Sugestão sobre banco - problema com quantidade de dados

3 respostas
FieroddPJ

Estou iniciando um projeto academico, iremos fazer um controle de ativos (bens, propriedade) da faculdade, será uma aplicação desktop e utilizará jdbc para acesso aos dados.

Alguem tem alguma sugestão sobre qual banco usar, visto que será uma aplicação com baixa complexidade nos relacionamentos, porem fatalmente hávera uma tabela gigantesca com os ativos da faculdade, eu temo a lentidão que possa ser após uma certa quantidade de ativos cadastrados!

Oracle e SQL Server não poderão ser utilizados devido ao custo, a menos que as versões freeware satisfaçam a condição citada acima.

Agradeço qualquer sugestão!

3 Respostas

C

PostgreSQL certamente.
MySQL 5 também é uma boa opção.

Mas eu usaria mesmo PostgreSQL.

A

Esteja atento a um detalhe: independente do SGBD que escolher ele não será o único responsável pela performance. Há um conjunto de fatores que juntos determinam o desempenho:

• o próprio servidor;
  • o sistema operacional;
  • as estruturas no banco (índices em tabelas, a modelagem);

No que diz respeito às versões free dos bancos pagos, observe também as limitações: o Oracle free, por exemplo, tem que ser numa máquina monoprocessador e o tamanho da base não pode passar 4Gb. Mas em performance acho que não deixam a dever não.

FieroddPJ

blz pessoal, vou testar o postgreSQL!!
vlw pela dica ademilton, eu imagino q serão muitos dados a serem manipulados, entao as queries disparadas ao banco terão um cuidado especial com performance, sem contar que tentaremos usar as melhores praticas possiveis!

Valeu pelas opiniões!

Criado 12 de outubro de 2006
Ultima resposta 12 de out. de 2006
Respostas 3
Participantes 3