Sugetões de Exercícios

Olá pessoal, eu gostaria que vocês me digam alguns exercicios para eu resolver, pois estou no 3º do ensino médio técnico e minhas aulas de lógica de programação direcionada a programação em Java estão muito atrasadas quanto a conteúdo, mas como sempre gostei de programação e busquei aprender Java sozinho, estou perdendo tempo esperando que a escola me proponha desafios…

Para ter uma noção de meu nivel de programação quando proporem algo, eu vou citar alguns dos programas q já fiz (todos feitos com a utilização de uma interface gráfica):

• Jogo da Velha de 2 jogadores
  • Jogo da Velha de 1 jogador contra máquina (OBS: deixei de tal forma q é impossivel ganhar da máquina)
  • Galeria de imagens
  • Calculadora
  • Quiz (com perguntas aleatórias baseadas num arquivo de texto interno ao arquivo .jar)
  • Um programa que faz a captura da imagem na tela do pc para “espionagem”, pois ele roda em segundo plano sem que o usuario note visualmente
  • Um programa com uma imagem do mapa do Brasil, onde você clica no estado desejado e aparecem informações sobre o mesmo (utilizando de mapeamento de imagem para tal programa)

Esses programas, apesar de serem simples, são os mais relevantes q fiz. Qualquer outro programa de mesmo nivel ou um pouco mais superior seria grato pela sugestão

Da uma pesquisada sobre matriz esparsa.

Uma interpretação real para matriz esparsa é o orkut, Facebook, Twitter. Cada linha e coluna são pessoas que vc conhece e assim sucessivamente. Atraves desta implementação teria como Você ver quem é amigo de quem em qual grau etc etc etc

Outro interessante mas que eu nao fiz com interface é a criação de um indice remissivo, ou seja, o final de um livro existe palavras chaves que contem a numeração da pagina onde elas ocorrem. A ideia seria vc ler um arquivo GIGANTE, ex: biblia em txt e procurar por palavras chaves que estaria em um outro arquivo ou em uma estrutura interna e montar o indice remissivo. A estrutura de dados a ser utilizada seria uma arvore.

Vc poderi CRIAR TAMBÉM PROGRAMAS MATEMATICOS COM INTERFACE TIPO mmc, mdc, rsa, equações diofantine, etc…

Jogo da forca é uma boa tbm… jogo da memória

é isso ai abaixo algumas dicas:

Procure na net DVD Neri Neitzke - Informaticon Video aulas
o cara é fera tem uns Dvd de Java POO SE I e II
exercicios de Algoritimos testados em varias linguagens,
Hibernate,Flex+java uns par essa é uma das dicas.

Apostilas da Caelum que sao free e de otima qualidade com varios exercicios explicados passo a passo
se possivel imprima e encardene material muito bom mesmo
FJ-11: Java e Orientação a Objetos
FJ-21: Java para Desenvolvimento Web
http://www.caelum.com.br/curso/formacao-java/

http://mballem.wordpress.com/

Manipulando Arquivo Txt com Java- Ainda nao vi este exercicio mais nao custa Olhar

Utilizando Swing com Banco de Dados -

Utilizando Swing com JPA/Hibernate

E criado uma agenda de contatos em estrutura MVC com banco de dados
eu ussei o MySQL muito bom o exercicio e logo depois o mesmo o software é utilizado com JPA/Hibernate onde irá ao inves
de utilizar comandos SQL diretamente como insert,delete,update,etc…Ira Persistir os dados via JPA no banco.

o exercicio proposto é bem simples exije um pouco de familiriaridade com MySQL e IDE Eclipse.
o bom é que da uma otima base para projetos Swing , onde a partir do conceito de camadas de negocio e interface utilizados nesse tutorial,
é possivel criar facilmente outros Aplicativos como Cadastro de clientes,Estoque,Consulta ai vai da sua imaginação

Qualquer Duvida poste aqui que iremos ajudar .
é uma boa iniciação esses exercicios do blog e caelum para desenvolver como e no mercado realmente, melhor do que jogos simples
pois ai podera realmente aprender como se programa nas empresas de TI

Lembre-se nao adianta só funciona sem qualidade de Programação seu software provavelmente sera inutil no futuro , pois ninguem ira conseguir dar manutençao
por nao seguir um padrao dependendo do tempo talvez nem mesmo voce . entao atente-se nas regras de negocio,interface,dataBase e Orientação a Objetos…

Até mais :smiley:

os Exercicios sao de autoria do membro do Forum
Marcio Ballem,
é formado em Sistemas de Informação e certificado Oracle Java Programmer 6.

Oi,

http://www.pcforum.com.br/cgi/yabb/YaBB.cgi?num=1239039891

Agradeço a todos, já to começando alguns dos programas e to tentando tirar o máximo de proveito dos artigos e apostilas indicados, se tiverem outras sugestões ou até materiais de apoio eu ficaria muito grato.

Vc usa qual IDE (eclipse, NetBeans)?!

Eu utilizo o Eclipse.

1 curtida