Bom dia pessoal, estou aqui pra pedir sugestões da galera que tem mas esperiencia em arquitetura. Vou tem que começar um projeto do zero. Será um projeto web, mas estou com duvida em qual dessas 2 framework utilizar, JSF2 ou Spring MVC, lembrando que qualquer uma das duas que eu definir, será meu primeiro projeto profissional com uma das. Vou ter que estudar bastante pra não fazer besteira. Tenho grande conhecimento em Struts 1 e struts 2, e um pouco em JSF 1.2. Gostaria que a galera aqui desse algumas opniões.
JSF 2 com Primefaces 3.4. Com certeza a melhor opção.
+1
e spring security para segurança
JSF2 Com certeza!
Parte de security que o tmvolpato citou seria Login essas coisas?
Cara to fazendo meu tcc do técnico esse semestre, e não conhecia nada de java web, ainda não conheço muito mas vai indo, fiz todo meu projeto com JSF2 e Primefaces 3.4 pode fazer de boa que você consegue apenas precisa se empenhar um pouco, e o principal não desista 
Usa VRaptor… =D
VRaptor??? Hummm já ouvi falar, mas…
É que quero agregar conhecimentos, e pra ser bem sincero eu nunca ouvi falar de um projeto ou consultoria que use VRaptor.
se for por facilidade em desenvolvimento o jsf 2 seria a primeira escolha, mas acho que antes de escolher o framework que vc irar usar vc deve pensar nos requisitos e necessidades do seu cliente e não somente no framework mais facil de aprender e usar.
a muita coisa que vc deve levar em consideração.
por exemplo:
a aplicação ficara disponível na web ou será acessada dentro da intranet de uma empresa ou os dois?
qual o publico alvo da sua aplicação?
qual a demanda de acesso?
acho que essas são algumas questões que devem ser respondidas antes de escolher um framework.
as reposta para essas perguntas irão determina o framework mais indicado pra cada caso.
mas essa é minha visão
como desenvolvedor agente sempre que puxar a sardinha pra aquilo que agente mais sabe, mas acho que antes de qualquer coisa devemos pensar no que o cliente precisa e não no que é mais fácil pra mim
Eu trabalho para o Grupo Abril…
E aqui a gente usa VRaptor…
Pronto… agora vc já conhece uma empresa q trabalhe… rsrsrs
Eu já usei Struts, JSF, Wicket e Vraptor.
E indico para vc o Vraptor e Wicket.
Vi agora q vc é de Osasco… Você a DGB aí em Osasco? Pois é, é aí q a gente usa VRaptor.
+1
e spring security para segurança [/quote]
e JAAS não é melhor que Spring security ?
http://docs.oracle.com/javase/6/docs/technotes/guides/security/jaas/JAASRefGuide.html
a parte de segurança
é o papel(Role) que o usuário vai ter no seu sistema
por exemplo
usuário adm => pode ter acesso a tudo
usuário comum => pode apenas visualizar
fora o Spring Security existe o JAAS, ai vai de gosto
Legal Lazaro Jr. o Grupo Abril é um grupo muito forte… bom saber. Mas uma framework para pensar em estudar então.
DaniloAndrade. Concordo plenamente com sua opinião. É o seguinte, essa aplicação será usada apenas numa intranet de uma grande empresa. Mas Como ela será uma aplicação com muitos dados confidenciais ela será acessado por um numero não muito grande de pessoas. Acredito que por valta de umas 200 a 300 pessoas.
+1
e spring security para segurança [/quote]
e JAAS não é melhor que Spring security ?
http://docs.oracle.com/javase/6/docs/technotes/guides/security/jaas/JAASRefGuide.html[/quote]
vai de gosto
eu prefiro Spring Security
então jsf2 é uma boa opção, e vc pode também usar cdi para injeção dependência, e jaas para segurança
o vraptor é uma boa escolha mas segue um paradigma diferente do jsf, jsf é um framework component based onde vc terá uma facilidade maior no desenvolvimento das telas e o vraptor e um action based ele tem uma curva de aprendizagem menor que o jsf2, vc terá um maior controle sobre o html da view, mas vai precisar ter mais trabalho pra construí-la
É pelo o que vejo aqui, o JSF 2 esta vencendo… Acho que vou fazer em JSF mesmo. Muito obrigado pela sugestões galera. E provavelmente vou ter que voltar aqui pra pedir help pra vocês quando iniciar o desenvolvimento.
Eu sugiro o Vraptor.
Trabalho na Amil e usamos o Vraptor.
Não temos do que reclamar, super produtivo e elegante.
[quote=Baratao]Eu sugiro o Vraptor.
Não temos do que reclamar, super produtivo e elegante.[/quote]
concordo com vc, sou fã do vraptor, é mais fácil de aprender e é mais produtivo, mas há também uma dificuldade maior pra se construir as views, mas nada que um webdesign na equipe não ajude.
[quote=DaniloAndrade][quote=Baratao]Eu sugiro o Vraptor.
Não temos do que reclamar, super produtivo e elegante.[/quote]
concordo com vc, sou fã do vraptor, é mais fácil de aprender e é mais produtivo, mas há também uma dificuldade maior pra se construir as views, mas nada que um webdesign na equipe não ajude.
[/quote]
Próximo objetivo meu é aprender Vraptor sempre ouvi fala bem dele
e gostei mais ainda qdo assisti a palestra da Caelum falando dele