Sun Certified Java Associate (SCJA)

2 respostas
A

Boa noite.

Bom meus amigos acabo de formar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e como e sabido por todos, na faculdade nada se ensina de TI, apenas um visão (muita fraca por sinal), e quem precisa de dinheiro para viver tem que começar por baixo, como suporte, ate a vaga de analista. Hoje estou trabalhando com Engenharia na área de automação predial, com escala de 12 X 36 das 07:00 ás 19:00 me deixa livre alguns dias (de 2 a 3 dias em casa durante a semana).

Como todo profissional de TI, certificação e base, sou certificado microsoft e coisa e tal, porém resolvi mudar de carreira e quero seguir como desenvolvedor.

Devido a necessidade de me sustentar(e aos meus pais tbm) ficou impossível fazer estágio (o menos pior pagava R$ 800,00…), como isso não pude deixar de trabalhar e me dedicar aos estudos. Hoje formado não encontro trabalho, pois os requisitos beiram a irreverência, sem falar no fato na minha não experiência e baixo conhecimento.

Aqui vem minha pergunta gostaria de me focar na Sun Certified Java Associate (SCJA), que creio ser a mais básica, sera a base para seguir a carreira.

Então eu pergunto como alguém que não trabalha na área pode adquirir tais conhecimentos?

Que tem alguma noção conhecimentos a nível de estágio, vontade de aprender e alguma grana.

Devido ao meu horário não consigo freqüentar cursos como a caelum que foi muito bem recomendada (trabalhando dia sim e dia não, sábado e feriados não consigo horário em cursos).

Ouvi alguns dizerem, aprenda java, e tal, mais estudar para certificação não ira me dar a base de java que preciso? ou tenho que saber para o mercado algo que não e cobrado na certificação?

No momento estou disposto a trabalhar ate de graça!!! No período que estou fora do meu trabalho (ou seja, nas folgas), para elevar meus conhecimento, como intuito de aprendizado.

Gostaria de um empurrão da comunidade para entra no mercado .

Abraços

Paz e Luz.

2 Respostas

shepherdmoons

Caro colega,

Também me encontro na mesma situação, mas a diferença que estou no ultimo ano da faculdade de Sistemas de Informação e tenho como agravante a idade de 32 anos sou velho…rs, para a area que escolhi de paixão. Bom conheço Java fazendo projetinhos desktop, por exemplo um programa que gerencia condominios e tal e algumas coisas pequenas que fiz para aprender a linguagem essa é a minha experiência com Java. Vou me formar esse ano e minha dificuldade é conseguir uma oportunidade de trabalhar na area para mim realmente é dificil, tenho currículo cadastrado na Apinfo, Vagas.net e etc, mas não recebi nenhuma proposta na area de desenvolvimento não sei se é minha pouca experiência com a linguagem ou minha idade, enfim choradeiras a parte…rs, estou estudando para tirar a certificação em Java OCJP (Oracle Certified Java Programmer), ela é mais importante, porque te possibilita tirar outras certificações em Java, já que para realizar outros exames em Java é necessário te-la feito antes. Para tirar certificação em Java é realmente necessário ter um conhecimento da linguagem, pois a prova cobra demais detalhes da linguagem que todo programador deve conhecer, mas não se dedique a estudar para passar na prova, mas sim para ter a grata oportunidade de aprender Java de verdade vou fazer a prova em Fevereiro, passei 4 meses estudando pelo livro da Kathy Sierra e Bert Bates : Certificação Sun para Programador Java 6 e aprendi realmente Java estudando sozinho e continuo aprendendo sempre. A certificação de Associate embora seja cobrado no novo exame para Java 7, não é uma certificação importante nas antigas versões, por tanto a certificação OCJP 6 é importante fazer.

Espero ter ajudado.

Boa-Sorte

A

AlexandreMC:
Boa noite.

Bom meus amigos acabo de formar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e como e sabido por todos, na faculdade nada se ensina de TI, apenas um visão (muita fraca por sinal),

Isso acontece com a maioria das pessoas, a faculdade quase sempre não “aprofunda” só mostra que aquilo existe…

Não perca tempo estudando para esta certificação. O mercado não a ve com bons olhos! A certificação que vc deveria dar atenção neste momento é a OCJP… A grande problema de quem está começando q não tem orientação, é focar naquilo que não é tão importante… Repito, não perca seu precioso tempo e +/- R$ 330 nesta certificação…

Vc pode fazer projetos freelancer, isso conta como experiência “prática”.

Vc pode conseguir um professor particular, o que acho muito mais produtivo. Algumas pessoas deveriam ter o seguinte conceito: Fazer curso em turmas o objetivo deveria ser tirar dúvidas, “lapidar o conhecimento” e não ir cru achando q vai ser “fera” no assunto pois isso não existe! Vai sair com conhecimento básico sim… editado: minha opinião

Estudar pra certificação já é um grande começo mas não é suficiente.

Um conselho q sempre dou pra quem está começando é focar no que é importante, como? Conversando com quem trabalha na área, pois atirar pra alguns lados “imaginando” q está fazendo a melhor opção às vezes pode até estar fazendo porém o tempo dedicado poderia ser melhor otimizado e o objetivo alcançado mais rapidamente.

Abraços,
André AS.

Criado 19 de janeiro de 2012
Ultima resposta 20 de jan. de 2012
Respostas 2
Participantes 3