Tp… eu to escrevendo a continuacao dos tutoriais voltados pra os iniciantes kra, tp… so q n tenho tempo kra. A facul e o trampo tao tomando todo o meu tp, c vc quizer entrar na parceria pra nois terminar d escreve esse e continuar com outros ???
tenho umas idéias sobre artigos e tutoriais que vc podia escrever, na verdade são idéias que eu ja vinha a tempo pensando em escrever mas agora ando muitíssimo ocupado, então ai vai:
um artigo/tutorial sobre modificadores de acesso em Java, com exemplos de classes, métodos, atributos, etc (visto qeu vc manja bastante disso)
um artigo ou tutorial sobre algum Pattern, com exemplos, etc.
tutorial, sobre conexoes JDBC para os bancos mais conhecidos, ao menos colocando as strings de conexão para cada banco, etc.
Artigo/tutorial sobre ANT (básico e avançado)
Artigo/tutorial sobre CVS (a principio pensei de fazer algo somente de como utilizar CVS no Eclipse, mas pode-se extender)
Um tutorial, de utilização de componentes SWING (num sou muito bom nisso, mas alguma coisa eu sei)
ahhhh, acho qeu isso pode ir abrindo sua imaginação =) bom, tenho várias idéias ainda, mas até dia 15/10 to meio empenhado, mas se quizer podemos fazer juntos e tal… é só entrar em contato.!
As idéias não param de pipocar. Estou gostando de ver.
Cada pessoa tem um estilo de escrever. Ou seja, um tipo de tutorial que tem mais vontade de ler e escrever.
Eu, por exemplo, tenho mais interesse em escrever tutoriais do tipo “Isso é legal”. Que não ensinam tudo mas que convencem a pessoa a se aprofundar do assunto e principalmente convençam a usar a tecnologia em questão. Tipo o artigo do PicoContainer que escrevi pro GUJ.
As sugestões como Ant, CVS e UML/Patterns seguem essa minha filosofia.
Artigos como o de “modificadores de acesso em Java” não gosto muito. Pô, o cara tem que comprar pelo menos um livro de Java, concordam?
o que a gente podia fazer é se reunir e fazer um super-tutorial, ou melhor, uma super-apostila sobre java
talvez reunindo vários artigos e talz
de boa, em portugues eu não encontrei tutoriais bons de java como de delphi e outras linguagens…
o que vcs acham?
a gente pega os temas que são nescessários para se fazer a apostila e cada um pega um ou mais temas, de acordo com sua especialidade ou o que mais gosta…
seria interessante, não??
quem sabe a gente não faz uma coisa muito boa que vira referência??? :razz:
ratinho, primeiro vamos ver a equipe que formamos, depois os temas que devem ser abordados no tutorial, ver se existem artigos de autoria de alguém da equipe e se ele aceita usa-lo no super-tutorial e depois a gente divide os temas conforme o que cada um gosta!
Sei lá viu galera… tutoriais e livros de java existem aos montes… acho q a gente tem potencial para fazer algo mais! Poderia ser uma compilacao com varios artigos, mas de coisas, legais e interessantes (seguindo a filosofia do Vinci hauahau).
Sabe akelas coisas q qndo vc precisa demora pra achar!? Akelas peculiaridades?!! Entao, eu acho q isso seria mais interessante… e mais facil de fazer tbm, pois naum precisaria ter um rigor “cronologico” de um livro ou apostila
tipo um tutorial geral com os principais temas de programação em java
seria algo assim microfilo :?:
[]'s[/quote]
pessoal, vcs tão pensando muito baixo!!!
o que eu estou propondo em fazer é um SUPER-tutorial, na verdade, seria mais apropriado chamar de E-Book, algo com o nível do Advanced Java How To Program, Big Java, Core Java…
um super completo, com ant, MVC, J2EE, J2ME, com TUDO!
isso é possivel se nos unirmos e cada um fazer o que mais gosta ou mais manja!
pode até demorar um bom tempo, mas o que importa é que dê certo!
é possivel fazer isso, tenham certeza e se fizermos uma coisa boa facilitaremos a vida de muita gente que gostaria de aprender java e nosso nome será muito bem divulgado!
e então? somos nós capazes de nos unir e criar o verdadeiro E-Book de java???
Tutorial livre é mais difícil de fazer do que software livre.
Não!! Se demorar muito, perde a validade. Todo dia sai tecnologia nova. Os artigos, tutoriais e livros tem prazo de validade.
Se fizermos pequenas coisas boas também ajudamos muita gente.
No nível de qualidade do Deitel, Big Java e Core Java? Definitivamente, não. Não temos maturidade para isso.
Minha opinião: Ant não tem nada a ver com J2ME. J2ME não tem nada a ver com CVS. CVS não tem nada a ver com UML. UML não tem nada a ver com J2ME. Não coisas distindas. Um e-book desses nada mais seria que um grupo de artigos, um atrás do outro ondem o primeiro é escrito de maneira diferente do segundo, o terceiro poderia vir antes do primeiro e por aí vai… Sendo assim, não é melhor criar os artigos individuais mesmo?