Sun: Open source Java para início de 2007

[quote=Heero Yuy][quote=Bohzzu][quote=Luca]
Se relamente continuar com o JCP eu concordo que nao vai virar zona, oq eu nao quero pro Java é oq qacontece com o Linux, cada semana uma versão, centenas de pessoas fazendo coisas diferentes e no fim dá merda…
Tenho medo de linguagens como Ruby ou .NET crescerem e melhorarem pela base de informações que a Sun vai disponibilizar com isso…
8)
[/quote]

[color=red] [size=18]EDITADO POR Luca
ATENÇÃO: Eu não disse isto, por favor cuidado ao fazerem citações![/size]
[/color]

São observações (acredito eu) de pessoas que nunca usaram Linux e nem sequer sabem o que é software livre.

Muita besteira é dita sem conhecimento.
O Python é livre e só existe UM Python. :!:
O Ruby é livre e só existe UM Ruby. :!:
Lembrem-se: a SUN determina o que vai entra ou sair da linguagem. Ainda bem! Assim como é com o Python.

Ficar com medo que outras linguagens se beneficiem do Java?
Medo? Do quê? :shock:
Mas, acredito também que os comentários receosos aqui postados são de programadores novos e com pouca estrada…
Pra quem vem do DOS, passou (e passa) pelos “Uníndows”, mexe com Linux, isso num assusta! :slight_smile:

Abraços.

[quote=Avelino][quote=Heero Yuy][quote=Bohzzu][quote=Luca]
Se relamente continuar com o JCP eu concordo que nao vai virar zona, oq eu nao quero pro Java é oq qacontece com o Linux, cada semana uma versão, centenas de pessoas fazendo coisas diferentes e no fim dá merda…
Tenho medo de linguagens como Ruby ou .NET crescerem e melhorarem pela base de informações que a Sun vai disponibilizar com isso…
8)
[/quote]

[color=red] [size=18]EDITADO POR Luca
ATENÇÃO: Eu não disse isto, por favor cuidado ao fazerem citações![/size]
[/color]

São observações (acredito eu) de pessoas que nunca usaram Linux e nem sequer sabem o que é software livre.

Muita besteira é dita sem conhecimento.
O Python é livre e só existe UM Python. :!:
O Ruby é livre e só existe UM Ruby. :!:
Lembrem-se: a SUN determina o que vai entra ou sair da linguagem. Ainda bem! Assim como é com o Python.

Ficar com medo que outras linguagens se beneficiem do Java?
Medo? Do quê? :shock:
Mas, acredito também que os comentários receosos aqui postados são de programadores novos e com pouca estrada…
Pra quem vem do DOS, passou (e passa) pelos “Uníndows”, mexe com Linux, isso num assusta! :slight_smile:

Abraços.[/quote]
[/quote]

Notícias
http://www.softwarelivre.org/news/7644

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/102006/24102006-0.shl

Fique tranquilo, NÓS continuaremos a programar por MUIIIIIITOOOOO tempo com Java ainda! :slight_smile:

E fique ligado na TV digital, me parece ser o próximo “passo” de Java…

Abraços!

Olá

[color=red] [size=18][b]Por favor cuidado ao fazer citações para não atribuir texto de outros a mim.

Obrigado[/size][/b][/color]

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

[color=red] [size=18][b]Por favor cuidado ao fazer citações para não atribuir texto de outros a mim.

[]s
Luca
[/quote]

Ooops! Foi mal! :shock:

Abraços!

[quote=Luca]Olá

[]s
Luca
[/quote]
Tava dando pau Luca, a citação dele engoliu a sua e a dele e qdo respondi engoliu e juntou as 3 dai eu separei, mas ele n fez pq quis, foi pau msm…

[quote=Heero Yuy]
Tava dando pau Luca, a citação dele engoliu a sua e a dele e qdo respondi engoliu e juntou as 3 dai eu separei, mas ele n fez pq quis, foi pau msm…[/quote]

Putz! Além de aprender Java, preciso aprender a usar o fórum!!! :wink:

:XD:

Abraços!

[quote=Avelino][quote=Heero Yuy]
Tava dando pau Luca, a citação dele engoliu a sua e a dele e qdo respondi engoliu e juntou as 3 dai eu separei, mas ele n fez pq quis, foi pau msm…[/quote]

Putz! Além de aprender Java, preciso aprender a usar o fórum!!! :wink:

:XD:

Abraços![/quote]

huahuahua a culpa nao foi sua nao, deu pau qdo te respondi tbm rs

:smiley: :smiley:
[]s

[quote=Heero Yuy]
huahuahua a culpa nao foi sua nao, deu pau qdo te respondi tbm rs
:smiley: :smiley:
[]s[/quote]

:smiley:

Eu não vejo como as diferentes “vesões” que possam vir a surgir podem ser prejudiciais, ainda que apareçam centenas de versões da jvm.

A exemplo do linux, que existem varias distros, onde cada uma têm seu propósito, cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens e cada uma das distros aprendem com as outras, fazendo com que o linux tenha um crescimento a uma velocidade incrível. E todas são baseadas em um mesmo kernel e um mesmo conjunto de ferramentas gnu. Como já dito, não é preciso aprender tudo denovo. Tanto que existe a certificação LPI e é a mais conceituada.

Pra não parecer bairrismo meu, por conta do gnu/linux, podemos citar o exemplo de python, que é aberto (inclusive quanto a linguagem que não é “gerenciada” por um grupo, tal qual o jcp) e tem crescido a uma velocidade estrondosa. No caso do phyton há sim algumas diferentes versões de vm e com “frufrus” diferentes (quanto a linguagem) e ainda assim a comunidade e o uso vem crescendo bastante.

Há uma diferença grande também que não foi citada ainda é que diferente do gnu/linux, python e etc, java entrará no mundo “open-source” já com uma comunidade grande e consolidada. Assim, a propria comunidade há de saber “gerenciar” este processo pra que não ocorram excessos. Ao mesmo tempo é a própria comunidade que vai se beneficiar com isso, com a velocidade de evolução que podemos vir a ter (visto inclusive que trata-se de uma comunidade bastante participativa), tal como a possibilidade de participar mais ativamente no processo de decisão de que rumos java irá tomar. E pra mim, a já existencia desta comunidade é que vai fazer com que a coisa não desande e é o que esta fazendo com que a sun abra o código.

mais dois centavos! :smiley:

» Sun decide abrir o Java

Demonstrando talvez um caminho mais agressivo do que acreditava-se, a Sun Microsystems irá anunciar a abertura do código fonte do núcleo da plataforma Java dentro de 30 a 60 dias, disse o Presidente e CEO da Sun - Jonathan Schwartz, na conferência Oracle OpenWorld.

Fonte: http://www.osnews.com/story.php/16310/Sun-Decides-to-Open-up-Java

Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1161919583.html#comentarios

“Qualidade” e “PHP” na mesma frase? Hahaha :slight_smile:

[quote=Luca]O que de ruim acontece com o Linux?

Esta semana está sendo lançado o Fedora Core 6. Há pouco tempo saiu o Slackware 11. Há algum tempo saiu o Ubuntu. Em todos estes ninguém precisou aprender quase nada novo porque é o Linux. Todas as vezes que usei uma nova distribuição a curva de aprendizado foi rápida porque no fundo é Linux e os comandos são os mesmos.
[/quote]

Isso é péssimo principalmente para desenvolvedores. Qual distro você vai usar para desenvolver? Basta mudar de distro para o seu programa parar de funcionar. Tanto é que existem 3 maneiras de se instalar uma aplicação no Linux:

• pegar do repositório oficial. Pacotes feitos especialmente para a distro X;
  • pegar um pacote disponibilizado pelo desenvolvedor especialmente para a distro X;
  • compilar você mesmo;

O Linux é extremamente 3rd party unfriendly. Não há uma maneira única de se criar um pacote para todos, não há como garantir nada.

BTW, você conhece a respeito do Unix Wars? Tá certo que a situação do Linux não é a mesma, mas a do Java pode vir a ser.

A minha única preocupação é que a fragmentação do Java a la Unix eleve o custo do Java e leve os clientes a preferirem o .Net. A vantagem da Microsoft é que só há um .Net, e um Windows.

E quais entidades são essas? Entusiastas de Python? Eles não são pró-opensource eles são anti-Java e isso não vai mudar.

Olá

Esta não é minha experiência. Já coloquei aplicações em muitas distribuições diferentes e sempre do mesmo modo. Aliás, tinha até scripts para executar a instalação.

[quote=Thiagosc]Tanto é que existem 3 maneiras de se instalar uma aplicação no Linux:

1- pegar do repositório oficial. Pacotes feitos especialmente para a distro X;
2- pegar um pacote disponibilizado pelo desenvolvedor especialmente para a distro X;
3- compilar você mesmo;[/quote]

1 e 2 são iguais. Hoje mesmo instalei o Tomcat 6 aqui como sempre fiz tanto no Linux como no Windows que é abrir o tar.gz
3 - Compilar sempre foi uma ótima opção porque permite adotar opções particularizadas. Foi assim que sempre instalei o Apache no Linux

Vide resposta acima sobre tar.gz

Bullshit, empresas grandes como a Oracle e IBM não apostariam no Linux se fosse ruim assim.

Open Source elevando custos? Aqui no planeta onde moro nunca vi isto acontecer. E qual .NET que você diz ser o único? Cada versão muda mais coisas do que a diferença entre as distros Linux para o desenvolvedor Java.

[quote=Thiagosc]E quais entidades são essas? Entusiastas de Python? Eles não são pró-opensource eles são anti-Java e isso não vai mudar.
[/quote]

Governo e outras entidades que tinham dificuldades de adotar Java em grandes projetos com política Opensource. Mande um email para o Bruno Souza perguntando pelo trabalho que ele desenvolve nesta área há muitos anos.

E entusiastas de qualquer coisa para mim são favoráveis a esta coisa se não a palavra entusiasta não seria adequada.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Esta não é minha experiência. Já coloquei aplicações em muitas distribuições diferentes e sempre do mesmo modo. Aliás, tinha até scripts para executar a instalação.
[/quote]

Luca, não vou dizer que concordo com thiagosc pq isso é pecado. Mas… isso que ele falou é quase verdade, mas só pra C,C++, e tudo e qualquer coisa que se meta com glibc, libc, kernel, ncurses e algumas besteiras a mais.

De uma distro pra outra (antigamente a guerra era slackware libc e red hat com glibc) por algum motivo que eu não faço idéia, o pessoal que cria as distros mudam coisas de lugar, alteram como ela se integram no SO, etc, talvez para deixar mais facil para alguma coisa. Fora que linux pode ser usado com modulos, ou coisas direto no kernel, e quando voce programa com I/O isso muda… o skype para linux tem esse problema, usaram OSS e se deram mal. Tem distro que linux que skype é impossivel sem recompilar kernel com algumas mudanças.

A guerra de GTK/GLIBC/GNOME e QT/LIBC/KDE existe e os caras são mais baixos que a microsoft.

Olá

JMP, este fórum é de Java. Eu trabalhei muito tempo com aplicações em que a gente precisava instalar em qualquer Linux. Nunca tive o menor problema para instalar o Java, tomcat, ant, apache, as aplicações Java e uns 3 ou 4 servidores feitos em C que realmente precisavam de uma certa lib (que a gente já incluia no script de instalação). Os únicos aplicativos mais exigentes eram o banco de dados Informix que a gente por questões de suporte do fornecedor instalava um Linux certificado pela IBM e a placa X25.

Usei Red Hat todas as versões, Fedora, Slack, Debian, variantes do Debian, Suse, Mandrake e até a meleca da Conectiva que foi o Linux que já me deu mais baile para instalar em máquina xing ling. É como já disseram antes: há muitos Linuxes, mas a gente só usa meia duzia.

Agora, um cara da área de TI que depende de pacote para instalar aplicação é meio fresco. Qualquer linuxeiro de 15 anos sabe compilar as aplicações em Linux ou abrir um tgz.

[]s
Luca

Aff, não fale mal do sistema de instalação\atualização de softwares no Linux. Quem já estudou debian um pouco sabe que ele tem o melhor sistema de atualização\instalação que ja inventaram na história da computação!

apt-get install mysql

puts, de boa, em menos de 3 minutos ja estou rodando as minhas queries. Muito melhor e mais rápido que no Windows.

[quote=microfilo]
Aff, não fale mal do sistema de instalação\atualização de softwares no Linux. Quem já estudou debian um pouco sabe que ele tem o melhor sistema de atualização\instalação que ja inventaram na história da computação![/quote]

Que pena que cada Linux tem o seu próprio “melhor sistema de atualização”. hehe :slight_smile: Nem no formato do pacote (deb, rpm) eles se entendem.

Alguém que vive no mesmo mundo que eu e sabe do que estou falando. Esse pessoal deve viver no mundo bizarro lá do inimigo do superman, não há outra explicação para passar batido esse fato.