Bom pessoal, traduzi mais ou menos essa notícia do SDTIMES, estou estudando inglês então vamos ver se dá pra entender algo.
O NetBeans foi contruido em Java; A Sun Microsystem começou oferecendo add-in package para esta IDE que permitia gerenciar C++ e Ruby. Hoje a versão 6.5 foi liberada, brindando a IDE com sintaxe highlighting completo para Groovy, JavaScript e PHP e ainda com um preview de suporte para Pyhton.
PHP em particular ganhou sua própria version de IDE, disse Kuldip Oberoi, gerente de grupo de desenvolvimento de Marketing da Sun. O PHP mirou no Netbeans ações como um editor texto com suporte a sintaxe highlighting e assistente de conexão a banco de dados, disse ele.
Usuários do JavaScript, irão encontrar um ambiente mais refinado na versão 6.5, segundo a Sun. O time do NetBeans gastou um tempo considerável para dar suporte as linguagens Web, Oberoi disse, essa Ide agora entende CSS e HTML, e seus formatos de acordo com a norma.
Desenvolvedores Javascript também serão capazes de depurar os problemas no NetBeans, graças a inclusão do client-side debugging para aplicações neste release.
Python pode também ser utilizado no NetBeans via o preview liberado pela Sun. Mas isso ainda não tem sido integrado da mesma forma com as outras linguagens. Oberoi disse que um suporte completo deverá sair dentro da IDE no próximo ano.
Mark Dey, gerente de engenharia para o desenvolvimento com AJAX e o homem responsável pelo NetBeans release, apontou que que o lado do Java também foi melhorado.
"Nós dizemos um bom trabalho para performance e qualidade - coisas como code completion e rápido scanning, coias que melhoraram a qualidade desse release diz tudo!, disse Dey.
Oberoi disse que usuários do Windows deverão ser capazes de codificar em C++ via NetBeans sob seu desktop e compilar o código para um rede com máquina Solaris, através de compiladores da Microsoft.