobre as pessoas que criticam o livro dos Deitels é que elas não tem o hábito da leitura de modo que esse livro se torna difícil pois ele é um livro pensado para universitários. O problema que essas pessoas não enxergam é que esse é o início de suas carreira e durante essa vai ser necessário a leitura de livros muito mais difíceis e também a leitura de documentação técnica (ainda por cima em inglês) o que é muito pior. Então não dá para fugir dessa leitura![/quote]

Justamente ! De modo algum é para fugir da leitura, apenas não aconselho começar por ele se for seu primeiro contato com a linguagem, eu li ele todinho depois de terminar o Use a cabeça, é um livro excepcional, valeu a pena cada página :lol:

[quote=Mendigo_do_Futuro]Bom Dia

• Use a Cabeça SQL

Já que está falando destes assuntos, o legal é encarar como projeto, logo, vamos falar de cronograma:

1 - Qto. tempo diário pretendes estudar? Isto inclui sábado e domingo?
2 - Gostaria de paralelizar alguns temas de estudo? Ou sequencial é melhor pra não bagunçar sua cabeça?
3 - Sua meta é conseguir um primeiro emprego de quê? Analista Programador? DBA? Designer? Qlq. coisa na área?

[quote=andredecotia][quote=Mendigo_do_Futuro]Bom Dia

• Use a Cabeça SQL

Já que está falando destes assuntos, o legal é encarar como projeto, logo, vamos falar de cronograma:

2 - Gostaria de paralelizar alguns temas de estudo? Ou sequencial é melhor pra não bagunçar sua cabeça?
3 - Sua meta é conseguir um primeiro emprego de quê? Analista Programador? DBA? Designer? Qlq. coisa na área?[/quote]

Bom Dia

Eu estava pensando em estudar 6 horas diárias e dividir em 2 turnos( manhã e tarde), estudando 3 horas de HTML de manhã e 3 de Java a tarde.
Estou partindo da ideia de estudar de segunda a sexta e não colocar os finais de semana no planejamento, porque caso não estude, eu não ficaria frustrado.

Minha meta é trabalhar como Analista Programador, não sei se após adquirir esses conhecimentos estaria apto a encarar uma vaga como Junior, mas inicialmente a ideia é conseguir um estágio pra ganhar experiência e após terminar a faculdade ano que vem já começaria então a procurar uma posição de Junior mesmo.
O que você acha?

[quote=Mendigo_do_Futuro][quote=andredecotia][quote=Mendigo_do_Futuro]Bom Dia

• Use a Cabeça SQL

3 - Sua meta é conseguir um primeiro emprego de quê? Analista Programador? DBA? Designer? Qlq. coisa na área?[/quote]

Bom Dia

Eu estava pensando em estudar 6 horas diárias e dividir em 2 turnos( manhã e tarde), estudando 3 horas de HTML de manhã e 3 de Java a tarde.
Estou partindo da ideia de estudar de segunda a sexta e não colocar os finais de semana no planejamento, porque caso não estude, eu não ficaria frustrado.

Minha meta é trabalhar como Analista Programador, não sei se após adquirir esses conhecimentos estaria apto a encarar uma vaga como Junior, mas inicialmente a ideia é conseguir um estágio pra ganhar experiência e após terminar a faculdade ano que vem já começaria então a procurar uma posição de Junior mesmo.
O que você acha?[/quote]

Acredito que o tempo para HTML esteja alto, principalmente em relação ao livro que você está lendo. Você vai termina-lo em menos de um mês! Então sugiro que pegue um CSS e depois um de Java Script. Nessa etapa recomendo a leitura dos livros do Maujor.

Para você conseguir uma colocação de Java só vai valtar os Frameworks de persistência (JPA) e Web (JSF ou Spring). se você manter esse ritmo acredito que em torno de 3 meses de conta do livro Java Como Programar. Como você está focado em conseguir um estágio já no ano que vem, sugiro que você pule alguns capitulos desse livro como java para desktop (swing) e Java 2D (Desenho), pois não vão agregar muita coisa agora e você pode usar para focar no parte Web na qual a chance de estágio é muito maior. Sugiro que quando chegar nessa parte leia o livro Use a Cabeça JSP e, se for aprender JSF, o Core Java ServerFaces

[quote=Mendigo_do_Futuro][quote=andredecotia][quote=Mendigo_do_Futuro]Bom Dia

• Use a Cabeça SQL

Bom Dia

O que você acha?[/quote]

Acredito que o tempo para HTML esteja alto, principalmente em relação ao livro que você está lendo. Você vai termina-lo em menos de um mês! Então sugiro que pegue um CSS e depois um de Java Script. Nessa etapa recomendo a leitura dos livros do Maujor.

Para você conseguir uma colocação de Java só vai valtar os Frameworks de persistência (JPA) e Web (JSF ou Spring). se você manter esse ritmo acredito que em torno de 3 meses de conta do livro Java Como Programar. Como você está focado em conseguir um estágio já no ano que vem, sugiro que você pule alguns capitulos desse livro como java para desktop (swing) e Java 2D (Desenho), pois não vão agregar muita coisa agora e você pode usar para focar no parte Web na qual a chance de estágio é muito maior. Sugiro que quando chegar nessa parte leia o livro Use a Cabeça JSP e, se for aprender JSF, o Core Java ServerFaces

[quote=x@ndy][quote=Mendigo_do_Futuro][quote=andredecotia][quote=Mendigo_do_Futuro]Bom Dia

• Use a Cabeça SQL

Bom Dia

O que você acha?[/quote]

Para você conseguir uma colocação de Java só vai valtar os Frameworks de persistência (JPA) e Web (JSF ou Spring). se você manter esse ritmo acredito que em torno de 3 meses de conta do livro Java Como Programar. Como você está focado em conseguir um estágio já no ano que vem, sugiro que você pule alguns capitulos desse livro como java para desktop (swing) e Java 2D (Desenho), pois não vão agregar muita coisa agora e você pode usar para focar no parte Web na qual a chance de estágio é muito maior. Sugiro que quando chegar nessa parte leia o livro Use a Cabeça JSP e, se for aprender JSF, o Core Java ServerFaces[/quote]

Se eu tivesse que [color=red]“priorizar”[/color] meu estudo orientado ao mercado, com foco no objetivo de Analista Programador optaria por:

1º Java 6
2º SQL (MySQL, MS SQL ou Oracle 10g)
3º Framework Web (Struts ou JSF)
4º HTML junto com CSS
5º JavaScript
6º AJAX (JQuery)
7° Hibernate ou JPA
8º Spring ou EJB

Mas então andredecotia, como você dividiria a jornada de estudos entre Java, HTML e SQL?( mencionei apenas essas 3 linguagens por serem as que já tenho alguma familiaridade)

Como eu disse, tenho o dia todo disponível, durante 6 meses. Menos a noite por causa da facul( faço Análise de Sistemas)