[SUGESTÃO] Tutorial para iReport e JasperReport

Pessoal:

Vejo muito aqui no fórum o pessoal querendo saber sobre as ferramentas para relatório iReport e JasperReport.
Acho que alguém poderia se habilitar a fazer um tutorial não é mesmo?
Paulo, Rafael e demais moderadores e administradores, o que vcs acham? :wink:

Acho que um tutorial deste tipo evitaria a constante de perguntas sobre esse assunto…e como é duvida de todos, poderia ser tema de um tutorial! Eu trabalhei com essa ferramenta, mas não sei a ponto de desenvolver um tutorial!!

é isso ai, fica a sugestao!! 8)

ate mais…

[quote=“richardpeder”]Pessoal:

Vejo muito aqui no fórum o pessoal querendo saber sobre as ferramentas para relatório iReport e JasperReport.
Acho que alguém poderia se habilitar a fazer um tutorial não é mesmo?
Paulo, Rafael e demais moderadores e administradores, o que vcs acham? :wink:

Acho que um tutorial deste tipo evitaria a constante de perguntas sobre esse assunto…e como é duvida de todos, poderia ser tema de um tutorial! Eu trabalhei com essa ferramenta, mas não sei a ponto de desenvolver um tutorial!!

é isso ai, fica a sugestao!! 8)

ate mais…[/quote]

Excelente idéia, eu também estou utilizando essas mesmas ferramentas para desenvolvimento de meu projeto na faculdade, se você quiser eu posso colaborar com esse tutorial, poderemos criar um tutorial para gerar um relatório simples, relatórios com parâmetros, relatórios com agrupamentos, inclusive eu estou desenvolvendo uma simples Servlet (bem simples mesmo) baseado no Openreports para exibir os relatórios pela WEB.