Alguém aqui no fórum já fez essa prova ?
Quem poderia dar referências sobre quais livros usaram para fazer o exame.
E se existe um livro específico para estudar para a prova.
Sun Certificated Developer for Web Services
16 Respostas
Aqui no fórum nunca vi niguém com essa prova e pelo que consta é muito rara. Dizem inclusive que é mais difícil de todas, mais difícil inclusive que a SCEA.
Para você que já tem a SCEA, acho que é um desafio a altura. 
Eu acho que é perca de tempo, não cobre a maior parte das modificações e novas implementações que ocorreram com Web Services nos últimos anos.
Desculpe, mas a pergunta que fiz não foi essa!
Desculpe, mas a pergunta que fiz não foi essa!
Isso eu notei, mas não estava respondendo sua pergunta, estava expondo minha opinião sobre a certificação.
Beleza ! então desculpe ai qualquer coisa ! Acho que você está certo !
Seguinte estou indo para o Jazoon 08 (Zurich - SUI ) e podemos escolher uma certificação para tirar eu escolhi essa pq é uma que ainda não tirei. Então queria saber se alguém aqui do fórum tirou.
Não queria polemizar só queria dicas para tirar mais essa certificação.
[]'s
Já li em algum lugar que pretendem atualizar essa prova. Mas não lembro a fonte e era outra pessoa dizendo que tinha ouvido falar isso também.
Daí, você pode esperar um pouco mais ou fazer upgrade se sair a versão mais nova.
Cara não conheço ninguem com essa certificação! Tentei até um amigo altamente certificado ele também nunca tentou!
C acha que vale a pena se certificar mas seria legal fazer como o Vitor sugeriu esperar a atualização da certificação.
Mas fica ao seu criterio!
T+ abraço!
Cara não conheço ninguem com essa certificação! Tentei até um amigo altamente certificado ele também nunca tentou!C acha que vale a pena se certificar mas seria legal fazer como o Vitor sugeriu esperar a atualização da certificação.
Mas fica ao seu criterio!
T+ abraço!
Sim, ela é raríssima. Atualmente é mais fácil achar um unicórnio de asas do que alguém com uma SCDJWS :lol:
EDIT: Procurando no javaranch: Este é o mais novo unicórnio de asas: http://saloon.javaranch.com/cgi-bin/ubb/ultimatebb.cgi?ubb=get_topic&f=80&t=001381
Pois eu conheço aqui em Fortaleza 3 pessoas que tem, vou falar com eles.
Olá hebertaquino,
esta é uma certificação bem interessante, conheço alguns amigos que já tiraram ela e eu estavas querendo tirar também. Muitos estudaram pelo Study Guide MUITO recomendado segue o link http://java.boot.by/wsd-guide/
Abraços.
Olá
Esta certificação está completamente desatualizada. O próprio autor do livro básico para tirar esta certificação renegou o livro no seu blog há uns 2 ou 3 anos atrás
Do fundo do meu coração e com todo o carinho, mas estas 3 pessoas que você conhece que tem este certificação, se elas fizeram esta prova há menos de 4 anos, o conhecimento deles não serve para nada. Sofreram um conto do vigário.
Eu jamais contrataria alguém para trabalhar com web services por causa desta certificação porque mantenho minha opinião expresa em http://www.guj.com.br/posts/list/50963.java#268288
Se pretende usar web services, gaste seu tempo para aprender a usar o Apache CXF que acaba de lançar a versão 2.1 ou o Spring WS que parece bem interessante. Estude o site da Sun e brinque com o Metro. Ou simplesmente use seu tempo para tomar cerveja.
Mas dizendo isto não quero dizer que o livro do Monson seja de todo ruim. Afinal das 928 páginas do J2EE web Services de 2003, os capítulos que explicam SOAP e WSDL são bons e de lá tirei muitas informações que inclui no tutorial de web services do conexão java 2006. Mas todo aquele monte de páginas descrevendo a API completamente obsoleta e que é exigida como decorada na prova, virou puro lixo.
[]s
Luca
Olá
Realmente tenho pena dos desinformados que perderam tempo estudando http://java.boot.by/wsd-guide/ch04.html
Estudar JAX-RPC hoje em dia é prova de ignorância completa de JEE.
[]s
Luca
dá uma olhada nas provas de soa da ibm.
[]´s
OláRealmente tenho pena dos desinformados que perderam tempo estudando http://java.boot.by/wsd-guide/ch04.html
Estudar JAX-RPC hoje em dia é prova de ignorância completa de JEE.
[]s
Luca
Já mexi um pouco com JAXWS. Nunca mexi com JAX-RPC e portanto deixo a pergunta:
Além de mudar os imports e o nome das classes, quais são as grandes diferenças estruturais entre o JAX-RPC e o JAXWS? Qual conhecimento prévio do JAX-RPC pode ser utilizado no JAXWS e qual não pode?
Olá
Não se aproveita nada do conhecimento prévio de JAX-RPC além de sofrimento (que de certa forma soma como experiência).
Meu primeiro contato com JAX-RPC me deu complexo de burrice. A API parecia bastante confusa. Mas depois de googlei e vi que um monte de gente xingava aquele lixo, me senti menos burro. O JAX-WS, que pude aprender mais com o livro de SOA do Mark Hansen, ainda não é nenhuma maravilha. Aliás, ainda está evoluindo e as últimas versões já melhoraram.
Uma das grandes diferenças é que o JAX-RPC definia seu próprio modo de fazer o binding Java/XML. Na geração do JAX-WS, toda a parte de data binding do schema XML do JAX-RPC foi completamente substituída pelo JAXB 2.0.
Quero deixar claro que JAX-WS ainda é complicado porque web services com SOAP e WSDL é complicado. Mas com certeza é bem melhor do que o JAX-RPC.
[]s
Luca
Também me enrolei com isso algum tempo atrás luca… Mas o cliente que é ORACLE, quis utiliziar JDeveloper 10132, OBRIGOU - me a gerar o client via a mesma ferramenta e virou tudo uma grande porcaria rs…