Tenho uma sugestao: criar uma seção ou fórum separado para “hospedar” projetos do pessoal daqui. Acho que isso serviria para pelo menos dar um panorama, como num índice, de projetos disponíveis, facilitando a procura de um para ajudar ou criando um se necessário.
Eu já havia dado a idéia de divulgar os projetos aos coordenadores. Mas decidimos colocar isso em Off-Topic mesmo, pois a demanda é pequena. E para hospedar projetos: sf.net ou java.net.
A ideia eh otima, e a gente ja pensou em fazer isso algumas vezes, mas o problema com todos os “projetos da galera” eh que ja tentaram pelo menos umas 10 vezes comecar um projeto bobinho do tipo fazer um sistema de locadora aqui no GUJ, e invariavelmente fica aquela situacao de 5 ou 10 pessoas falando “boa, boa, vamo la! eu ajudo! eu quero!” e ninguem faz nada.
Entao, o melhor que a gente pode fazer pelos projetos eh anunciar release novo, pq a criacao dos projetos em si nao quer dizer muito.
Então cara não é hospedagem, é só uma referência, é só um “contexto” (ih tô viajando)
Tipo, se eu quisesse entrar num projeto eu teria um panorama dos projetos e escolheria um.
cv, meu problema é tempo, mas gostaria de contribuir com pequenas coisas. Vocês controlariam a criação dos fóruns, sendo que um release inicial seria o básico para criar o fórum.
Eu tenho vontade de ajudar em algumas coisas, mas acredito que coisas como GUJ, JForum, XStream são coisas muito distantes da minha pequena experiência…
Eu tenho umas idéias, o dífícil é EU tirar um tempo pra trabalhar nelas e assim talvez alguém se interessar. Teve um dia que eu tava falando com um cara de criar uma lib de leitura/escrita de XML “peso-leve”.
Pior… acho que será uma boa idéia criar um projeto!!!
Vamos reviver o jangada!!!
rsrs…
brincadeira…
Bom, quero aproveitar e fazer uma sugestão relacionado ao assunto!
Será que teria como haver no GUJ uma maior divulgação dos projetos que já estão em andamento e os que poderão começar??? Tipo, quero dizer! Um link no qual possamos ler quais projetos estão em andamento, em que pé eles se encontram, quais tecnologias estão envolvidas e como podemos fazer para colaborar, e se o projeto precisa de colaboradores, é claro…
Eu sei que em outros grupo tem algo mais ou menos assim!
Poderia ser criada uma área para sugestões de projetos também!!
Se alguém ficar viajanda nas idéia achando que seria legal desenvolver um sistema, ele poderia entrar numa área de sugestões e ver se há alguma sugestão que lhe interessa!!!
Desde que ele se comprometa com o sucesso do projeto, ele abri um tópico convidando pessoas para colaborar!!!
Relato, desafado, sei la o que de alguem que desenvolve OS e levou uns tombo no inicio.
Eu tinha a mesma idéia que alguns iniciantes tem aqui. A uns 16 meses atras eu tinha a esse pensamento, montar um projeto OS para aprender e desenvolver livre, como todo mundo gosta. Mas como tudo comeca assim era so uma idéia. Me lembro que divulguei nas 3 comunidades (GUJ, PJ e JF), querendo arrumar adeptos a minha idéia. Mas um acoisa que me chamou atencao nem foi alguem querendo particiar mas sim a resposta do CV aqui, ele sempre fala isso quando alguem fala em projetos assim e hoje entendo o porque. O bom dessa resposta foi que abri um pouquinho os olhos, parei e pensei, hmm já vi que preciso fazer sozinho.
Entao comecei, tentava tocar o projeto quando sobrava tempo, mas como nunca sobra o projeto nunca era tocado. Mais um tempo e aprendi outras coisas, nao tem como esperar sobrar tempo pra esse tipo de projeto, ou voce ta afim e mete a mao na massa, arruma tempo, ou desiste.
A linha do tempo continuava andando, quando vi que eu queria mesmo fazer isso funcionar e que nao era esperando mais pessoas com a idéia de ajudar que o projeto ia nascer foi que tomei uma decisao, troquei de nome o projeto e meti a mao na massa, claro existem problemas de tempo, por mais que o cara tente e esteja afim tem momentos que simplemente nao da, por exemplo agora o projeto ta parado a um mes estou em fase de entrega de projeto e nao tenho tempo nem pra respirar direito.
Continuando a historinha, agora sobre as pessoas que aparecem pra ajudar, hm, ha, hm elas existem? Sim eu encontrei um nesse tempo, o Kuesley que hoje é admin junto comigo e foi o unico que realmente meteu a mao na massa, teve um outro cara o Naven que fez um componente e parecia estar afim de ajudar, mas ele é da India e depois do problema ocorriado la justamente na cidade dele o cara sumiu. Fora ele apareceram chutando baixo mais de 10, uns dizem que estao afim que o projeto é massa bla bla bla, passam dois dias e somem.
É a vida dos projetos open, por isso hoje eu dou todo apoio ao que o CV diz e entendo o ponto que ele ataca quando diz isso.
Entao galera de sinceridade, se querem fazer algo pensem em alguma coisa que voces gostariam de desenvolver, nao esperem ficar famosos com isso, se o objetivo for esse esqueca isso acontece para meia duzia de projeto, procurem por algum projeto ja existente para ajudar se nao encontrarem nenhum criem um proprio, mas antes de sair por ai divulgando faca algo funcionar e tenham fontes minimos para mostrar.