Sugestão sobre sistema Web

Pessoal,

Gostaria de informações sobre uma melhor arquitetura para um sistema Web?.

Tipo para a camada de banco, qual a melhor opção utilizar, Hibernate?, qual uma outra forma de utilizar na camada de BD a não ser JDBC. Existe alguma opção onde você possa utilizar um arquivo de propriedades onda se possa colocar as querys e dai ser chamadas pela aplicação?.

Estou pensando em utilizar JSF + EJB3, porém tenho dúvidas sobre esta camanda de banco.

Desde já agradeço sugestões.

Não gosto da ideia de colocar as queries em um arquivo de propriedades. Acho que seria a mesma coisa que usar jdbc diretamente, porém sem precisar ‘recompilar’ o programa para o caso de mudanças.
Para persistência de dados a melhor coisa é realmente usar algum Object/Relational Mapping, o hibernate é muito bom e é o mais popular, por isso eu o recomendo.

Você tem algum modelo ou exemplo usando JSF + EJB3 + Hibernate?

Para eu dar uma olhada na estrutura.

Desde já agradeço.

Infelizmente eu não tenho. Mas não deve ser difícil de você encontrar tutoriais no google.

VLW!

Boa noite.

O hibernate nada mais é que um provider, mais uma camada de software que você adiciona a sua aplicação.
A ideia de se utilizar JSF e EJB3 eu acho excelente, trabalho com essas tecnologias e acho produtiva e e interessante. O JSF no meu ponto de vista oferece uma visualização amigavél e fácil de se programar e você pode unir isto ao RichFaces, IceFace e por ai a fora.

Além do JDBC, eu indico fortemente para um sistema web você utilizar nao somente um container web como por exemplo o Tomcat, mas um servidor de aplicação como o JBoss e deixar que este AS seja responsavél pelo gerenciamento do seu pool de conexões, afim de evitar inúmeros problemas.

Então ai vai a minha humilde opinião, faça o uso das tecnologias Java Server Faces (JSF), Enterprise JavaBeans (EJB) e JPA (Java Persistence API) e como provider para utilização do JPA use hibernate.

O JPA é uma forma de persistência do Java muito interessante, onde você utiliza Entity e etc. Dê uma boa pesquisada na net caso lhe interesse, há inúmeros artigos sobre esta(s) tecnologia(s).

Aqui um link sobre JPA: http://java.sun.com/developer/technicalArticles/J2EE/jpa/

Abraços.

O Hibernate seria então uma extensão do JPA correto?.

dai você diz que será melhor eu utilizar a JPA correto?.

Agradeço muito a sua enorme ajuda!

O Hibernate não é uma extensão do JPA.

O JPA é uma especificação e o Hibernate a implementa. Há outros frameworks que implementam JPA, como:
–TopLink
–OpenJPA
–EclipseLink

O Hibernate é o mais utilizado.

Alguem tem tutorial ou algum material sobre configurações desta estrutura de projeto?.

JSF + EJB + Hibernate + Eclipse + Jboss

Isso é o que pretendo utilizar, sempre to encontrando materias separados, porém com esta estrutura ainda não conseguir achar.

Algum pode dar dicas?.

Desde já agradeço a todos.

[quote=jeroqueiroz]Alguem tem tutorial ou algum material sobre configurações desta estrutura de projeto?.

JSF + EJB + Hibernate + Eclipse + Jboss

Isso é o que pretendo utilizar, sempre to encontrando materias separados, porém com esta estrutura ainda não conseguir achar.

Algum pode dar dicas?.

Desde já agradeço a todos.[/quote]
Por que você não junta essas partes e tenta chegar ate a final!?

vlw
abs

Desculpe a minha ignorancia, mas não entendi o seu questionamento?.

Juntar as partes de qual forma você se refere?.

Penso em ter um projeto Web e um Projeto EJB, onde o EJB ira utilizar o Hibernate isso desenvolvido no Eclipse com o Jboss.

Justamente o que questionei e se alguem tem algum passo a passo sobre estas confiurações?.

Agradeço a atenção.