sugestÕes para projeto

Pessoal , tenho um projeto em mente e gostaria muito de sugestões, críticas e opniões de vocês, o projeto é o seguinte, a algum tempo venho notado que a maioria dos programadores criam programas, sistemas, etc por prática ou por diversão, vi isso na revista infoexame também, dessa forma eu tenho em mente um projeto de um site de um “leilão virtual de programas e sistemas”, onde programadores pudessem se cadastrar e vender seus programas e sistemas, pois seria de diversar linguagens não só java, teria uma espécie de “Mural de Pedidos” também, onde as empresas que não encontrassem programas adequados as suas necessidades pudessem postar pedidos que seriam repassado aos programadores e postados numa espécie de “mural de recados” no site, ao se cadastrar o programador informaria diversas informações, como por exemplo , linguagens de programação que exercem, etc. O site seria em um dominio .com e conteria subdominios dos programadores, exemplo www.paulo.xxx.com , nesse subdominio o programador disponibilizaria suas informações pessoais com programas demos e screenshots, a transação comercial, a princípio seria realizada sem intervenção do site, após a transação a empresa poderia informar como foi realizada a transação e dar uma nota para o programador, postando se ele realmente foi pontual, se o programa realmente é de qualidade, etc… e o programador poderia fazer o mesmo com parte a empresa, a princípio viso a forma de lucro por meio do site via publicidade, amigos me deram a idéia de cobrar uma porcentagem sobre o valor total da transação, acredito que não é uma boa idéia pois não é porque o produto é anunciado no site que significa que a transação seria realizada pelo site, dessa forma não tem como controlar a transação. Gostaria muito de saber sugestões e opniões, desde ja eu agradeço.
Abraço.

Tudo que se precisa é ter uma idéia original

Bom, sinceramente eu nunca apostaria num site como esse negócio.

Entre em sites como:

www.superdownloads.com.br
www.sourceforge.net

E você achará programas pra tudo quanto é tipo de aplicação. Gratuitamente.

Sem querer te desanimar Paulo, mas acho que eh um negocio meio inviavel… Software nao eh como um livro ou CD que voce compra ou negocia pela internet… Trata-se de um processo “artesanal” - eh necessario ter um contato “cara-a-cara” com o cliente durante o processo de desenvolvimento. Apenas minha opiniao.

Marcio Kuchma

Olá,Paulo.

Sua idéia possui três pontos distintos:

  1. Infelismente a moda agora é bens intangíveis* gratuitos. Ninguém, nem os próprios autores, valoriza esse tipo de trabalho. Paga-se somente quando não há outro jeito. É por isso que acho que sua idéia, Paulo, só vai para frente se não houver movimentacão de dinheiro.

  2. Esse “Mural de Pedidos” é realmente muito interessante. Mas ao invés de reiventar a roda, podería-se acrescentá-lo em algum repositório já existente. Dentre os brasileiros, o superdownloads e o código livre parecem ser duas boas alternativas.

  3. Você tirou o foco no produto para colocá-lo sobre o desenvolvedor. Infelismente não sei nem dizer se isso é bom ou ruim

*Músicas, livros, fotos, filmes e principalmente software

Opa paulo, se lembra de mim, lá do canal? Pois bem, é como eu lhe disse antes, é um risco a correr, pode da certo como não, acho uma idéia original, talvez deja certo, por também ser algo diferente. Mas não custa nada testa não é? Entre em contato comigo para conversarmos melhor a respeito.

Eu já vi algo que lembra isso que você disse: www.rentacoder.com