Sun: Open source Java para início de 2007

Acho que todos concordam que a abertura do hotspot e da vm não dá direito a modificarem a especificação Java que está melhor nas mãos do JCP…

mas por outro lado… eu espero me beneficiar logo com uma vm embutida no postgresql… hehehe

Liberdade com responsabilidade.

Só para lembrar o Java 5 da IBM foi lançado esse ano (em maio se não me engano).
Uns 2 anos depois do Java 5 da Sun.

Com isso o IBM Websphere que é um servidor web usado em grandes projetos usava Java 1.4 até pouco tempo.

Com essa liberação a IBM, BEA e outras vão poder “cópiar” e otimizar a implementação do Java da Sun mais rápido, beneficiando os seus produtos e consequentemente nós meres desenvolvedores.

Só essa vantagem já é muito boa para mim.

Entrevistador: Hmm, tou olhando aqui o seu currículum, é bem interessante, pois bem meu jovem, quantos JAVAS você save e já trabalhou?

Entrevistado: Bom, começei com o da Sun, depois parti para o da Oracle, infelizmente tivemos projetos que depedenram de outros bancos, não pude mais usar a da Oracle, então tivemos problemas com ActiveX e problemas com libs da MS, resolvemos adotar o Java da MS, mas aí só fez piorar, até as classes cores deram incompatibilidade, e o desempenho foi lá para o espaço. Então resolvemos utilizar o Java da BEA, da IBM, da GNU, do diabo a quatro.

Entrevistador: Reprovado, você não viu quase nenhuma implementação do Java.

[quote=Grinvon]Entrevistador: Hmm, tou olhando aqui o seu currículum, é bem interessante, pois bem meu jovem, quantos JAVAS você save e já trabalhou?

Entrevistado: Bom, começei com o da Sun, depois parti para o da Oracle, infelizmente tivemos projetos que depedenram de outros bancos, não pude mais usar a da Oracle, então tivemos problemas com ActiveX e problemas com libs da MS, resolvemos adotar o Java da MS, mas aí só fez piorar, até as classes cores deram incompatibilidade, e o desempenho foi lá para o espaço. Então resolvemos utilizar o Java da BEA, da IBM, da GNU, do diabo a quatro.

Entrevistador: Reprovado, você não viu quase nenhuma implementação do Java.[/quote]

Exagerado.
Todos que voce mensionou JAH existem… e a sua declaracao não se tornou realidade ( tirando da MS que realmente CAGOU com tudo… )

Grinvon, você não entendeu ou está fazendo de propósito?

Hummm…o discurso tá ligeiramente parecido com o Linux e sua trupe de distribuições heuheuheueh :lol:

editado rapidin: não esquentem comigo, o tom do comentário é jocoso =)

[quote=fmeyer]errr ,

Kenobi vc ja usou a jvm da IBM com AIX ou mesmo a Jrockit ?

[/quote]

Já instalei sim a JRockit com o BEA 8.1 e até onde eu sei, a mesma só roda em plataforma 1.4; ainda não há uma implementação para a versão 5 da especificação.

Quanto ao que falávamos, o HotSpot da Sun foi substancialmente aperfeiçoado para a nova versão da especificação.

Quanto à jikes da IBM nunca mais li nada à respeito.

Um dos problemas de utilizar essas máquinas alternativas virutais é o padrão de erro - stacktrace, onde as mensagens são bem diferentes das habituais.

[quote=yago]Já instalei sim a JRockit com o BEA 8.1 e até onde eu sei, a mesma só roda em plataforma 1.4; ainda não há uma implementação para a versão 5 da especificação.
[/quote]

http://www.bea.com/framework.jsp?CNT=index.htm&FP=/content/products/jrockit/

pois deveria instalar de novo e ler os artigos na pagina antes de postar besteira

Quando eu falo de maquinas virtuais da IBM ou BEA to falando de ambientes especificos, algo como AIX rodando websphere ou BEA Portal rodando em redhat

Esse tipo de implementacao que eu quero ver alguem reclamar de performance e que precisam de codigo da sun pra fazer algo bem feito.

Quanto a stacktrace ela é a mesma por ser um padrao da implementacao da JVM. o que pode mudar é uma algumas palavras que voce nao esta acostumado sendo usada no lugar de outra.

[quote=fmeyer][quote=yago]Já instalei sim a JRockit com o BEA 8.1 e até onde eu sei, a mesma só roda em plataforma 1.4; ainda não há uma implementação para a versão 5 da especificação.
[/quote]

http://www.bea.com/framework.jsp?CNT=index.htm&FP=/content/products/jrockit/

pois deveria instalar de novo e ler os artigos na pagina antes de postar besteira

Quando eu falo de maquinas virtuais da IBM ou BEA to falando de ambientes especificos, algo como AIX rodando websphere ou BEA Portal rodando em redhat

Esse tipo de implementacao que eu quero ver alguem reclamar de performance e que precisam de codigo da sun pra fazer algo bem feito.

Quanto a stacktrace ela é a mesma por ser um padrao da implementacao da JVM. o que pode mudar é uma algumas palavras que voce nao esta acostumado sendo usada no lugar de outra.[/quote]

Sinceramente tb não conhecia a esse respeito. Não sabia que a JRockit já tinha porte para o Java 5.

Até onde li, a performance para produção é realmente melhor que a implementação da Sun, entretanto por esse fato q o yago levantou dos traces, a própria BEA recomenda instalar a JVM da sun em ambiente de desenvolvimento e a dela em produção.

Lembro disso que estava no processo de instalação do Application Server.

[quote=Luca]Olá

O benefício será para a comunidade Java que às vezes se assusta quando a Sun publica seus balanços e que teme uma possível venda da Sun para uma outra empresa cujo foco seja outro.

[]s
Luca[/quote]
Exato Luca, o beneficio é mais “espiritual” do que real!

creio que isso nao va beneficiar IBM, BEa e outras, ja que suas VMS sao amplamente baseadas no fonte da VM da sun, com pequenas mudancas em pontos chave di JIT e do GC.

bom mesmo vai ser para os governos, e para dar risada do Stalman ex-JavaTrap, ai vamos ver se ele vai comecar a codar algo em Java ou se é apenas um demagogo que gosta de tirar fotos.

Tenho um cliente que usa JRockit 5.0 a uns 5 meses (chutando por baixo). E realmente a diferenca é consideravel principalmente na parte do GC e gerenciamento de memoria.

Há uns 3 meses atras comecamos a usar a JRocket 5.0 pra arquitetura x86_64 e até agora ta tudo tranquilo.

Agora especificamente sobre essa “abertura” eu nao me preocupo muito, quem ja baixou os fontes do JDK sabe a tranqueira que é brincar com aquilo.

]['s

[quote=Paulo Silveira]creio que isso nao va beneficiar IBM, BEa e outras, ja que suas VMS sao amplamente baseadas no fonte da VM da sun, com pequenas mudancas em pontos chave di JIT e do GC.
[/quote]

hmmmmm, as VMS da IBM e Bea são escritas “do zero” a partir da especificação ou realmente já baseadas no código da SUN?

O que não faz sentido pra mim é a IBM demorar 2 anos a mais que a SUN para liberar o Java 5 dela.
Pela demora, parece que eles escreveram tudo em vez de só otimizar o código da SUN.

Outra questão é: essas empresas já tinham acesso a 100% do código da SUN por estar no JCP? E elas podiam usar o código em VM delas? Talvez vão poder só apartir do ano que vem quando liberar como OpenSource.
No Sun Tech Days lembro do presidente da Sun falando que eles tinham que resolver alguns problemas de copyright antes de liberar como OpenSource.

Talvez esses problemas de copyright impediam a IBM e BEA de somente otimizarem o código… E elas tinham que reescrever tudo (chutando pela demora). E agora não vão precisar mais. Nesse caso essas empresas seriam beneficiadas também.

[quote=Paulo Silveira]creio que isso nao va beneficiar IBM, BEa e outras, ja que suas VMS sao amplamente baseadas no fonte da VM da sun, com pequenas mudancas em pontos chave di JIT e do GC.

bom mesmo vai ser para os governos, e para dar risada do Stalman ex-JavaTrap, ai vamos ver se ele vai comecar a codar algo em Java ou se é apenas um demagogo que gosta de tirar fotos.[/quote]

Bem lembrado!

Se bem que a maior dificuldade no momento da turma GNU tem sido mesmo implementar “tudo” pra poder dizer que tem uma plataforma java…

http://developer.classpath.org/mediation/ClasspathOpenTasks

Não vejo aonde essa abertura será vantajosa…como disseram aqui…grandes empresas podem se beneficiar e o java pode virar um linuz da vida tb…entre outros… a nao ser que cada um prefira desenvolver com seu próprio java, as vantagens disso ainda me são obscuras.

[quote=Luca]Nos últimos 2 anos me preocupei um pouco com o futuro da Sun e várias vezes lamentei que o Java não fosse Open Source para poder sobreviver a qualquer indesejável debacle da Sun.

A partir do ano que vem esta preocupação deixará de existir e ainda de bonus o Java poderá ser adotado por muitas entidades que torciam o nariz para o Java por não ser Open Source.
[/quote]

Ja tive as mesmas preocupações e acho que sem dúvida esta será uma grande conquista.

Como já foi dito, a especificação da linguagem continuará com jcp, então nem deve virar a zona toda que se especulou aqui.

Do mais eu não entendo porque algumas pessoas falaram “vai virar um ‘linux’” como crítica. :roll: É bem verdade que se tem mais distros, do que necessário, mas as que realmente tem espaço, são largamente usadas são um numero bem menor.

Ainda, temos o exemplo, no mundo unix, do BSD, que são todos desenvolvidos apartir do mesmo ponto de partida, onde todos os BDS resolvem os problemas que se propoe, mas que têm diferentes “sabores” para diferentes situações. (mais uma vez vale salientar que não é so um BSD que resolve um determinado problema).

E isso, em partes já acontece com java. A diferença é que ninguem vai precisar escrever tudo do zero e teremos mais possibilidades deste tipo.

Claro que vão aparecer milhões de jvms que mudaram apenas meia duzia de coisas. Isso é um trade-off (e não me parece tão prejudicial assim). Como existe uma cacetada de trade-off em manter tudo na mão da sun.

estes são meus dois centavos…

[quote=bruno.braga]
hmmmmm, as VMS da IBM e Bea são escritas “do zero” a partir da especificação ou realmente já baseadas no código da SUN?

O que não faz sentido pra mim é a IBM demorar 2 anos a mais que a SUN para liberar o Java 5 dela.
Pela demora, parece que eles escreveram tudo em vez de só otimizar o código da SUN.

Outra questão é: essas empresas já tinham acesso a 100% do código da SUN por estar no JCP? E elas podiam usar o código em VM delas? Talvez vão poder só apartir do ano que vem quando liberar como OpenSource.
No Sun Tech Days lembro do presidente da Sun falando que eles tinham que resolver alguns problemas de copyright antes de liberar como OpenSource.

Talvez esses problemas de copyright impediam a IBM e BEA de somente otimizarem o código… E elas tinham que reescrever tudo (chutando pela demora). E agora não vão precisar mais. Nesse caso essas empresas seriam beneficiadas também.[/quote]

Até onde sei, é exatamente isso que acontece hoje. Apenas alguns poucos pedaços da VM são abertos e fazer parte do JCP não dá direito a “ver” a parte fechada. Por isso a demora na VM da IBM.

Claro que isso por si só não justifica a demora de dois anos, mas isso já dá outro tópico! :twisted:

[quote=Bohzzu][quote=Luca]Nos últimos 2 anos me preocupei um pouco com o futuro da Sun e várias vezes lamentei que o Java não fosse Open Source para poder sobreviver a qualquer indesejável debacle da Sun.

A partir do ano que vem esta preocupação deixará de existir e ainda de bonus o Java poderá ser adotado por muitas entidades que torciam o nariz para o Java por não ser Open Source.
[/quote]

Ja tive as mesmas preocupações e acho que sem dúvida esta será uma grande conquista.

Como já foi dito, a especificação da linguagem continuará com jcp, então nem deve virar a zona toda que se especulou aqui.

Do mais eu não entendo porque algumas pessoas falaram “vai virar um ‘linux’” como crítica. :roll: É bem verdade que se tem mais distros, do que necessário, mas as que realmente tem espaço, são largamente usadas são um numero bem menor.

Ainda, temos o exemplo, no mundo unix, do BSD, que são todos desenvolvidos apartir do mesmo ponto de partida, onde todos os BDS resolvem os problemas que se propoe, mas que têm diferentes “sabores” para diferentes situações. (mais uma vez vale salientar que não é so um BSD que resolve um determinado problema).

E isso, em partes já acontece com java. A diferença é que ninguem vai precisar escrever tudo do zero e teremos mais possibilidades deste tipo.

Claro que vão aparecer milhões de jvms que mudaram apenas meia duzia de coisas. Isso é um trade-off (e não me parece tão prejudicial assim). Como existe uma cacetada de trade-off em manter tudo na mão da sun.

estes são meus dois centavos…[/quote]

Se realmente continuar com o JCP eu concordo que nao vai virar zona, oq eu nao quero pro Java é oq qacontece com o Linux, cada semana uma versão, centenas de pessoas fazendo coisas diferentes e no fim dá merda…
Tenho medo de linguagens como Ruby ou .NET crescerem e melhorarem pela base de informações que a Sun vai disponibilizar com isso…
8)

E Paulo realmente, quero ver o Richard Stallman rodar alguma coisa, ele é mto tapado… é poser para as fotos (tire uma foto e fique famoso :lol: )

:smiley: 8)

Olá

O que de ruim acontece com o Linux?

Esta semana está sendo lançado o Fedora Core 6. Há pouco tempo saiu o Slackware 11. Há algum tempo saiu o Ubuntu. Em todos estes ninguém precisou aprender quase nada novo porque é o Linux. Todas as vezes que usei uma nova distribuição a curva de aprendizado foi rápida porque no fundo é Linux e os comandos são os mesmos.

E por ser Linux se pode tentar outras alternativas como colocá-lo embutido em outros dispositivos. Ontem mesmo vi o gumstix ( http://www.gumstix.com/ ) que é uma máquina com Linux que cabe na palma da mão. Eu mesmo já usei um Linux em uma máquina compacta com processador VIA.

Se o Linux estivesse na mão de uma única empresa provavelmente seu desenvolvimente seria atrelado aos interesses da empresa e dependeria somente da capacidade dos seus profissionais. Talvez se estivesse na mão da Sun até hoje seria difícil imprimir com o Linux. Até hoje o Java tem dificuldades de ser usado em aplicações que dependem de periféricos pelo abandono da Sun a esta área.

Com o Java sendo Open Source é claro que não aparecerão milhares de distribuições como disseram aqui que aliás seria um sinal da vitalidade do Java. Mesmo se aparecerem algumas dezenas, o que já será muito, poucas serão realmente usadas que foi exatamente o que o Bohzzu disse e alguém não gostou.

E como eu disse na minha primeira mensagem e o Paulo corroborou, o Java poderá ser adotado por muitas entidades que torciam o nariz para o Java por não ser Open Source.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

O que de ruim acontece com o Linux?

Esta semana está sendo lançado o Fedora Core 6. Há pouco tempo saiu o Slackware 11. Há algum tempo saiu o Ubuntu. Em todos estes ninguém precisou aprender quase nada novo porque é o Linux. Todas as vezes que usei uma nova distribuição a curva de aprendizado foi rápida porque no fundo é Linux e os comandos são os mesmos.

E por ser Linux se pode tentar outras alternativas como colocá-lo embutido em outros dispositivos. Ontem mesmo vi o gumstix ( http://www.gumstix.com/ ) que é uma máquina com Linux que cabe na palma da mão. Eu mesmo já usei um Linux em uma máquina compacta com processador VIA.

Se o Linux estivesse na mão de uma única empresa provavelmente seu desenvolvimente seria atrelado aos interesses da empresa e dependeria somente da capacidade dos seus profissionais. Talvez se estivesse na mão da Sun até hoje seria difícil imprimir com o Linux. Até hoje o Java tem dificuldades de ser usado em aplicações que dependem de periféricos pelo abandono da Sun a esta área.

Com o Java sendo Open Source é claro que não aparecerão milhares de distribuições como disseram aqui que aliás seria um sinal da vitalidade do Java. Mesmo se aparecerem algumas dezenas, o que já será muito, poucas serão realmente usadas que foi exatamente o que o Bohzzu disse e alguém não gostou.

E como eu disse na minha primeira mensagem e o Paulo corroborou, o Java poderá ser adotado por muitas entidades que torciam o nariz para o Java por não ser Open Source.

[]s
Luca[/quote]

Não é que acho o Linux ruim, mas se acontecer de ter diversas versões poderia ser um problema para a linguagem, ficaria meio trash… :smiley:
Mas se acontecer do jeito q vc msm disse q não sairia centenas de versao blz.

E realmente, tem coisas que uma comunidade poderia melhorar, coisas q a Sun deixou p/ tras ou nao funcionam… fora q ter (exemplo) 500 pessoas fazendo n é a msm coisa q ter mais de 700, ficaria muito melhor nesse ponto de vista…