Entao gente, segunda e terca estive em Duesseldorf na Sun Tech Days…
Foi um tanto quanto chocante e triste.
Esperava ver o Gosling de tabela mas ele nao apareceu. Quem veio foi a Stans Kleijnen, holandesa (que falava alemao tambem), extremamente simpatica e comecou contando um pouco da historia da Sun.
Terminou dizendo quais os planos deles pro momento e futuro BEM proximo.
A palestra sobre J2EE e Web services foi otima, com muitos exemplos, necessidades, como problemas foram resolvidos e muita, muita, muita, teoria.
O almoco nos dois dias foi otimo - e de graca ehehhe, que nem em sao paulo.
Durante o dia todo tiramos proveito do pavilhao dos sponsors, onde pudemos discutir com o project manager do Sun One Framework - tambem esqueci o nome, desculpe. Ele tinha bons argumentos, mas faltava parar de fazer um pouco de auto-propaganda, infelizmente. Soh falar bem do proprio produto eh um pouco demais.
Pelas apresentacoes que vi do framework, um designer nao seria capaz de manusear tal ferramenta, uma pena.
E me pareceu muito que ficamos dependentes do framework se desejarmos desenvolver mais o produto. O que significa que quem usa o cvs tera que usar o mesmo IDE, meio lixao - opiniao.
A palestra de j2ee practises e patterns foi razoavel, porem com uma apresentadora (esqueci o nome, desculpe) que deixou MUITO a desejar… ficou muito fraca a apresentacao, somente mostrando, mostrando, mostrando e, por ultimo, falando
Por ultimo na segunda, o code camp de jaxm e jaxp foi bem interessante, mas algo que no momento esta fora de mao pra mim.
Ainda na segunda, os dois sponsor session que eu vi foram da Nokia. O primeiro era um alemao, que falou em alemao, 20 minutos e saiu andando. Nao vou comentar para nao ficar chato. Uma pena.
O segundo, mostrou a pratica. A galera delirava de prazer ao ver os programas rodando naqueles celulares.
Os celulares ja estao disponiveis na Alemanha, e Europa inteira, mas tambem nao irei comprar soh por diversao…
Essa palestra da Nokia foi otima mesmo.
Resultado do primeiro dia: Uma mala, uma camisa branca, e uma piramide da Sun.
A terca feira foi mais leve mas com uma palestra que deixou todos extremamente contentes. A de servlets e jsp.
Tudo comecou com keynote da Oracle, bom, mostrando o Jdev (jdeveloper), onde o sistema simplesmente deu pau e tudo parou de funcionar. Desculpa do palestrante:
“Eh windows gente, eh windows” (era xp).
O programa me pareceu mais interessante que o Sun One, mesmo assim, muito complicado para iniciantes.
Alias, ele comentou que no Brasil quase ninguem entendeu o que ele falava, verdade?
Passou pela palestra da Motorola, que tambem foi muito boa, o apresentador - ingles pra variar - falou de problemas q enfrentaram e solucoes que encontraram, muito bom.
A palestra seguinte foi a de servlets que comentei. Apesar da apresentadora explicar muito do que ja trabalhei (servlets) ela chegou a falar sobre tag libraries e outros assuntos relacionados com jsp que nao conhecia (nao trabalho de jeito nenhum com jsp, uma pena).
Ela apresentou o struts, o sun one framework, e outras tecnologias.
Falou de alguns patterns, de metodos, filtros e muito mais sobre a especificacao 2.4, que nao aguento mais esperar o tomcat 5.0… grrrrrr.
Foi muito interessante pois foi quando percebi q eu to sabendo bastante de servlet, la nao tinha nada de novo (2.4 e 2.3) pra mim. (Exceto jsp)
Curiosidade: a palestra mais aplaudida foi justo essa, com a Dasey (oops), q tinha sotaque oriental, e era oriental. Ela comentou por mil vezes sobre o sistema do CRY, q era importante e bla bla bla. Nao entendiamos o que erra esse tal de CRY. Ate o momento que ela falou: Tecnologia CRY/Server, isto eh, CLIENT SERVER… parece q orientais tem dificuldade com o L tanto em ingles qto em portugues foi engracado
A palestra do Disruptive Technologies foi bem legal, falando de programacao distribuida, jini, jsf e outros. Achei bem interessante e, por ser um assunto que ja tentei trabalhar com java (por curiosidade), vi solucoes novas para problemas que enfrentei, e solucoes iguais as que tomei…
A ultima palestra que vi foi a sobre B2B e EAI, e sua integracao com a tecnologia Sun One.
Esse foi o apice para mim. Para quem nao sabe, eu trabalho principalmente com B2B e EAI na minha empresa, e vi a demonsrtacao de tudoooooooo o que andei trabalhando nesse ultimo um ano e meses quebrados. Todo o middleware pro EAI e todo o ebXML do B2B. A palestra foi muito boa, apesar de muito teorica,e creio que quem nunca trabalhou com EDI nao entendeu bulhufas da parte sobre B2B, assim como quem nunca trabalhou com JMS (ou similares) nao pegou nada sobre EAI, message brokers e adapters.
Resultado: muito do que aprendi, eu revi numa palestra. conheci um ide que pareceu interessante (o jdeveloper), apesar de ter bug forte. ganhei uma camisa vermelha da sun. vi uma galera pagando mico la na frente. conheci os alemaes mais nerds do mundo hehueuhehueuheh. e vi uma palestra DETALHADA sobre b2b… ganhei outras bugigangas: ventilador de mao e lanterna semi-inutil.
Bom gente, essa foi a minha experiencia aqui.
Meus proximos passos sao: entrar em contato com o JUG de dusseldorf e perguntar aos resposaveis do guj (paulo?) se ja entrou em contato com a sun para ser nosso representante la? Ou quem sera?
Abracos
Gui