Sugestões para o desenvolvimento de aplicação web para monografia

Olá Pessoal, estou concluindo minha faculdade de sistemas de informação, e minha intenção é desenvolver um software para mostrar a utilização de padrões de projeto. focando principalmente no MVC com o Framework Struts.

Mas em falta a ideia principal, ainda não sei para qual segmento vou desenvolver o software.
[list] ja pensei em autmomação comercial.[/list]
[list] nota fiscal eletrônica[/list]
[list] controle de tickts.[/list]
[list] e gerenciador escolar![/list]

qual tem alguma ideia legal ??

valeu!

Oi.
A partir da sua lista, eis minhas opiniões:

• Automação Comercial. Não sei até que ponto é benéfico fazer esse… Um sistema de automação comercial é muito abrangente e precisa, algumas vezes, usar impressoras que ficam na porta serial. Não é impossível, mas é mais fácil fazer um sistema Desktop, e não web.
  • NFe: É uma boa. Pense bem antes de fazer porque é necessária uma grande quantidade de dados. Pode ser um pouco complexo, mas você aprende muita coisa… A como consumir webservices, certificados digitais, xml, servidores web, processamento assíncrono.
  • Controle de tickets. O que é isso?
  • Gerenciador escolar. Esse pode ser interessante. Já vi muitos colégios sem, pelo fato de que muitos projetos fracassaram. Seria interessante, por exemplo, fazer inclusive com uma escola que possui campus em vários municípios. Dá um trabalho bem interessante.

Existem outras coisas pra se fazer, claro. Hoje, eu faria alguma coisa relacionada com webservices (principalmente REST) ou algo como AmazonEC2. Dá pra pensar em alguma coisa pra mobile também, usando Sencha.

Se você quer estudar várias tecnologias, quem sabe seria muito interessante você fazer um sistema X em Java e outro em Python com Django (ou RoR), e depois comparar tudo.

Acima de tudo, lembre-se de uma coisa: tenha um escopo bem definido do que você quer fazer e atenha-se àquilo. É muito fácil ir colocando cada vez mais coisas. Não estou dizendo de ter diagramas exatos e coisas do tipo (nesse caso, você provavelmente passaria o tempo todo fazendo diagramas, perderia muito tempo), mas sim um product backlog ou coisa do tipo.

Obrigado,

sua resposta foi bem interessante pra mim.

obrigado pela dica André

Converse com seu orientador.

Quando fui apresentar meu trabalho, vi vários outros sendo reprovados ou “passando de raspão” pela banca pelo simples fato de usar sempre temas “muito manjados”.

Fuja de qualquer coisa relacionada a sistema de bibilioteca, locadora ou coisa parecida :slight_smile:

Olha,

Se tivesse que fazer um tcc com um desses temas eu pegaria o gerenciador escolar ou algo ligado a nota fiscal eletronica por ser diferente. Mas, só um conselho: Não use o struts. Procure usar o Ruby on Rails ou outro framework porque o Struts é bem ruim ( pelo menos na minha opinião ) de ter que ficar configurando actions e etc nos XMLs.

...