Sugestão na gerencia de mensagens no fórum

18 respostas
moacirjava

Aos moderadores do fórum, eu gostaria de sugerir uma mudança em relação aos tópicos que são respondidos ou editados.

Quando postamos um tópico ele vai para o “topo” do fórum, mas quando se passa um, dois, três…dias, não há mais como alguém respondê-lo, porque ele vai ficando para trás e nunca mais volta para o topo do fórum, ou seja, só quem postou fica procurando pelo assunto.

Gostaria que fosse examinada essa possibilidade de fazer isso.

Muito obrigado!!

18 Respostas

Mauricio_Linhares

Sim, e qual é a sua sugestão?

moacirjava

Que as mensagens toda vez que fossem alteradas ou respondidas, fossem para o topo do fórum novamente, afim de que outros usuários possam respondê-la também.

nbluis

Mas isso já acontece…

T

Mas já é assim.

Acho que é você está com problemas (eu também estaria enrascado, se estivesse com um problema sério e precisasse de ajuda, e minha mensagem acabasse sumindo de vista) porque o fórum é dinâmico demais, e infelizmente quem responde as coisas neste fórum acaba só usando o Tópícos Recentes. Eu sinto muito mesmo.

No Portal Java existia um recurso de “Mensagens com zero respostas”, que é interessante para aqueles tópicos que correm o risco de serem abandonados. Quando eu vou lá, a primeira coisa que faço é clicar nesse link. Só que faz tempo que não visito o Portal Java desde que eles mudaram para JForum.

Será que é interessante ter um recurso desses no GUJ também? (Lá eu vi que agora há um recurso de “Discussões Quentes”, que é exatamente ao contrário - são os tópicos mais visitados - se pusermos isso no GUJ vamos é ter problemas, porque várias das discussões são quentes demais.)

crpablo

thingol:
Mas já é assim.

Acho que é você está com problemas (eu também estaria enrascado, se estivesse com um problema sério e precisasse de ajuda, e minha mensagem acabasse sumindo de vista) porque o fórum é dinâmico demais, e infelizmente quem responde as coisas neste fórum acaba só usando o Tópícos Recentes. Eu sinto muito mesmo.

No Portal Java existia um recurso de “Mensagens com zero respostas”, que é interessante para aqueles tópicos que correm o risco de serem abandonados. Quando eu vou lá, a primeira coisa que faço é clicar nesse link. Só que faz tempo que não visito o Portal Java desde que eles mudaram para JForum.

Será que é interessante ter um recurso desses no GUJ também? (Lá eu vi que agora há um recurso de “Discussões Quentes”, que é exatamente ao contrário - são os tópicos mais visitados - se pusermos isso no GUJ vamos é ter problemas, porque várias das discussões são quentes demais.)

Essas opções agregariam muito ao forum…

Sempre tem alguém procurando um tópico sem resposta pra ser o primeiro a responder… imagina uma lista cheia deles… haha

Ótimas idéias

ViniGodoy

Uma coisa que talvez fosse interessante seria oficializar o mecanismo de “Respondido” e “Não respondido”, quando o tópico do fórum é uma dúvida. Hoje muita gente tem simulado o mecanismo adicionando [NÃO RESPONDIDO] no título.

Assim, o próprio fórum se encarregaria de destacar as dúvidas não respondidas, e poderíamos ter até uma área do fórum “Dúvidas não respondidas”, que seria como os “Tópicos Recentes”, mas filtrado só pelo que está não respondido.

E isso não fica limitado só ao que tem 0 respostas. Já que nem sempre algumas respostas ajudam quem tem dúvida. :wink:

T

Uma coisa que o pessoal reclama bastante é daquela história de “uparem” os tópicos; mas como eu mesmo vi, eu vejo que ele infelizmente é necessário às vezes.
Mas o correto, nesses casos, não é simplesmente digitar “up” e enviar o tópico; é dizer alguma coisa do tipo “Eu fiz tal coisa agora, e estou no caminho da solução, mas preciso de mais uma ajudinha aqui” ou coisa parecida, indicando o histórico dos seus problemas.
(Só não pôr os seus problemas sentimentais ou psicológicos também do tipo “meu chefe está me ______ para terminar isto logo”*, que aqui não é o CVV nem o Orkut. Os programadores Java podem ser muito cruéis e insensíveis, como você mesmo sabe. )

ViniGodoy

Eu não sou tão crítico com quem “upa” uma ou duas vezes o tópico.
Acho bem melhor do que duplicar tópico, ou escrever em letras garrafais.

Pior mesmo é aquele que silenciosamente deixa o tópico para nunca mais voltar.

nbluis

ViniGodoy:
Uma coisa que talvez fosse interessante seria oficializar o mecanismo de “Respondido” e “Não respondido”, quando o tópico do fórum é uma dúvida. Hoje muita gente tem simulado o mecanismo adicionando [NÃO RESPONDIDO] no título.

Assim, o próprio fórum se encarregaria de destacar as dúvidas não respondidas, e poderíamos ter até uma área do fórum “Dúvidas não respondidas”, que seria como os “Tópicos Recentes”, mas filtrado só pelo que está não respondido.

E isso não fica limitado só ao que tem 0 respostas. Já que nem sempre algumas respostas ajudam quem tem dúvida. ;)

Isso eu acho que seria legal…

T

Eu só sou meio chato com aquele pessoal que às 03:00 fica upando a cada 10 minutos. Eu sei que o cara está desesperado - o GUJ é a última alternativa antes de ele ligar para o CVV, ou pior ainda, de ele se jogar da ponte (uma vez que o metrô só abre às 05:00 e ainda não dá para se jogar nos trilhos) - mas é meio complicado, porque

• Nem sempre eu consigo ajudar (afinal de contas ainda tenho um pouco de compaixão…)
  • E essa hora não deveria haver gente conseguindo ajudar (a menos que ele escrevesse em inglês e postasse num daqueles fóruns da Sun infestados de indianos e chineses acordados a essa hora).
F

ViniGodoy
Post 04/03/2008 10:13:33 Assunto: Re:Sugestão na gerencia de mensagens no fórum

Realmente seria muito interessante criar mais uma opção no menu algo como “Topicos em Aberto” ou seja não resolvido como nosso amigo ViniGodoy mensionou.

flws

luistiagos

tenho uma sujestão… o forum poderia ter botões onde vc poderia mudar a ordenação… assim vc poderia ordenar por topicos recentes, ordenar pela data de abertura do topico, por ordem alfabetica de quem criou/respondeu, assuntos… e assim vai… assim cabe ao usuario decidir a ordenação que lhe bem entender…

Luca

Olá

Boa idéia!

Sugiro que baixe os fontes do JForum, implemente e submeta ao Rafael.

[]s
Luca

V

uma outra ideia seria tb ter tipo dois frames com os topicos.

O primeiro frame mostraria as noticias que sao quente…so exibir por exemplo as 10 mais…
e um segundo frame mostrando as demais msgs.

Tudo isso numa janela só…

A ideia eh q o frame das 10+ tenha um numero reduzido de post para “forcar” o cara da uma olhada no segundo frame…

Eu curti a ideia dos filtros de ordenacao, mas ambas ideias tem q amadurecer.

moacirjava

virgulino:
uma outra ideia seria tb ter tipo dois frames com os topicos.

O primeiro frame mostraria as noticias que sao quente…so exibir por exemplo as 10 mais…
e um segundo frame mostrando as demais msgs.

Tudo isso numa janela só…

A ideia eh q o frame das 10+ tenha um numero reduzido de post para “forcar” o cara da uma olhada no segundo frame…

Eu curti a ideia dos filtros de ordenacao, mas ambas ideias tem q amadurecer.

Se não me engano, na Unidev é assim.

maior_abandonado

é…gostei mto dessas ideias…

ja tiveram vezes que topicos aosquais pedi ajuda indo la pra baixo, e com o tempo nimguem respondia…

teve vez que resolvi falar que cheguei mais perto, fiz tal coisa que resolveu certo problema amis ainda nao sei como resolver o outro, ou mesmo esse “tentei tal coisa, coisa e tal” (ou como foi explicado, o up politicamente correto), especificamente atarde, esperei as 2 horas da tarde pq acredito que atarde mais gente ja veio e dpeois das 2 todo mundo ja volto do almoço… ter algo como topicos não resolvidos ali a esquerda do lado do topicos recentes ficaria legal… acho que os topicos com zero respostas ficaria ai no meio desses…

Luca

Olá

Depois que este papo começou, quem pretende codificar e testar as modificações depois de baixar os fontes do JForum?

[]s
Luca

andrerios

Luca:
Olá

Depois que este papo começou, quem pretende codificar e testar as modificações depois de baixar os fontes do JForum?

[]s
Luca

Vou baixar e dar uma olhada em casa… to afim d um pouco d diversao hehehe

abraço!

Criado 4 de março de 2008
Ultima resposta 5 de mar. de 2008
Respostas 18
Participantes 12