Sugestões para controle de acessos com JSF2

3 respostas
vinny767

Amigos,

Estou querendo desenvolver um sistema de controle de acessos simples, baseado em login + senha + permissões.
Tenho que fazer em JSF2. Estou usando para isso a interface PhaseListener.

Consegui fazer o controle de acesso apenas por usuário e senha, bem simples. Esse interceptador que implementa PhaseListener deixa acessar somente as paginas da aplicação se o usuário estiver logado. Mas preciso de mais...

1 - Que estratégia usar? Estava fazendo o controle por páginas, mas não gostei. Por exemplo: mapa.put("produto.xhtml", true), acesso permitido para a pagina de produto.
Acontece que a pagina de produto é um crud completo. Não tenho como permitir somente a listagem.

2 - Como fazer isso com o PhaseListener? Em que fase do ciclo do JSF eu tenho que interceptar? Qualquer dica é bem vinda!

OBS: favor não sugerir trocas de framework, componentes, etc. Tem que ser em JSF2 mesmo, ok?
Obrigado!

3 Respostas

finotti

Eu acho que a parte de autenticação/autorização deve ser feita por um framework especializado.
Sugiro o Spring Security.
Outra opção é o JAAS

Aqui tem um exemplo de JSF2 + Hibernate + Spring Security.

PS: apesar de você ter frisado que deve ser feito com JSF2, postei os links pois pode ser útil a outros usuários que vejam o tópico :wink:

luxu

finotti:
Eu acho que a parte de autenticação/autorização deve ser feita por um framework especializado.
Sugiro o Spring Security.
Outra opção é o JAAS

Aqui tem um exemplo de JSF2 + Hibernate + Spring Security.

PS: apesar de você ter frisado que deve ser feito com JSF2, postei os links pois pode ser útil a outros usuários que vejam o tópico :wink:

Amigo finotti seu projeto e pra NetBeans ou Eclipse?

finotti

Eclipse

Criado 12 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 17 de fev. de 2011
Respostas 3
Participantes 3