sugestão para trabalho de webservice

Tenho que fazer um trabalho para a universidade que seja um Web Service. Só que não me vem nada a cabeça que seja legal e simples de implementar, já que o tempo é curto.

Sugestões?

Valeu :slight_smile:

Vc passa dois valores e a operação matematica(+, -, x e /) e ele retorna o resultado.

KaZu,

Voce já sabe qual tecnologia vai utilizar para implementar o Web Service?

[quote=leonickel]KaZu,

Voce já sabe qual tecnologia vai utilizar para implementar o Web Service?[/quote]

Provavelmente com Java, comunicação usando SOAP, XML e tals. Na verdade tenho que estudar mais isso, só queria uma sugestão de algo mais simples porque tenho que mandar um tema até as 21 horas :smiley:

Certo, uma sugestão que lhe dou já que voce está começando nesse Mundo do Web Services é fazer um web services em Axis, ele é tão simples qnto criar uma classe .java e depois trocar a sua extensão para .jws :slight_smile:

Dá uma estudada nessa parte que é bem simples.

Agora se voce quiser adotar uma tecnologia um pouco mais robusta e ligeiramente mais complicada, te aconselho a fazer um Web Services usando EJB3, é bem interessante tambem :smiley:

[quote=leonickel]Certo, uma sugestão que lhe dou já que voce está começando nesse Mundo do Web Services é fazer um web services em Axis, ele é tão simples qnto criar uma classe .java e depois trocar a sua extensão para .jws :slight_smile:

Dá uma estudada nessa parte que é bem simples.

Agora se voce quiser adotar uma tecnologia um pouco mais robusta e ligeiramente mais complicada, te aconselho a fazer um Web Services usando EJB3, é bem interessante tambem :smiley: …[/quote]

Valeu pela dica :slight_smile:

Mas você tem uma idéia de “o que fazer”? Sem se preocupar no “como fazer”.

Bom, existem várias opções que voce pode implementar, porém eu acredito que um dos principais benefícios de se usar um web service é para integrar sistemas de diferentes linguagens ou sistemas legados…então uma sugestão interessante que te daria seria implementar um serviço(método) no web service que retornaria uma lista dos usuários cadastrados no banco, ou uma lista dos produtos registrados em um sistema de vendas, etc…coisas desse tipo são interessantes de voce colocar num web service pois na prática isso pode ser usado para popular uma combo de um sistema de terceiro, etc…

sacou a idéia? a idéia seria prover uma lista que poderia ser populada numa combo…

outra sugestão seria prover um serviço de setagem de configuração, ou de criação de um dado, exemplo: criação de um novo usuário, novo produto, etc…

essas situações voce pode vir a usar na prática no futuro, então por isso as axo interessantes :smiley:

qlq dúvida, vai perguntando mais ae

Essa parte de Web Service me confunde um pouco. Um sistema web, que se comunica via servlets e tals, é um Web Service?

EDIT: Vou explicar melhor.

Eu fiz uma loja virtual de compra de mp3 um tempo atrás, usando EJB, JDBC e coisas do tipo. O cliente acessava uma página jsp pela web e fazia compras de mp3 e tal. Isso é um web service?

[quote=KaZu]Essa parte de Web Service me confunde um pouco. Um sistema web, que se comunica via servlets e tals, é um Web Service?

EDIT: Vou explicar melhor.

Eu fiz uma loja virtual de compra de mp3 um tempo atrás, usando EJB, JDBC e coisas do tipo. O cliente acessava uma página jsp pela web e fazia compras de mp3 e tal. Isso é um web service?[/quote]

Não !!!

Opa, isso que voce disse não eh um Web services não…

Um Web services eh caracterizado por expor um arquivo xml chamado WSDL(Web Services Description Language). Esse xml configura tudo que será utilizado no web services, declarando os serviços, os tipos de dados, o tipo de retorno, as configurações do ambiente, etc…

A partir desse WSDL eh que os clients conseguem montar suas aplicações para conectar nos servers e consumí-lo… dá uma estudada nessa parte de wsdl que voce vai entender melhor o conceito, ok? :smiley:

Valeu pelas dicas galera. Tava com o prazo apertado e nem pude estudar muito mesmo, falha minha.

Vou fazer um sistema de compra de filmes, onde o usuário se cadastra e compra créditos e tudo mais. Será baseado no sistema anterior mas vou adaptá-lo a realidade de um webservice, transformando as mensagens em XML e tudo mais para haver a possibilidade de várias tecnologias utilizarem o mesmo sistema, sendo assim um webservice.