Tenho um problema para resolver aqui, mas não sei como fazê-lo…aqui vai uma descrição do q devo fazer:
Considere um sistema hipotético de contas bancárias. Nesse sistema, encontram-se os seguintes tipos de contas:
– Corrente: contas comuns, com número, nome do correntista, data da última movimentação, saldo atual, não permitindo saldo negativo.
– Corrente de Investimento: são aplicações realizadas pelos clientes por um determinado tempo, com juros creditados mensalmente.
– Especial: subclasse de corrente; além das características herdadas, possuem um limite de valor para saldo negativo.
– Especial com Bônus :são contas correntes especiais com o diferencial de que, ao se creditar um valor à conta, caso o novo saldo possua o triplo do limite da conta, o novo limite passa a ter valor igual à metade do saldo.
O sistema deve permitir as operações básicas sobre todos os tipos de contas bancárias, de acordo com as idiossincrasias de cada uma. Entre elas citam-se:
– consultar, que deverá solicitar o número da conta corrente e imprimir o titular e o saldo da conta;
– abrir, para abrir uma nova conta com dados que serão fornecidos pelo usuário
– creditar, para realizar um depósito, sendo que o número da conta e o valor do depósito serão solicitados ao usuário
– debitar, para realizar um saque ou um pgto na conta e no valor informados pelo usuário
– total, para retornar o valor total dos saldos de todas as contas mantidas no banco
– transferir, para realizar a transferência de valores entre contas correntes do mesmo cliente ou de clientes diferentes
o problema é que, como os métodos usam uma busca pelo numero de conta corrente, eu teria q fazer um array, ou lista, ou coisa parecida, para conseguir fazer essa busca e executar os respectivos métodos, e também para poder designar um número para cada conta…como posso fazer isso? ArrayList? ou tem um jeito de usar o numero da conta como chave numa especie de hash? (não sou muito hábil em java, usava mais o c, mas esse trabalho precisa ser feito em java).
Por favor, se alguem souber me ajudar, me dêem uma luz! Obrigado!