Boa noite.
Bom meus amigos acabo de formar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e como e sabido por todos, na faculdade nada se ensina de TI, apenas um visão (muita fraca por sinal), e quem precisa de dinheiro para viver tem que começar por baixo, como suporte, ate a vaga de analista. Hoje estou trabalhando com Engenharia na área de automação predial, com escala de 12 X 36 das 07:00 ás 19:00 me deixa livre alguns dias (de 2 a 3 dias em casa durante a semana).
Como todo profissional de TI, certificação e base, sou certificado microsoft e coisa e tal, porém resolvi mudar de carreira e quero seguir como desenvolvedor.
Devido a necessidade de me sustentar(e aos meus pais tbm) ficou impossível fazer estágio (o menos pior pagava R$ 800,00…), como isso não pude deixar de trabalhar e me dedicar aos estudos. Hoje formado não encontro trabalho, pois os requisitos beiram a irreverência, sem falar no fato na minha não experiência e baixo conhecimento.
Aqui vem minha pergunta gostaria de me focar na Sun Certified Java Associate (SCJA), que creio ser a mais básica, sera a base para seguir a carreira.
Então eu pergunto como alguém que não trabalha na área pode adquirir tais conhecimentos?
Que tem alguma noção conhecimentos a nível de estágio, vontade de aprender e alguma grana.
Devido ao meu horário não consigo freqüentar cursos como a caelum que foi muito bem recomendada (trabalhando dia sim e dia não, sábado e feriados não consigo horário em cursos).
Ouvi alguns dizerem, aprenda java, e tal, mais estudar para certificação não ira me dar a base de java que preciso? ou tenho que saber para o mercado algo que não e cobrado na certificação?
No momento estou disposto a trabalhar ate de graça!!! No período que estou fora do meu trabalho (ou seja, nas folgas), para elevar meus conhecimento, como intuito de aprendizado.
Gostaria de um empurrão da comunidade para entra no mercado .
Abraços
Paz e Luz.