[quote=x@ndy][quote=Mendigo_do_Futuro][quote=andredecotia][quote=Mendigo_do_Futuro]Bom Dia
Tenho 6 meses disponíveis para estudar e me especializar um pouco na área. Estou com os seguintes livros:
- Java Como programar 8 ed
- Use a Cabeça HTML com CSS e XHTML
- Use a Cabeça SQL
Tenho o dia todo disponível para estudar exceto a noite, pois, vou pra faculdade nesse horário.
Alguém tem uma sugestão de como organizar um plano de estudos com esses temas?
Sugerem mais alguma coisa com relação a web?
O tempo de 6 meses é suficiente para absorver esse conteúdo?[/quote]
Já que está falando destes assuntos, o legal é encarar como projeto, logo, vamos falar de cronograma:
1 - Qto. tempo diário pretendes estudar? Isto inclui sábado e domingo?
2 - Gostaria de paralelizar alguns temas de estudo? Ou sequencial é melhor pra não bagunçar sua cabeça?
3 - Sua meta é conseguir um primeiro emprego de quê? Analista Programador? DBA? Designer? Qlq. coisa na área?[/quote]
Bom Dia
Eu estava pensando em estudar 6 horas diárias e dividir em 2 turnos( manhã e tarde), estudando 3 horas de HTML de manhã e 3 de Java a tarde.
Estou partindo da ideia de estudar de segunda a sexta e não colocar os finais de semana no planejamento, porque caso não estude, eu não ficaria frustrado.
Minha meta é trabalhar como Analista Programador, não sei se após adquirir esses conhecimentos estaria apto a encarar uma vaga como Junior, mas inicialmente a ideia é conseguir um estágio pra ganhar experiência e após terminar a faculdade ano que vem já começaria então a procurar uma posição de Junior mesmo.
O que você acha?[/quote]
Acredito que o tempo para HTML esteja alto, principalmente em relação ao livro que você está lendo. Você vai termina-lo em menos de um mês! Então sugiro que pegue um CSS e depois um de Java Script. Nessa etapa recomendo a leitura dos livros do Maujor.
Para você conseguir uma colocação de Java só vai valtar os Frameworks de persistência (JPA) e Web (JSF ou Spring). se você manter esse ritmo acredito que em torno de 3 meses de conta do livro Java Como Programar. Como você está focado em conseguir um estágio já no ano que vem, sugiro que você pule alguns capitulos desse livro como java para desktop (swing) e Java 2D (Desenho), pois não vão agregar muita coisa agora e você pode usar para focar no parte Web na qual a chance de estágio é muito maior. Sugiro que quando chegar nessa parte leia o livro Use a Cabeça JSP e, se for aprender JSF, o Core Java ServerFaces[/quote]
Se eu tivesse que [color=red]“priorizar”[/color] meu estudo orientado ao mercado, com foco no objetivo de Analista Programador optaria por:
1º Java 6
2º SQL (MySQL, MS SQL ou Oracle 10g)
3º Framework Web (Struts ou JSF)
4º HTML junto com CSS
5º JavaScript
6º AJAX (JQuery)
7° Hibernate ou JPA
8º Spring ou EJB