Hahaha, o Linux que o diga!
[quote=Thiagosc]Isso me lembra o pessoal de C++. É multiplataforma, mas você precisa escolher bem as suas bibliotecas, etc, etc, etc. Fala qualquer coisa e a resposta “mas pode ser feito”.
Isso é péssimo para o Java. Ele caíria na vala comum das outras linguagens “multiplataforma, mas com alguns poréns”.[/quote]
Já caiu faz tempo. Em um nome, Javacomm, mas eu poderia me estender bem mais só com o que já tive problemas.
Hahahaha, vocês são hilários.
Hahaha, o Linux que o diga! [/quote]
A Sun deve pensar em alguma forma de gerenciar, não sei se a licença diz isso em algum lugar, mas se ‘soltar’ os fontes e deixar a galera fazer o que quiser, e trabalhando concorrentemente vai ser realmente um caos. De uma certa forma, estimula os avanços, mas controlar isso deve ser pensado com calma. Alguém poderia dizer como isso vai ser controlado pra não virar briga ?
threading em java é especifico de plataforma. (e nao eh algo externo como a javacomm)
usar threading no solaris sem saber usar muito bem yield só da em merda.
[quote=jmp]
usar threading no solaris sem saber usar muito bem yield só da em merda.[/quote]
hey, voce nao deveria estar usando yield, a nao ser que esteja trabalhando numa dessas vms surradas de celular
eu quero ver a cara do Stallman se isso acontecer mesmo!
Não vai mudar muito, já que pra ele, Free Software é só a GPL.
Que mundo da lua você vive?!?!?! Você não pode estar sériamente falando isso. Java tá muito, mas muito longe de ser WORA. Caramba, eu tenho direto problema de comportamentos bem especificados que ainda assim a implementação da Sun insiste em ser diferente entre windows, linux e solaris.
Java é melhor que c++ no quesito multiplataforma e portavel, mas tá muito longe de ser a panacea no assunto.
Me poupe de toda essa besteira sua.
podia fazer uma enquete, pra saber quem acha uma boa a sun tornar o java o.s. ou não …
Alguns podem até achar ruim o que devo dizer, mas acho isso ruim. Acho que o Java não poderia virar open source.
Certamente não seria a melhor forma de descobrir, já que se trata de um assunto digamos… “mais sério”!
Onde no meu texto está escrito isso? Java é multiplataforma até onde é possível ser multiplataforma, e em comparação com outras linguagens é realmente a melhor.
Agora, eu percebo um tanto de fanatismo de alguns aqui. As suas afirmações foram até aqui o mais puro conjunto de “alucinações” que já ouvi. De duas uma, ou você não “bate bem” ou vivemos em planetas diferentes.
“Open source” não é solução para nada, veja o caso da Netscape! Demorou tantos anos para lançarem o Mozilla, depois mais tantos outros para ter um Firefox e finalmente conseguiram alguma coisa. Isso porque a Microsoft dormiu com o IE e não porque foram “superiores”.
Esse papo de inovação em open source só pode ser piada. Eles só copiam. Linux é uma cópia de um SO de 30 anos de idade, os ambientes gráficos sempre tentam copiar o Windows ou Mac OS. As panacéias da moda são mais velhas que Java e baseadas em conceitos mais velhos ainda! Onde tem “inovação”?
Acho que os nervosinhos do opensource deveriam tomar um chá de camomila e refletir sobre o atual estado das coisas. As coisas chegaram a esse ponto não foi por acidente, Java é o número 1 em algumas áreas por alguma razão. Qual será? Marketing*?
Open source tem o seu lugar, mas esse fanatismo e a lenda da “inovação” são irritantes para qualquer pessoa com senso crítico.
* Para programadores “marketing” é “tudo aquilo que não sei sobre negócios em TI; ou, tudo aquilo que não é traduzível em linhas de código”
Concordo com Kenobi, isso é puramente jogo político entre grandes coorporações e a acredito que a demanda não vem do povo usuário e sim.
Aposto que se tornar não irá ajudar em nada a nossa comunidade no quisito de evoluir o Java de meios externos, apenas grandes empresas querem realmente se apoderar do conhecimento de mais de 10 anos de pesquisa (diria no mínimo 12, já que antes de lançar o Oak.)
[quote=Thiagosc]“Open source” não é solução para nada, veja o caso da Netscape! Demorou tantos anos para lançarem o Mozilla, depois mais tantos outros para ter um Firefox e finalmente conseguiram alguma coisa. Isso porque a Microsoft dormiu com o IE e não porque foram “superiores”.
Esse papo de inovação em open source só pode ser piada. Eles só copiam. Linux é uma cópia de um SO de 30 anos de idade, os ambientes gráficos sempre tentam copiar o Windows ou Mac OS. As panacéias da moda são mais velhas que Java e baseadas em conceitos mais velhos ainda! Onde tem “inovação”?[/quote]
É, não tem inovação, só copiam, o linux hoje é igual a qualquer SO de 30 anos atráz e o gnome é uma cópia do Windows. Tu está com toda razão, e os fanáticos estão errados. 100% de razão pra ti, ó, eu disse que tu ta certo hem! Ah, o windows sim, esse é que só tem inovação.
[size=7]Para os outros: achei melhor não contrariar né![/size]
Quero destacar essa frase. Eu acho que to perdendo um pouco da paciencia com as pessoas aqui no GUJ, mas o que voces acham de uma pessoa que fala isso?
Eu acho que você não deveria alimentar trolls. Aliás, frasezinha do dia:
Tem um pessoal aí meio nervosinho. Dêem uma maneirada do café.
Quero destacar essa frase. Eu acho que to perdendo um pouco da paciencia com as pessoas aqui no GUJ, mas o que voces acham de uma pessoa que fala isso?[/quote]
Você diria que a liberação do código do Netscape foi um sucesso estrondoso em termos de inovação e evolução?
Foi um fracasso, o Netscape perdeu de vez a batalha contra o IE e demorou anos para algo útil ser produzido.
[quote=Thiagosc]
Você diria que a liberação do código do Netscape foi um sucesso estrondoso em termos de inovação e evolução?
Foi um fracasso, o Netscape perdeu de vez a batalha contra o IE e demorou anos para algo útil ser produzido. [/quote]
Acho que você deveria se informar primeiro. A netscape jamais liberou os fontes do brownser original dela, o finado netscape navigador.
A historia, a grosso modo, foi a seguinte:
Eles decidiram reescrever o navegador do zero, e seria em Java, para ser onipresente em todas plataformas.
Eles descobrem que escrever em Java um navegador era uma tarefa impossivel para época. Resolveram então entregar para a Sun todo código de GUI que tinham escrito para suportar lightweight widgets em cima de AWT. Disso nasceu o Swing, por sinal. Alguns muitos anos depois o navegador em Java foi liberado como OSS, é o projeto Jazilla da source forge.
Eles então começaram a reescrever, de novo, do zero o trem em C++, só que eles queriam um modelo de componentes que fosse multiplataforma, dai implementaram o XPCOM.
Um bom tempo depois veio o Mozilla e a Mozilla foundation.
O mozilla já tinha passado do 1.0, só que ele era, ainda é por sinal, carroção e com muita coisa inutil. Disso surigiram os vários projetos para criar versões leves dos vários componentes dele, firefox, camino, thunderbird, etc.
O problema, e o fracasso, da Netscape se deu pelo push monopolista da microsoft e, acima de tudo, o fato deles terem reescrito quase DUAS vezes o software deles. Qualquer empresa desse mundo (ok, quase todas) vão falhar miseravelmente se tentarem isso.
Thiago, você sabe que a grande maioria dos softwares escritos em Java já podem ser executados em JVMs open source? Você também sabe que todos esses projetos visam acima de tudo compatibilidade e possuem menos extensões que as JVMs de outras empresas que não a Sun?
Hum, só acredito vendo! :twisted:
[quote=microfilo][quote=louds]
Thiago, você sabe que a grande maioria dos softwares escritos em Java já podem ser executados em JVMs open source?
[/quote]
Hum, só acredito vendo! :twisted: [/quote]
Que tal Ant, Eclipse, JEdit e Tomcat? Ant e Eclipse você consegue rodar via jamvm, gcj e harmony; JEdit via jamvm, gcj e em breve harmony; Tomcat jamvm e gcj até onde eu sei.
Da uma olhada em http://developer.classpath.org/mediation/ClasspathCompatiblePrograms
Netbeans provavelmente só vai rodar em uma plataforma open source se a Sun assim desejar, já que os fontes usam API proprietária da JVM da Sun - logo não é Java.