A Sun finalmente vai cumprir a promessa de maio de 2006, lançando o fonte do Java SE e Java ME sob a GPLv2, aquela que se você fizer modificações ao fonte, deverá disponibiliza-las da mesma forma.
Esse é um um passo considerado polêmico para muitos, que temem a proliferação de muitas versões diferentes do Java, quebrando a compatibilidade. Vale lembrar que o JCP continua sob controle da Sun, então a especificação do Java continuará bem definida.
ps: hoje de manhã já havia 4 pessoas que postaram essa notícia, como no máximo uma linha e um link foi fornecido, e as vezes uma unica citacao em ingles, resolvi escrever algo mais elaborado.
pessoal, vamos traduzir boa parte das notícias… evitem postar apenas um link!
Como tem lá na matéria do InfoQ, o modo de acesso e envio de bugfixes ainda não foi definido e ainda deve demorar um pouquinho pra eles fecharem isso. Vamos ver quem é que vai ficar a frente disso.
[quote=fcmartins]Vai ter um webcast aqui (no JavaLobby estão dizendo que o Richard Stallman vai participar do anúncio): http://sun.com/javanews[/quote]
Esse webcast é por volta de 15:30 horário de Brasília.
[quote=Paulo Silveira]A Sun finalmente vai cumprir a promessa de maio de 2006, lançando o fonte do Java SE e Java ME sob a GPLv2, aquela que se você fizer modificações ao fonte, deverá disponibiliza-las da mesma forma.
[/quote]
O que realmente preocupa é a forma da licença, o que a meu ver indica que teremos problemas, já que a GPLv2 implica em “abrir” todo o fonte que se utiliza de software sob GPL.
Em outros pontos / aspectos a nóticia é muito boa, principalmente porque acredito que a Sun (JCP) jamais aprovará alterações desordenadas e/ou que comprometam a linguagem.
[quote=seberino][quote=Paulo Silveira]A Sun finalmente vai cumprir a promessa de maio de 2006, lançando o fonte do Java SE e Java ME sob a GPLv2, aquela que se você fizer modificações ao fonte, deverá disponibiliza-las da mesma forma.
[/quote]
O que realmente preocupa é a forma da licença, o que a meu ver indica que teremos problemas, já que a GPLv2 implica em “abrir” todo o fonte que se utiliza de software sob GPL.
Em outros pontos / aspectos a nóticia é muito boa, principalmente porque acredito que a Sun (JCP) jamais aprovará alterações desordenadas e/ou que comprometam a linguagem.[/quote]
Segundo o Bruno de Souza (JavaMan) em um Email para os JUG-LEADERS vai ser disponibilizado SIM sob GPL v2 porem com uma exceção , poder linkar com aplicações de código não-GPL
Você pode continuar a usar o JDK em aplicações comerciais porque você pode baixar a versão com licença comercial gratuita, que é a que você sempre usou.
O JDK ainda não foi posto totalmente sob GPL porque há muito código que deve ser modificado para ficar livre de licenças. Por exemplo, o código de java.util.Calendar é da Taligent (uma companhia que era da IBM). Será que eles vão aproveitar alguma coisa do projeto Classpath?
Pelo que li no faq, o que vão fazer é incluir na Licensa GPL v2 o “classpath exception”, que é exatamente um “adendo” a licença que especifica que outros programas podem usar (linkar dinamica ou estaticamente) sem ter que liberar seus códigos como GPL.
Esta abordagem já é usada pelo Kaffe e pelo projeto Classpath. A Sun diz que escolheu esta mesma abordagem para seguir a comunidade.
não sei pq alguns teme a abertura do codigo do java. veja com seus proprios olhos um dos melhores compiladores é GLP para quem nao conhece o gcc ele pode ser encontrado tanto em versões para windows, linux, mac, unix, etc em versões 32, 64 e 128bits sem falar nas centenas de outros processadores comerciais que são vendidos em equipamentos embarcados. poderia falar mais um pouco da gcc mas deixo isto para os que nao acreditam nesta licença possam ver com os próprios olhos, certo.
GCC, the GNU Compiler Collection, GCC, a Coleção de Compiladores GNU http://gcc.gnu.org/
Estava eu pensando com meus botões o que esta notícia iria mudar na minha vida e se realmente isto significa que agora mais gente vai tentar resolver os problemas do java, quando percebi que mais uma coisa foi também colocada como Open Source: o Duke!
[quote=Bohzzu]Pelo que li no faq, o que vão fazer é incluir na Licensa GPL v2 o “classpath exception”, que é exatamente um “adendo” a licença que especifica que outros programas podem usar (linkar dinamica ou estaticamente) sem ter que liberar seus códigos como GPL.
Esta abordagem já é usada pelo Kaffe e pelo projeto Classpath. A Sun diz que escolheu esta mesma abordagem para seguir a comunidade.
Pelo FAQ é o que entendi também (li baseado na msg do Bohzzu)… E com isso acredito que está completamente afastado o “fantasma” de ter que abrir o código dos sistemas comerciais.
Obrigado Bohzzu pela elucidação. Isso realmente era um ponto que me preocupava bastante.
Estava eu pensando com meus botões o que esta notícia iria mudar na minha vida e se realmente isto significa que agora mais gente vai tentar resolver os problemas do java, quando percebi que mais uma coisa foi também colocada como Open Source: o Duke!
Vai ter um evento, num mundo virtual 3D :lol:, com perguntas e respostas, com Tim Bray, Simon Phipps e Mark Shuttleworth, na “ilha” de Java das 7:00 às 8:00, horário de Brasília.
Poxa, até que o código do hotspot é bacana, não é sinistro de entender perto de outros que já vi de outros projetos Eu gostei da iniciativa, não vejo tanto perigo nesta atitude da Sun. Só os crackers que irão rastrear o código inteiro da JVM à procura de uma brecha…
Mas o interessante (ou não) é que aparecerão logo em breve vários fork’s dos projetos livres da Sun.