Bom eu estou no último ano de ciência da computação e agora tenho que desenvolver o meu TCC, durante o 3º ano nós estudamos Java e eu gostei muito desta linguagem então continuei a estudá-la.
Tive a experiência de programar Java para desktop, para a Web usando Servlets e JSP e uma breve noção com Faces.
Eu gostaria de desenvolver alguma coisa utilizando Java para continuar meu aprendizado, tive a idéia de desenvolver um portal para criar cursos online e que fosse free mas o professor falou que já existe coisa assim.
Bom eu estou no último ano de ciência da computação e agora tenho que desenvolver o meu TCC, durante o 3º ano nós estudamos Java e eu gostei muito desta linguagem então continuei a estudá-la.
Tive a experiência de programar Java para desktop, para a Web usando Servlets e JSP e uma breve noção com Faces.
Eu gostaria de desenvolver alguma coisa utilizando Java para continuar meu aprendizado, tive a idéia de desenvolver um portal para criar cursos online e que fosse free mas o professor falou que já existe coisa assim.
Gostaria de sugestões dentro do mundo Java.
Obrigado pessoal.[/quote]
Nossa, quando eu estava na faculdade eu era praticamente uma fábrica de temas =P
Pena que hoje em dia eu estou meio enferrujado.
Eu já pensei em:
->Sistema de apoio à alta disponibilidade (que foi, de fato, meu TCC da faculdade)
->Sistema de apoio ao desenvolvimento (que será meu tema na pós)
->Sistema de locadora =P
->Desenvolvimento de uma aplicação para Cloud Computing (conhece o Ganeti, do Google?? )
->Desenvolvimento de sistema para aplicações RFID
Então galera eu gosto da área de educação também e pensei em desenvolver um ambiente virtual para para aprendizagem.
Será que se encaixaria como tema de tcc?
[quote=humberto-adm]Então galera eu gosto da área de educação também e pensei em desenvolver um ambiente virtual para para aprendizagem.
Será que se encaixaria como tema de tcc?[/quote]
Já existe um sem-número de ambientes assim… recomendo pensar em outro.
[quote=humberto-adm]Então galera eu gosto da área de educação também e pensei em desenvolver um ambiente virtual para para aprendizagem.
Será que se encaixaria como tema de tcc?[/quote]
Encaixa sim. Você não tem obrigação alguma de criar algo novo, afinal, você está escrevendo um trabalho de conclusão de curso e não uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado. O TCC é para mostrar que você sabe pesquisar sobre algum tema e sabe discutir e fazer algo em relação com o que você pesquisou. A obrigação com o ineditismo se dá somente em um trabalho de doutorado.
Sugiro que faça o que você está com vontade de fazer. Se seu professor ficar procurando muito defeito, mude de orientador. Simples assim.
E o tema que você está inclinado a trabalhar (e-learning) está na moda (ainda). Vai achar bastante coisa.
eu acho que devias fazer algo não tão complexo e não tão simples porque de qualquer das formas a nota nao chega a 100000000, e se fizeres algo grande não vais ter tempo suficiente para testar com calma e para rever os detalhes, faz algo simples bonito e acabado. Normalmente os que fazem grandes coisas nunca acabam de ver os detalhes finais.
Vou dar de exemplo o meu TCC: Schedule Optimization via Algoritmo Genético.
Procure na net, é um tema legal, não é muito fácil de encontrar na net muita coisa sobre o tema, mas com esforço você consegue. Lembrando que pra TCC o que basta é você pesquisar soluções para problemas existentes e apresentar como foi desenvolvida a solução e alguns casos de aplicação dessa solução mais os resultados obtidos e melhorias futuras.
Olá Delita, me fale mais sobre algoritmos genéticos, me interessei pelo tema.
Obrigado pessoal, é esse bate papo que está faltando onde eu estudo mas com força de vontade a gente chega lá…
Algoritmo Genético é uma técnica de baseada em Inteligência Artificial amplamente utilizada em problemas de otimização e busca, como é o caso do problema que citei do quadro de horários. Essa técnica consiste em aplicar os métodos de Seleção Natural e Evolução Genética dos seres vivos em um algoritmo computacional.
No Algoritmo Genético podemos destacar:
? População: conjunto de cromossomos ou soluções de uma geração, ou seja, a formulação de uma população de soluções possíveis, a qual vai sendo aplicadas regras e restrições e um método de avaliação para garantir a evolução e melhoria contínua da população de soluções;
? Cromossomo ou genótipo: cadeia de caracteres, representando alguma informação relativa às variáveis do problema. Cada cromossomo representa, deste modo, uma solução do problema;
? Gene: é a unidade básica do cromossomo. Cada cromossomo tem certo número de genes, cada um descrevendo certa variável do problema. Podem ser do tipo binário, inteiro ou real;
? Geração: o número da iteração que o algoritmo genético executa para gerar uma nova população;
? Operações genéticas: operações que o algoritmo genético realiza sobre cada um dos cromossomos;
? Função objetivo ou de aptidão: construída a partir dos parâmetros envolvidos no problema. Fornece uma medida da proximidade da solução em relação a um conjunto de parâmetros. A função de aptidão permite o cálculo da aptidão de cada indivíduo e fornecerá o valor a ser usado para o cálculo de sua probabilidade de ser selecionado para reprodução;
[quote=Delita]Algoritmo Genético é uma técnica de baseada em Inteligência Artificial amplamente utilizada em problemas de otimização e busca, como é o caso do problema que citei do quadro de horários. Essa técnica consiste em aplicar os métodos de Seleção Natural e Evolução Genética dos seres vivos em um algoritmo computacional.
No Algoritmo Genético podemos destacar:
? População: conjunto de cromossomos ou soluções de uma geração, ou seja, a formulação de uma população de soluções possíveis, a qual vai sendo aplicadas regras e restrições e um método de avaliação para garantir a evolução e melhoria contínua da população de soluções;
? Cromossomo ou genótipo: cadeia de caracteres, representando alguma informação relativa às variáveis do problema. Cada cromossomo representa, deste modo, uma solução do problema;
? Gene: é a unidade básica do cromossomo. Cada cromossomo tem certo número de genes, cada um descrevendo certa variável do problema. Podem ser do tipo binário, inteiro ou real;
? Geração: o número da iteração que o algoritmo genético executa para gerar uma nova população;
? Operações genéticas: operações que o algoritmo genético realiza sobre cada um dos cromossomos;
? Função objetivo ou de aptidão: construída a partir dos parâmetros envolvidos no problema. Fornece uma medida da proximidade da solução em relação a um conjunto de parâmetros. A função de aptidão permite o cálculo da aptidão de cada indivíduo e fornecerá o valor a ser usado para o cálculo de sua probabilidade de ser selecionado para reprodução;
Já dá pra você começar a ter uma idéia do tema.[/quote]
IA pura. Parabéns, se você conseguiu levar adiante esse tema!
Por que você não monta um sistema de tomada de decisão para administradores baseado em IA? Usando redes neurais. Pode escolher um ramo de negócio e montar um. Não conheço muitos que sejam bons e muito utilizados.
Mas uma coisa eu ti digo, você não precisa pensar em algo novo, isso só é exigido em doutorado, e segundo quanto mais complexo for o seu tema mais facil será de você ter dificuldades em concluilo e ser aprovado.
Obrigado Delita, ja da para ter uma idéia do tema sim… parece ser bem difícil, mas vou pesquisar sobre isso.
Até no começo das aulas eu vou tentar definir um tema.
Então pessoal será que não da para fazer nada usando Ruby, eu não conheço a linguagem mas parece ser bastante interessante…
E eu andei pesquisando na net e encontrei material sobre Flex, daria para fazer algo sobre RIA…
[quote=humberto-adm]Então pessoal será que não da para fazer nada usando Ruby, eu não conheço a linguagem mas parece ser bastante interessante…
E eu andei pesquisando na net e encontrei material sobre Flex, daria para fazer algo sobre RIA…
Aguardo comentaários…
[]s, Humberto.[/quote]
Cara, a única recomendação que te dou é: se você for fazer sobre IA, faça com a ferramenta que você conhece melhor, porque você já vai ter bastaaaaante trabalho pela frente. Se fizer com uma ferramenta que você não conhece, então…
[quote=asaudate][quote=humberto-adm]Então pessoal será que não da para fazer nada usando Ruby, eu não conheço a linguagem mas parece ser bastante interessante…
Aguardo comentaários…
[]s, Humberto.[/quote]
Cara, a única recomendação que te dou é: se você for fazer sobre IA, faça com a ferramenta que você conhece melhor, porque você já vai ter bastaaaaante trabalho pela frente. Se fizer com uma ferramenta que você não conhece, então…[/quote]
O problema do IA é a teoria que é difícil de entrar na cabeça de primeira, mas pra fazer está mais fácil que CRUD em Java.
Pra construir uma rede neural com o Matlab basta acionar um toolbox que tem um wizard dentro. Depois seta uns campos, next, seta uns campos next, depois mais 7 next e pronto! Vem o modelo pronto e a curva de aprendizado do algoritmo. E é bem satisfatório.
Algoritmo genético não é tão fácil, depende da função-objetiva, mas não se gasta mais do que 2 dias pra fazer qualquer trabalho de encher os ouvidos de qualquer leigo, como:
DESENVOLVÍ UM ALGORITMO GENÉTICO PRA CALCULAR O ROTEAMENTO DA CIDADE X SAINDO DO PONTO Y PELO MENOR CAMINHO (caixeiro viajante. ahahahhaha )