Sugestão de tecnologia para Sistema Web

15 respostas
atgomes

Olá a todos,

Com certeza a pergunta é recorrente, mas o que sugerem para um sistema Web atual, por exemplo um mini ERP, com poucos acessos.
A idéia seria utilizar Java + Hibernate, mas JSF, JSP (esse creio que não), Flex, ExtJS, Spring, Strunts, VRaptor.

Gostaria da opinião de vocês !

15 Respostas

Roger75

Eu usaria somente Servlets, jQuery e DAO com JDBC.

jyoshiriro

Olá.

Amigo, eu sugiro JBoss Seam que tem alta produtividade e com escalabilidade suficiente a um ERP.

Nada contra JSP/Servlets mas vai dar 30x mais trabalho ^^’

Se fosse uma aplicação web com muito acesso, sugeriria uma tecnologia Action Based, como Grails ou Rails.

Flex, na minha opinião, está em decadência.

Abraços.

atgomes

Obrigado pelas opiniões, vou procurar saber um pouco mais sobre JBoss Seam !
Mais alguma sugestão ?

drsmachado

atgomes:

Obrigado pelas opiniões, vou procurar saber um pouco mais sobre JBoss Seam !
Mais alguma sugestão ?

Já vá de EJB 3.1 se quer matar elefantes, use o rifle apropriado…
Agora, se o sistema será médio, sugiro algo como Struts 2 com Hibernate e Spring Framework.
Ainda vale mencionar o mentawai.

rodrigo.ferreira

Oi, bom dia!

Use JSF2 + PrimeFaces para a apresentação e EJB 3.1 para regras de negócios/parte transacional/persistência.

Você terá uma produtividade muito boa, uma interface de usuário rica e uma boa infraestrutura para suportar o negócio que está criando, mesmo que ele cresça; além disso, estará usando padrão de mercado.

Abraço,

atgomes

Padrão de mercado isso de fato é muito importante.
Eu imagino que o JSF2 + Faces pode ser bem interessante, já que a camada para o usuário tem de ser rica.
Fico em dúvida quanto ao EJB 3.1, pois a idéia seria de um sistema de pequeno para médio no máximo, se chegar lá, e sem muita complexidade.

drsmachado

JSF 2 com prime ou rich vai te dar algum alívio quanto à experiência do usuário, mas vai te deixar meio preso pela estrutura do framework (embora seja padrão, eu ainda prefiro action-baseds, como o Struts 2 e o Mentawai).
Aliás, a camada de visão pode ser enriquecida com jQuery (Struts 2 tem um plugin bem legal para ele), além de poder usar Tiles (isso vai dar trabalho, mas pegando o jeito, vai de boa).
Outra opção seria usar o vRaptor.

atgomes

O Struts 2 também me parece ser uma alternativa interessante, não conheço o Mentawai vou dar uma olhada neste Framework.
Fico grato pelas sugestões dadas até o momento.

j0nny

Só uso Java se for com VRaptor, senão prefiro Rails.

atgomes

Rails com o que ? Rails puro ?

j0nny

Rails com o que ? Rails puro ?

Rails é um framework full-stack, ou seja, tudo que vc precisa tem dentro dele.
Ruby é a linguagem usada.

atgomes

Me desculpe a ignorância neste sentido, mas e a interface com o usuário utilizando Rails, consigo ter uma view rica utilizando apenas ele ?

j0nny

Vc escolhe o que usar. Por padrão ele gera uma HTML seco, mas vc pode usar um jQuery, Bootstrap ou o que quiser na view.

atgomes

j0nny:
atgomes:

Me desculpe a ignorância neste sentido, mas e a interface com o usuário utilizando Rails, consigo ter uma view rica utilizando apenas ele ?

Vc escolhe o que usar. Por padrão ele gera uma HTML seco, mas vc pode usar um jQuery, Bootstrap ou o que quiser na view.

Muito bacana, já imaginava que poderia utilizar o que quiser nesta ponta, valeu a dica j0nny, vou dar uma aprofundada nele.

j0nny

atgomes:
j0nny:
atgomes:

Muito bacana, já imaginava que poderia utilizar o que quiser nesta ponta, valeu a dica j0nny, vou dar uma aprofundada nele.

http://rubyonrails.org/
http://rubyonrails.com.br/
http://guides.rubyonrails.org/

Criado 25 de junho de 2012
Ultima resposta 26 de jun. de 2012
Respostas 15
Participantes 6