Sun Java Studio Creator

ele só é IDE pra aplicativos web? jsp?
ou a versao que saiu é “demo”?

oq eu ja tinha ouvido do project rave era que seria uma IDE tipo eclipse e netbeans, mas com a parte grafica mto melhor… pra trabalhar com swing e tal…

to meio perdidao… me expliquem ai hehe

Imagine Visual Basic ou Delphi. Imaginou? Agora imagine fazer a mesma coisa que vocë fazia com estas ferramentas (além de aplicativos web) em Java. Pronto! Isso é o Sun Java Studio.

O foco principal, por enquanto, é apenas em aplicações web.

Aqui tem um resumo legal do que ele é/faz.

enato eh a versao que saiu hoje que soh mexe com web?
as proximas vao vir com tudo?

A instalação aqui em casa parou em 25% :’(
Win 2000

O instalador eh estupidamente pesado, mas a IDE roda legal. Claro, “legal” numa maquina legal, mas tem uma performance legalzinha, para o primeiro release publico.
Pelo menos por padrao eh todo baseado em JavaServer Faces, com bastante drag’n drop. O auto-complete do codigo eh deficiente e lento ainda, sendo que achei meio chato de usar.

Faz deploy usanto ant automaticamente, se integra com o navegador que vc configurar e tudo mais. Ta ficando bem legal.

Rafael
ps: soh consegui instalar na 3a tentativa… pelo menos pra mim, nenhum download que faco no site da sun usando getright funciona… o executavel sempre da pau… download normal quebra no meio… acabei usando o download manager na propria sun… )

[quote=“Rafael Steil”]Rafael
ps: soh consegui instalar na 3a tentativa… pelo menos pra mim, nenhum download que faco no site da sun usando getright funciona… o executavel sempre da pau… [/quote]
Desculpem o off:
Eu uso o flash get e mesmo nos downloads da Sun tudo funciona bem.

Até.

É bonitinha, fácil de usar…
Mas não sei se vale os mais de 300Mb no HD + 13 portas abertas
Ainda sou a favor da simplicidade.
Porém, tem seus méritos para quem quer começar no Java de forma mais fácil.

A Sun precisava de algo para trabalhar com JSF, assim como a porcaria do VS.NET trabalha com ASP.NET … Escrever todos os metodos de acao no braco eh um pe-no-saco, entao nesses pontos uma IDE que faca parte do trabalho “nao-produtivo” eh uma boa sacada.

Rafael

Ainda bem q não baixei…deêm uma olhada nos requisitos antes de fazer o download pessoal:
http://www.java.sun.com/developer/technicalArticles/WebServices/jscoverview/fig7.gif

Bom, a minha máquina tem a configuração correta, uma pergunta: O que é aquele PointBase 4.8 Restricted Edition ?

PointBase é tipo um banco de dados em Java.

Esse negócio é pesaaaaaaado…

Pow, mas precisava colocar a JVM no pacote de instalação? Gastariamos algumas horas a menos para fazer o download sem a JVM.

Após dois anos de espera, finalmente a sun esta comecando a apresentar uma alternativa ao VS.NET, ou ao WEB Matrix (ide’s para programar no ASP.NET).
Ja dei uma mexidinha no Web Matrix, e realmente a resposta da SUN parece estar no mesmo nivel. Programar com drag and drop eh muito semelhante nas duas ferramentas, ao colocar um botao, no creator podemos diretamente escrever o codigo java que sera executado ao clicar no botao, assim como as IDE’s do ASP.NET.
Parece que finalmente teremos uma IDE tao facil de fazer um aplicativo web quando a da M$. O unico problema eh o peso. Creeedoooo, como eh grande. Soh para comparar, o instalador do Web.Matrix eh certa de 2 mega, e o Creator eh 140 mega. (ambos descontando as maquinas virtuais .NET e JAVA)
A minha maquina (Athlon 800 com 256 de ram) roda tranquilamenta o Web Matrix, ja o creator se arrasta.
Mas realmente, parece ser este o caminho certo. O importante eh ter alternativas. Pelo que vi , eh possivel dizer a um desenvolvedor M$ que agora temos uma ferramenta tao produtiva quanto as que ele esta acostumado. Alem disso o lancamento desse Creator abre portas, e ideias, para outras IDE’s implementarem seus proprios ambientes para desenvolver Java Server Faces, seguindo um pouco a ideia do IDE da Sun.
Outro ponto negativo fica para ao Sun App Server que vem de lambuja. Nem todo mundo gosta dele, eheheh. Mas o deploy nele realmente eh muito simples, basta clicar no run, e pronto, ele starta o Sun App Server e faz o deploy, visto que esse ja suporta JSF diretamente.

140MB com a JRE. :slight_smile:

web matrix eh uma ide ridicula… nem debugging suporta…

Rafael

Obrigado, e alguém aqui já usou ele ? É bom ?
É free !

Realmente o Web Matrix eh uma IDE bem limitada. Mas a questao eh que ela faz o trabalho dela. Voce pode pegar arrastar os compenentizinhos escrotos do ASP.NET e rodar. Tem ate um mini servidor web embutido.
Existem outras limitacoes do web matrix, que nao vem ao caso. Mas como ponte de design/desenvolvimento acho que a IDE eh bem sucedida. Alem do mais ela ainda esta em desenvolvimento.
Espero que saia algo semelhante para o JSF, como um plugin do eclipse ou de outra forma, pois o Creator com certeza nao vai rodar na minha maquina (ainda nao chegou o mainframe que encomendei da IBM).

Sim, sim…

Digamos que achei o Studio Creator bem menos pesado do que imaginava… o pior defeito nessa primeira versao, na minha opiniao, eh o funcionamento meio “capenga” dele… o intelisense sucks total.

Rafael

Ainda bem q não baixei…deêm uma olhada nos requisitos antes de fazer o download pessoal:
http://www.java.sun.com/developer/technicalArticles/WebServices/jscoverview/fig7.gif[/quote]

Por que não li esta mensagem antes??? :cry:
Será que com 396MB roda? Acho que não vou nem tentar instalar…