Sugestões de artigos

27 respostas
V

Ja me convenci a escrever um artigo sobre o Jablo. Mas vou deixar para quando o sistema estiver mais estável. Ou menos ultra-mega-super instável. :slight_smile:

Enquanto isso, gostaria de escrever algum artigo para o Portal Java ainda nessa década.

Alguém tem alguma sugestão?

27 Respostas

C

Irmao… c vc quizer fazer uma parceria kra!!

Tp… eu to escrevendo a continuacao dos tutoriais voltados pra os iniciantes kra, tp… so q n tenho tempo kra. A facul e o trampo tao tomando todo o meu tp, c vc quizer entrar na parceria pra nois terminar d escreve esse e continuar com outros ???

Abracao e te +

D

eu tbm tava afim de escrever sobre alguma coisa, mas o tempo tbm ta foda… talvez eu escreva algo sobre J2ME, uma leve introduçao…

Ah, Vinci… vc poderia escrever algo bem prático e objetivo sobre UML, o q acha!?

V

Tempo a gente nunca tem. Mas a gente finge. :razz:

Ratinho, topo a parceria, sim. :slight_smile:

E gostei da idéia do artigo sobre UML também. Tudo o que a gente encontra por aí são livros enormes. Um resumo prático seria realmente legal.

Mais alguém tem alguma idéia?

C

Blz… me manda um mail q mando td q eu tenho!! rsr

J

hey Vinci,

tenho umas idéias sobre artigos e tutoriais que vc podia escrever, na verdade são idéias que eu ja vinha a tempo pensando em escrever mas agora ando muitíssimo ocupado, então ai vai:

• um artigo/tutorial sobre modificadores de acesso em Java, com exemplos de classes, métodos, atributos, etc (visto qeu vc manja bastante disso)
  • um artigo ou tutorial sobre algum Pattern, com exemplos, etc.
  • tutorial, sobre conexoes JDBC para os bancos mais conhecidos, ao menos colocando as strings de conexão para cada banco, etc.
  • Artigo/tutorial sobre ANT (básico e avançado)
  • Artigo/tutorial sobre CVS (a principio pensei de fazer algo somente de como utilizar CVS no Eclipse, mas pode-se extender)
  • Um tutorial, de utilização de componentes SWING (num sou muito bom nisso, mas alguma coisa eu sei)

ahhhh, acho qeu isso pode ir abrindo sua imaginação =) bom, tenho várias idéias ainda, mas até dia 15/10 to meio empenhado, mas se quizer podemos fazer juntos e tal… é só entrar em contato.!

qualquer um dos contatos abaixo pode ser!

Até mais!

C

Q tal organizarmos grupos pra escrever tutos ???

V

As idéias não param de pipocar. Estou gostando de ver.

Cada pessoa tem um estilo de escrever. Ou seja, um tipo de tutorial que tem mais vontade de ler e escrever.

Eu, por exemplo, tenho mais interesse em escrever tutoriais do tipo “Isso é legal”. Que não ensinam tudo mas que convencem a pessoa a se aprofundar do assunto e principalmente convençam a usar a tecnologia em questão. Tipo o artigo do PicoContainer que escrevi pro GUJ.

As sugestões como Ant, CVS e UML/Patterns seguem essa minha filosofia.

Artigos como o de “modificadores de acesso em Java” não gosto muito. Pô, o cara tem que comprar pelo menos um livro de Java, concordam?

V

Ótima idéia. Se para cada artigo houver mais de uma pessoa escrevendo, a qualidade salta para outro patamar!!!

R

o que a gente podia fazer é se reunir e fazer um super-tutorial, ou melhor, uma super-apostila sobre java

talvez reunindo vários artigos e talz

de boa, em portugues eu não encontrei tutoriais bons de java como de delphi e outras linguagens…

o que vcs acham?

a gente pega os temas que são nescessários para se fazer a apostila e cada um pega um ou mais temas, de acordo com sua especialidade ou o que mais gosta…

seria interessante, não??

quem sabe a gente não faz uma coisa muito boa que vira referência??? :razz:

V

Se for um trabalho com muita gente, acho que o melhor seria criar um Wiki

R

yeah
os interessados, se prontifiquem

C

Tp, o como ja disse so iniciante, posso ajudar os iniciantes, mas acho q a ajuda ja serve ne pessoal???

R

ratinho, primeiro vamos ver a equipe que formamos, depois os temas que devem ser abordados no tutorial, ver se existem artigos de autoria de alguém da equipe e se ele aceita usa-lo no super-tutorial e depois a gente divide os temas conforme o que cada um gosta!

E

super tutorial???

tipo um tutorial geral com os principais temas de programação em java

seria algo assim microfilo :?:

[]'s

A

eu me interesso em ajudar, não tenho mta experiência no assunto, mas já tenho 1 artigo publicado (já é um começo heheheehe)…

flw

D

Sei lá viu galera… tutoriais e livros de java existem aos montes… acho q a gente tem potencial para fazer algo mais! Poderia ser uma compilacao com varios artigos, mas de coisas, legais e interessantes (seguindo a filosofia do Vinci hauahau).

Sabe akelas coisas q qndo vc precisa demora pra achar!? Akelas peculiaridades?!! Entao, eu acho q isso seria mais interessante… e mais facil de fazer tbm, pois naum precisaria ter um rigor “cronologico” de um livro ou apostila

R

“AnjoSupremo”:
super tutorial???

tipo um tutorial geral com os principais temas de programação em java

seria algo assim microfilo :?:

[]'s

pessoal, vcs tão pensando muito baixo!!!

o que eu estou propondo em fazer é um SUPER-tutorial, na verdade, seria mais apropriado chamar de E-Book, algo com o nível do Advanced Java How To Program, Big Java, Core Java…

um super completo, com ant, MVC, J2EE, J2ME, com TUDO!

isso é possivel se nos unirmos e cada um fazer o que mais gosta ou mais manja!

pode até demorar um bom tempo, mas o que importa é que dê certo!

é possivel fazer isso, tenham certeza e se fizermos uma coisa boa facilitaremos a vida de muita gente que gostaria de aprender java e nosso nome será muito bem divulgado!

e então? somos nós capazes de nos unir e criar o verdadeiro E-Book de java???

V

Estamos sendo realistas. :wink:

8O O microfilo pirou.

Tutorial livre é mais difícil de fazer do que software livre.

Não!! Se demorar muito, perde a validade. Todo dia sai tecnologia nova. Os artigos, tutoriais e livros tem prazo de validade.

Se fizermos pequenas coisas boas também ajudamos muita gente.

No nível de qualidade do Deitel, Big Java e Core Java? Definitivamente, não. Não temos maturidade para isso.

Minha opinião: Ant não tem nada a ver com J2ME. J2ME não tem nada a ver com CVS. CVS não tem nada a ver com UML. UML não tem nada a ver com J2ME. Não coisas distindas. Um e-book desses nada mais seria que um grupo de artigos, um atrás do outro ondem o primeiro é escrito de maneira diferente do segundo, o terceiro poderia vir antes do primeiro e por aí vai… Sendo assim, não é melhor criar os artigos individuais mesmo?

C

Heheheheheh! Vinci eu gosto desse teu jeito! eheheheheeh

Curto e grosso! Mas legal!!

:okok:

V

:???:

O Microfilo é meu amigão. Posso dizer exatamente o que penso sem medo. :mrgreen:

C

Tava frescando também! Eu quis dizer em maneira de achar legal isso saca?

Tipo em Certificações que tu colocou um post em um tópico fixo (ñ me lembro agora) ensinando a galera de como tirar o canudo!

Aí achei muito engraçado o teu jeito: “Faça isso e cale a boca!

Hehehehehehehe!!! :lol:

V

( :oops: + :hihi: + :juas: ) / 3

R

uau… que quebrada legal hein…

depois dessa não sugiro mais nada… :oops: :palido:

D

aí galera…
eu posso ajudar bastante com Swing…
com os principais componentes simples eu ja tenho bastante coisa digitada, eu até ja tinha conversado com o Jeve de eu passar tudo isso pra ele… mas resolvi organizar todos os tutos dos principais componentes e enviar todos de uma vez,
só q o tempo ficou apertado, surgiu zilhoes de coisas pra fazer, e os tutos ficaram por isso mesmo…
mas eu vo ver se consigo terminar, pq todos estão tipo 85% completos…

sobre a organização, sou a favor de ter os tudos separados mesmo, misturar vários assuntos, na minha opinião, nao é um boa ideia.

flw!
abraços.

J

Estou com o Vinci…
Acho que não há mturidade para se fazer algo tão grande assim!
Embora a idéia seja muito boa, tipo… “valeu a intencao” … mas tbm concordo qeu ficaria muito grande, e levaria muito tempo… Assim como tem sido com o Jogo em J2Me que o CLV tem gerenciado… eh complicado, pq vc nao pode exigir nada de ninguem…

Bom, assim como o vinci eu tenho uma filosofia tbm para escrever artigo, mas eh diferente da dele, é algo mais didatico, tipo, como fazer, o que usar, etc etc… nao tanto de Evangelizar ninguem saca? O que é mais a intençao de um Artigo e não de um tutorial =)

bom, aqueles artigos que eu relatei, sao coisas que eu ja penso e fazer, ja pensei, etc, etc… mas ultimamente num tenho tempo… gosto tbm, de pesquisar e fazer sobre coisas novas…

Bom, eu acho que juntar tbm os artigos todos juntos, fica mei sem lógica, pq as vezes o cara precisa de uma coisa soh, e tem que baixar sobre tudo…

Buenas é isso ai pessoas!

Quem quizer entrar em contato para a confecçao de tutos e artigos, Beleza!

abraços!

J

Oi

Pessoal, estou no meio tb hein…

O que achei mais legal e mais viavel da idéia é o Wiki, inclusive já temos um, só falta usar para esta finalidade.

http://wiki.java.net/bin/view/JUGs/PortalJava

T+

V

Para quem não sabe, um Wiki é um site onde as pessoas alteram o conteúdo livremente e online.

Exemplo de Wiki sobre Java em inglês.

Exemplo de Wiki em Java em português.

Podemos também usar o Wiki do PJ apenas para falar sobre o PJ e continuar esse Wki sobre Java que já comecou. O que q vcs acham?

Criado 24 de setembro de 2004
Ultima resposta 4 de out. de 2004
Respostas 27
Participantes 10