Olá pessoal,
Estou pra fazer um trabalho de Reconhecimento de Padroes usando RNA. O trabalho em si nao eh complicado: uma hipotese, uma massa de dados e depois brincar com a rede, para ver como ela se comporta em relacao a hipotese e as amostras de dados.
O trabalho em si nao eh o problema. O “x” da questao eh que eu preciso de DADOS para serem analisados. Como as amostras terao de ser coletadas pelo grupo, estive matutando em analisar alguma coisa cuja coletagem de amostra fosse simples. Nao quero ter que sair na rua entrevistando mais de 500 pessoas p.ex., para consguir uma amostragem de caracteristicas relacionadas a, p.ex., pratica de esportes.
Sendo assim imaginei utilizar caracteristicas de algo de forma que eu conseguisse criar um robozinho para fazer essa coletagem para mim. Exemplo: digamos que minha ideia seja “sites com muitas figuras tem como cor de fundo branco, sites com poucas figuras tem como cor de fundo preto” (sim, eu sei que nao faz sentido). Nesse caso eu poderia criar um programa que navegasse em tantos sites quanto eu quisesse e catalogasse essas informacoes. Dessa forma nao apenas meu trabalho seria mais simples como eu conseguiria um numero de amostras muito maior do que o “metodo bracal”.
Entenderam o que eu quis dizer? Alguma sugestao, critica, ideia? Como falei, o trabalho em si eh tranquilo, minha pedra no sapato eh como obter as tais amostras. 
Marcio Kuchma