[quote=Bohzzu][quote=Luca]Nos últimos 2 anos me preocupei um pouco com o futuro da Sun e várias vezes lamentei que o Java não fosse Open Source para poder sobreviver a qualquer indesejável debacle da Sun.
A partir do ano que vem esta preocupação deixará de existir e ainda de bonus o Java poderá ser adotado por muitas entidades que torciam o nariz para o Java por não ser Open Source.
[/quote]
Ja tive as mesmas preocupações e acho que sem dúvida esta será uma grande conquista.
Como já foi dito, a especificação da linguagem continuará com jcp, então nem deve virar a zona toda que se especulou aqui.
Do mais eu não entendo porque algumas pessoas falaram “vai virar um ‘linux’” como crítica. :roll: É bem verdade que se tem mais distros, do que necessário, mas as que realmente tem espaço, são largamente usadas são um numero bem menor.
Ainda, temos o exemplo, no mundo unix, do BSD, que são todos desenvolvidos apartir do mesmo ponto de partida, onde todos os BDS resolvem os problemas que se propoe, mas que têm diferentes “sabores” para diferentes situações. (mais uma vez vale salientar que não é so um BSD que resolve um determinado problema).
E isso, em partes já acontece com java. A diferença é que ninguem vai precisar escrever tudo do zero e teremos mais possibilidades deste tipo.
Claro que vão aparecer milhões de jvms que mudaram apenas meia duzia de coisas. Isso é um trade-off (e não me parece tão prejudicial assim). Como existe uma cacetada de trade-off em manter tudo na mão da sun.
estes são meus dois centavos…[/quote]
Se realmente continuar com o JCP eu concordo que nao vai virar zona, oq eu nao quero pro Java é oq qacontece com o Linux, cada semana uma versão, centenas de pessoas fazendo coisas diferentes e no fim dá merda…
Tenho medo de linguagens como Ruby ou .NET crescerem e melhorarem pela base de informações que a Sun vai disponibilizar com isso…
8)
E Paulo realmente, quero ver o Richard Stallman rodar alguma coisa, ele é mto tapado… é poser para as fotos (tire uma foto e fique famoso :lol: )
8)