Sun amplia o suporte a Groovy e PHP no NetBeans!

Bom pessoal, traduzi mais ou menos essa notícia do SDTIMES, estou estudando inglês então vamos ver se dá pra entender algo.

http://www.sdtimes.com/SUN_EXTENDS_GROOVY_PHP_SUPPORT_TO_NETBEANS/About_GROOVY_and_JAVA_and_NETBEANS_and_PHP_and_PYTHON_and_SUN/33060

O NetBeans foi contruido em Java; A Sun Microsystem começou oferecendo add-in package para esta IDE que permitia gerenciar C++ e Ruby. Hoje a versão 6.5 foi liberada, brindando a IDE com sintaxe highlighting completo para Groovy, JavaScript e PHP e ainda com um preview de suporte para Pyhton.

PHP em particular ganhou sua própria version de IDE, disse Kuldip Oberoi, gerente de grupo de desenvolvimento de Marketing da Sun. O PHP mirou no Netbeans ações como um editor texto com suporte a sintaxe highlighting e assistente de conexão a banco de dados, disse ele.

Usuários do JavaScript, irão encontrar um ambiente mais refinado na versão 6.5, segundo a Sun. O time do NetBeans gastou um tempo considerável para dar suporte as linguagens Web, Oberoi disse, essa Ide agora entende CSS e HTML, e seus formatos de acordo com a norma.

Desenvolvedores Javascript também serão capazes de depurar os problemas no NetBeans, graças a inclusão do client-side debugging para aplicações neste release.

Python pode também ser utilizado no NetBeans via o preview liberado pela Sun. Mas isso ainda não tem sido integrado da mesma forma com as outras linguagens. Oberoi disse que um suporte completo deverá sair dentro da IDE no próximo ano.

Mark Dey, gerente de engenharia para o desenvolvimento com AJAX e o homem responsável pelo NetBeans release, apontou que que o lado do Java também foi melhorado.

"Nós dizemos um bom trabalho para performance e qualidade - coisas como code completion e rápido scanning, coias que melhoraram a qualidade desse release diz tudo!, disse Dey.

Oberoi disse que usuários do Windows deverão ser capazes de codificar em C++ via NetBeans sob seu desktop e compilar o código para um rede com máquina Solaris, através de compiladores da Microsoft.

A última versão que peguei do netbeans não tinha suporte para o groovy nem possuia plug in compatível. Procurando na net achei informações contraditórias, alguns dizendo que o suporte teria sido descontinuado (o plug in). Vou testar esta nova versão, ando precisando mesmo de uma IDE boa para groovy. O plug in do eclipse ainda tem muito para avançar.

Então vou te dar informações claras:
No NetBeans 6.5 tem um ótimo suporte a Groovy e vem junto com a IDE. Não precisa nem baixar plugin.

Essa é a primeira versão desse suporte que vem junto com o NetBeans, e está começando o suporte, e não descontinuando.

Junto com o suporte a Groovy vem o suporte ao Grails, que também vem junto.

O Suporte a PHP pode ser adicionado facilmente pela lista de plugins dentro da própria IDE. Também é a primeira versão estável.

O Suporte a Python ainda não é final mas já dá pra ser usado baixando o plugin da página do projeto.

Estou na página do netbeans (http://www.netbeans.org/downloads/index.html). Lá nas versões para baixar nenhuma indica suporte para groovy… Será que esqueceram de informar? Mesmo a versão mais básica já possui?

Se tu quizer programar apenas e groovy e nada mais te interessa, baixa a versão mais básica, acho que é suficiente. Senão baixa a versão Java, que vem com o Java EE, que nessa eu tenho aqui e o groovy já vem incluido.

Blz, estou baixando agora. Infelizmente está super lento o download. Comecei antes do almoço e ainda não chegou aos 20%. Mas assim que terminar eu já testo as funcionalidades para o groovy.
Tenho instalado a versão 6.1 aqui e realmente não achei nada para o groovy nele, nem consegui atualizar ele para a versão 6.5.