Sugestões para TCC - Pós-graduação

Bom dia galera…

estou pensando num tema pro meu TCC da pós-gradução, faço Engenharia de Software com Ênfase em Projetos, dei uma navegada no GUJ, mas os temas praticamente era pra gradução, construção de sistemas etc…

Estou procurando sugestões sobre qual tema escrever, mas gostaria que todos que pudessem colaborar e expandir meu campo de visão…

por enquanto pensei em metodologias ágeis, SOA, ITIL, MPS-Br, enfim, algumas idéias que soaram…

mas não queria fugir da engenheria focando uma tecnologia específica por exemplo java, queria pensar em algo sobre processos, metodologias, independente de uma tecnologia adotada…

obrigado, Hewerton.

então vc queria algo mais focado na administração do que na area tecnica? fujir do codigo e se direcionar inteiramente a area negocial?
então pq não faz algo na area ligado a PMP e metodologias?

[quote=luistiagos]então vc queria algo mais focado na administração do que na area tecnica? fujir do codigo e se direcionar inteiramente a area negocial?
então pq não faz algo na area ligado a PMP e metodologias?[/quote]

exatamente, como falei acima pensei em metodologias, mas acaba sendo amplo…

como os assuntos são bem extensos, to procurando umas sugestões direcionadas, por exemplo, se eu escolher metodologias ágeis, o que falar dela pra ser um tiítulo bacana e não uma repetição do que se acha na net.

ex: Metodologia ágeis e seus benefícios (isso se acha com pesquisa, então não seria algo tão valorizado ao meu ver)

agora, por exemplo um tema: Fatores para o sucesso na adoção de metodologias ágeis.
Veja que aqui eu teria já um processamento maior, será que toda empresa que adotar esse tipo de metodologia vai ter sucesso? quais fatores ajudam e quais atrapalham?
digamos que estou tendo poucas idéias direcionadas nesse sentido, assunto pensei em vários, mas achar um tema específico bacana é o mais difícil.

vc como gerente de projetos ja pensou como a tecnica de [urlhttp://www.refactoring.com]refactoring [/url]podem diminuir os custos do seu projeto? E deixa-lo mais flexivel com uma manutencao menos custosa?

hehe nao sei isso ajuda!

flw! :smiley:

Uma outra coisa que poderia ser legal é você mostrar como utilizar metodologias ágeis e seus benefícios para a implantação do MPS.BR. Você poderia escolher um nível específico ou então mostrar um “how to”, passando por todos os níveis de maturidade.
Acho que se isso ficar legal, você poderia até tirar umas consultorias por fora, implementando seus processos nas empresas.

[]'s.

valeu pessoal pelas idéias, todas estão sendo consideradas :smiley: