Caras, já dei umas testadas em netbook nesses stands de demonstração de lojas é parece atender essa necessidade em específico.
Tenho sim uma restrição orçamentária no momento, mas também queria carregar algo o mais leve possível, boot rápido, isso tudo me fez optar pelo netbook.
mas se me justificarem pq não compensa, pensarei melhor a respeito.
“Boot rápido” = SSD (não é tão baratinho assim) - e nunca vi um netbook com SSD, justamente devido ao custo (um HD de 320 GB custa muito menos que um SSD de 128 GB). O boot de netbooks com Windows (é claro que você vai reformatar a máquina, não? ) é insuportavelmente lento. Mas não é o Linux que vai deixá-lo confortavelmente rápido.
Um probleminha chato de netbooks é que eles têm muito pouca memória RAM - por volta de 2GB, o que é impraticável se você quiser rodar um Eclipse + Tomcat na sua máquina (mesmo que for Linux sem interface gráfica pesada).
Outro é que, por usarem tecnologia mais antiga, costumam ser relativamente pesados (comparados a um ultrabook) e sua bateria dura quase nada também.
Se você olhar nos sites de lojas (como Walmart ou Ponto Frio), vai ver que são poucos os modelos, porque estão saindo de linha (e é por isso que estão relativamente baratos).
Netbook é voltado para aqueles usuários de internet…
Não tem poder de processamento, não possuem memória ram e o armazenamento é baixíssimo.
Os processadores normalmente são de 1GHz (a linha Atom da Intel, por exemplo).
Como o entanglement disse, memória RAM de. no máximo, 2GB, quando muito.
Espaço em disco de até 160GB em HDs com 5400 RPM ou menos.
Ou seja, só para usar raramente mesmo.
Um notebook de 13’’ de qualidade boa, com o dobro das configurações, já sai por um preço equivalente ou pouco superior.
Apesar de serem notes voltados para gamers, por oferecerem GPU´s de alta perfomance, você consegue configurar o notebook no próprio site.
Você pode optar pela GPU de menor desempenho (acredito que seja a 640M) e incrementar o “resto”, como processador, RAM, HD e etc.
Eu simulei esses dias um para mim. Com SSD de 256 GB, i7, 8 GB 1600 Vengeance e mais algumas coisas (entrada USB 3.0 e etc) e deu 3k.
Eles estão oferecendo também notes com a nova arquitetura Intel Haswell, mas, por questões óbvias, são mais caros (acho que 3.5k).
Enfim, dá uma olhada e veja o que acha.
Se achou caro, procura por uns ultrabooks que até 2k você encontra com 8GB de RAM e um I5 de terceira geração (só que o HD com certeza será um de 5400 RPM).
Se a grana não der para compra com HD SSD e não poder esperar depois você pode trocar as vezes sai ate mais barato.
, outra coisa é a bateria pense na sua necessidade se for levar para faculdade deve dura pelo menos 6 horas. , segue algumas considerações sobre marca.
MacBook : Performance geral é muito superior
Acer: Muito bom
Sony: Nunca tive mais ouço falar bem.
HP: Meu AMD esquenta muito , mais um Intel não.
Dell: Nunca tive mais o suporte deles é muito bom.
OBS.: Caso vá utilizar Linux (Ótima escolha) da uma olhada na net geral aquecimento , drives para que não tenha tanta dificuldade mais se tiver também pode postar que a ajuda chega.
Os rótulos mais atuais são ultrabook/touchbook/híbridos. SSD e touchscreen particularmente acho muito importantes. 13.3 polegadas é o ideal para um portátil. 11,6 caso queira algo ultra compacto. E resolução de vídeo mais definida caso possa pagar mais.
Netbook só se for pra fazer tarefas básicas, acessar internet, usar o office …
Agora se tiver disposto a gastar uma $$$$ boa, tem um netbook da Sony que serve pra desenvolvimento…
Um ex-colega de faculdade compro um, excelente investimento…