Sugestão para os iniciantes!

15 respostas
ystaile

Olá a todos!!!

Bom, eu acompanho o forum sempre e vejo que as pessoas tem duvidas bem básicas sobre a linguagem Java e sobre o paradigma OO. Mas são duvidas muito básicas e isso me leva a sugerir uma coisa: Galera, vamos estudar primeiro a linguagem e/ou a OO para depois colocar a mão na massa. Vai ser muito mais complicado dessa forma… fazendo tudo na “marra”, passando por cima de um monte de coisas. Para quem nunca programou, comece com algoritmo e o portugol.

Eu acredito que dessa forma as coisas ficam muito melhores e tudo fica claro!

Bom, essa é minha dica…Obrigado pela atenção!!! :slight_smile:

15 Respostas

paulorb.pacheco

Cara… eu já penso ao contrário… Tem que meter a mão na massa, como execício de matemática… só aprende quebrando a cara… :slight_smile:

É uma opnião… :smiley:

rafagil

Concordo com o ystaile.
Acho que não dá pra a pessoa simplesmente, antes de saber sequer fazer um hello world no java, instalar o JDK e sair perguntando como se conecta no banco de dados e mostra os dados em um “grid”.

Se todos se dedicarem a aprender realmente como se programa, teríamos muito mais bons programadores e muito menos gambiarras de pessoas que não sabem o que estão fazendo por já teren ido “metendo a mão na massa” desde o início.

Minha opinião tbm.
Flws

biozit

Eu sou “bestão” em java ainda, mas acho que tem de estudar e ir testando…acho que aqui é um forum…acho que é melhor é instruir a pesquisar antes perguntar…

clodoaldoaleixo

Tb concordo, acho que tudo tem que ser por partes como já dizia o nosso Ilustrissimo Jack o Estripador…

Começar de coisas básicas…depois partir para programações mais complexas…

ystaile

Isso mesmo…ir por partes: algoritmo, logica matematica, OO, Java e por ai vai… Pq tem gente que nao sabe nem oq é Java…instala o JDK e vai batendo a cabeça na parede…Não pode ser assim!

murilomagalhaes

Concordo plenamente pois, como vemos em matérias na Faculdade, inicia-se normalmente por uma noção de algoritmos de programação, depois passa-se para portugol e aí sim é recomendável introduzir conceitos de OO, para que aí sim se inicie no mundo Java.
Obrigado pela atenção.

LPJava

bom eu concordo na ideia de começar do basico e depois ir avançado mais o essencial é exercicios, eles realmente testa o conhecimento do cara, com cada assunto… eu mesmo to primeiro estudando OO para depois o JAVA… e cada conhecimento tenho criar meus proprios exercicios, fazer pequenos sistemas… usando tal conteudo que aprendi… isso eh essencial… é praticando q se aprende… por exemplo eu so vi entender tratamento de execeções depois que fiz um sistema bancario onde nao aceitava caracteres no lugar de digitos… isso reforçou bastante para eu entender…!!

renatoes

Uma das coisas que me ajudaram mto, e continua ajudando, é refazer certos programas feitos em outras linguages (e paradigmas) em Java.
Mas sem duvida nao dá pra fazer sem entender OO, acho que esse é o ponto principal. Depois que se aprende OO é que as coisas ficam ao menos mais claras e entendíveis. Eu infelizmente bati a cabeça mto tempo justamente com isso, querendo fazer interfaces sem entender o q era a interface em si, pra que serve e talz…
Outra coisa, pesquise! Mto! Coloque o site da API do Java lá nos favoritos e vasculhe aquilo até nao poder mais. Em qualquer livro ou site existe uma certa explicação de como utilizar a documentação da API do Java, procure aprender e pesquisar lá (até pq existem trocentas APIs. dentre as quais algumas facilitam mto seu trabalho).
Por último tb gostaria de dar um conselho: Pelo menos pra mim é relativamente demorado aprender certo fundamento ou uso de classe (aquele velho desanimo em nao sair do lugar hehe :stuck_out_tongue: ). Tenha paciencia, depois de 1 ou 2 anos é q se consegue programar bem, ou pelo menos com confiança de q se está fazendo certo.

[]'s e bons estudos a todos!

ksi

Eu defendo a teoria de que o sujeito deve aprender programação na sala de aula e depois ir pra laboratório.
Aprender ali com o computador na cara não ajuda, primeiro vc deve fixar o que vc entendeu e depois por em prática, e não ficar na “Erro e Acerto”, ficar tentando indutivamente não ajuda em nada, pelo menos pra quem quer aprender.

ystaile

Isso ae ksi, programar no “Erro e acerto” é a pior maneira de se fazer!!! O lance é começar no canetão!! :lol:

R

na minha opinião deve-se entender o que está fazendo e não simplesmente pegar o codigo e ir testando pra ver se funciona… portanto entender um hello world já um grande passo pois tem mta coisa só nesse início. concordo com o ystaile quando diz que o estudo em OOP é importante no início.

zetamayossi

Entendo e concordo com varios camaradas que acham que deve-se aprender antes de por a mão na massa…

Imagina um sistema feito por pessoas que bateram a cabeça na marra sem um estudo antes?! haha… eu nem passaria perto de um sistemas desse…

Além, poxa, de ser muita sacanagem com quem fica ai uns 2 ou 4 anos seguidos estudando para se tornar um excelente profissional…

Já nao acho que deve ser na sala de aula. Calma pessoal, nao to dizendo pra fugir da escola nao. Se tiver a oportunidade de aprender com um professor, poxa, vá atras na hora, como foi o meu caso para aprender lógica pois estou formando em Ciencia Comp.

Mas eu vejo pelo meu caso, eu aprendi Java praticamente sozinho…
Nossa… mas entao eu so o cara?! Naooo… logico que nao. Os livros servem pra isso…

O que eu to querendo dizendo é que não pode ficar esperando que os outros façam tudo para vc… Isso aki é um forum para trocar ideias, duvidas, novidades, soluções, só que em JAVA…

A essencia da coisa (logica)… tem que vir de cada um… isso é mais importante do que qualquer tipo de linguagem de programação.

Em outras palavras, particularmente em Java, deve-se primeiro realizar estudos de OO e depois de OO novamente… hehe… pq os conceitos devem estar CLARAMENTE definidos na cabeça de cada programador…

Depois… eh soh aprender a API da linguagem que mais se identifica assim com suas ferramentas… pode ser C++, Java… até smalltalk…

Bem, eu acho que programadores… devem ser programadores pela essencia… e nao pela pressa…

Nao gosta de estudar… muda de ramo entao migão!!

Bom… uma opinião diferente!!

iwallas

é por isso q um monte d gente pega EXAME, DP e desiste do curso na FACU… na minha sala acontece demais isso… monte de gente pega exame e dp de java… uns mudam de curso… e no final, das contas da tudo errado… começamos com 50 ano q vem (3º) serão 16! vai ter q juntar com a outra turma ahahahahhaa… e qual foi o problema?

ah primeiro ano… algoritmo? C… q lixo é esse… a cara é esperar pra aprender java no segundo ano… todos q fizeram isso quebraram a cara… e não entenderam p#### nenhuma de java esse ano… uns passaram com as calças na mão e outros cairam…

tudo na vida tem um começo meio e fim… assim como uma redação, ninguem vira programador java da noite pro dia com um tutorial pegado aki do guj!

Eu considero aprender java o “meio”, começo… é fazer algoritmo na mão… e posso garantir tem algoritmo tão xato de fazer q mesmo quem sabe java bem, não sabe resolver… aquelas matrizes, árvores e por ai vai…

Claro é foda qdo vc vê nas vagas de emprego JAVA… corre pra aprender… Mas… tem q ter o começo primeiro né pessoal…

abraço!

renatoes

Concordo com o iwallas.

Sem os meritos de cursos ou faculdades, mas minha sala eh um belo exemplo do q eh saber estudar… começamos em 45. Hoje são 10. Os 10 que sobraram tem uma média alta até, mas em programação era raro ver alguem implementando as coisas de forma consciente (consciente = indo atras, procurando, resolvendo…)
E umas das coisas mais doidas que está acontecendo é que mtos alunos do primeiro ano simplesmente nao sabem fazer algoritmo. NADA. Não tem a menor concepção do q eh um comando tipo: Escreva(“Olá”).
Se vcs me permitem, gostaria de postar um email que recebi de um amigo. Alguns de vcs jah devem ter lido, aqueles que nao leram… para mim valeu mto a pena.

LucasPoli

Concordo com o ystaile

Tentei aprender Java só com o C puro de bagagem, me desmotivei depois de uma semana.

Depois que aprendi C++, obtive embasamento suficiente para me aventurar no Java (um ano depois de ter feito meu último programa em C++).

Não sou um expert ou geek em Java, mas agora consigo pegar tudo de Orientação a Objetos (OO) com mais facilidade.

Criado 19 de dezembro de 2006
Ultima resposta 20 de dez. de 2006
Respostas 15
Participantes 13