Sun tech Days - JSF e WW

33 respostas
boaglio

Depois da apresentação “JavaServer Faces e Sun™ Java Studio Creator: Experimente a próxima estrutura para a geração de aplicativos na Web.”,
eu tive o seguinte diálogo falando com a palestrante:

:arrow: Me:-The newest frameworks like WebWork provides Interceptors, which are basically some stuff you can do after and before an action.
Does Java Server Faces provide anything similar ?

:arrow: Doris Chen:-Do you mean like struts validator?

:arrow: Me:No, Struts framework doesn’t have it. It could be like servlet filters, but easier to code.

:arrow: Doris Chen:-Well, you could use outside JSF…blá blá blá…and use filters.

:arrow: Me:-So, it’s outside JSF framework…

:arrow: Doris Chen:-Yes… maybe in the future will have it…

Resumindo… de tanto que se fala em JSF e não tem features que o WebWork tem!

WW 1 x JSF 0 :wink: :wink: :wink:

33 Respostas

W

Caro boaglio,
Sei que vc. adora as Foquinhas, mais estamos falando de Frameworks com conceitos e funcionalidades diferentes e, assim como vc. pode utilizar Interceptadores do webwork-default.xml eu posso também utiliza-lo e acopla-lo ao JSF ou ADF-Faces ou ao Myfaces assim como posso ter o Struts, Tiles etc. acoplados da mesmo forma. E alem disso posso ter um ambiente de desenvolvimento visual e produtivo com uma infinidade de recursos, mais ai vamos levantar a bandeira que temos que fazer no braço, tudo bem…“JavaServer Faces " já é uma realidade. É complicado querer colocar na balança se quem tem a melhor " features” é WW, Struts, JSF, Spring e etc. Com o tempo tudo se ajusta afinal o JSF ainda está na versão 1.1 e alem destas " features" o que mais falta…??? .

Abraços............
F

Tirando o fato de que jsf é focado na ui e webwork é mais controller, tirando o fato de que o jsf tem N features que o ww não tem e vice e versa (pelo fato deles terem focos diferentes) e tirando o fato do tipo de suporte externo que cada um dos frameworks recebe. Acho que ja podemos começar um tópico para comprar os 2 frameworks e render mais 150 posts ao guj.
Por favor não se esqueçam de citar outros frameworks como Struts, Spring e JBanana (acho que é isso, um nacional), ah sem contar os proprietários tipo o Framework do Zé para MVC que tem features exclusivas que mais ninguem no mundo tem.

Ah, para aumentar a polêmica alguem ai concorda comigo que o Cianorte vai dar um pau no Corinthians amannhã? Quem ai acha que a morte do papa é uma farsa? O Lula esta fazendo um bom governo? E o Serra então? Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?

Acho que agora ja posso me enforcar, vou me matar e ja volto.

[]'s

F

[curiosidade]
Os dois ja trabalharam com JSF?
[/curiosidade]

]['s

_fs

boa boaglio :smiley:

W

Pensando bem " Doris Chen " não deve entender de JavaServer Faces mesmo…

Tô indo fazer algo mais interessante…

F

Sim sim, ja trabalhei e ja palestrei sobre jsf.

cv1

E foi bom pra voce? :mrgreen:

F

Boa pergunta CV. Estamos usando o UIX da Oracle aqui e :?

Ps.: Pra quem nao sabe o UIX é a versao anterior ao ADFFaces.

]['s

danieldestro

E o que acham do Oracle ADF? Meu chefe quer que eu prepare uma apresentação/curso sobre isso. Mas eu falei que to com preguiça de fazer sobre ADF, porque eu NUNCA usei. Qq ajuda vale!

F

Pra que tipo de sistema estao querendo usar Daniel?

@Editado.
Eu já fiz uma apresentacao dele, se precisar de algo é só falar.

danieldestro

Não tenho a mínima idéia do tipo do sistema, mas sei que vai ser um treinamento para um cliente. Algo contra o ADF?

jgbt

tmb to usando adf/uix…

nada, desde que eu não precise usa-lo nos meus projetos… :mrgreen:
boa sorte!!! hehehe

bincadeira, mas sinceramente, não recomendo…

[]'s

danieldestro

Sabe me dizer alguns pontos negativos?
Quero apresentar ao meu chefe e não deixar que mais um projeto caia nas falácias das “tecnologias promissoras”.

_fs

Já li muitas vezes defensores do JSF falando que ele tem um modelo de componentes melhor. Até agora só vi duas coisas interessantes: Immediate event handling e Sorting, sendo a última uma grande poupadora de tempo realmente. Mas ainda acho estranho ter que escrever mais XML que o “normal”. Admitam: JSF é praticamente um XMLFramework. Diversas tarefas que precisam ser declaradas poderiam muito bem ser resolvidas com reflection, como o WebWork faz.

Pergunto: seria possível utilizar JSF com outra tecnologia de view? Como Velocity ou Freemaker? E seria possível utilizar Mozilla XUL ao invés de HTML?

jgbt

Quero apresentar ao meu chefe e não deixar que mais um projeto caia nas falácias das “tecnologias promissoras”.

Daniel,
não sou um profundo conhecedor, mas algumas opiniões:
se o seu projeto se encaixa no modelo de wizards do adf, muito bom, use ele tranquilamente.
precisa fazer customizações… ae o bixo pega.
vc vai precisar entender como o adf funciona, como ele trata eventos, as relações entre view/modelo.
fora que vc acaba programando usando sintaxe java com linguagem oracle, pq vc acaba usando somente a api oracle, com mil xml’s espalhados pelo projeto.
outro ponto que eu não gosto, é a dificuldade de implementar testes unitarios, pois é dificil de inicializar os componentes do adf em um testcase.

sempre fui fã dos produtos oracle, ate acho que o adf pode se tornar um grande framework, mass hj ainda deixa a desejar.
mas é somente uma opinião…

qq coisa manda ae.

[]'s

danieldestro

Extamente as mesmas preocupações que eu tenho. Eu já fiz uma tela usando o ADF, exatamente como numa apresentação da Oracle. É facinho, para um tela de cadastro com uma tabela. Agora, para colocar regras de negócio e etc, duvido que seja legal.

F

Daniel,
não sou um profundo conhecedor, mas algumas opiniões:
se o seu projeto se encaixa no modelo de wizards do adf, muito bom, use ele tranquilamente.
precisa fazer customizações… ae o bixo pega.
vc vai precisar entender como o adf funciona, como ele trata eventos, as relações entre view/modelo.
fora que vc acaba programando usando sintaxe java com linguagem oracle, pq vc acaba usando somente a api oracle, com mil xml’s espalhados pelo projeto.
outro ponto que eu não gosto, é a dificuldade de implementar testes unitarios, pois é dificil de inicializar os componentes do adf em um testcase.

sempre fui fã dos produtos oracle, ate acho que o adf pode se tornar um grande framework, mass hj ainda deixa a desejar.
mas é somente uma opinião…

qq coisa manda ae.

[]'s

Pois é. Fazer TDD com ele é algo que pra quem gosta de desafios é um prato cheio.

]['s

danieldestro

TDD?

mister_m

Test Driven Development

jgbt

pode ter certeza que é um trabalhinho “adoro desafios”…hehehe

outro problema que eu sinto é a falta de cases usando adf, a documentação so fala dos exemplos basicos, e quando vc precisa, não tem muito p/ onde correr.
é postar no forum da oracle e torcer p/ alguem ja ter tido o mesmo problema.

[]'s

F

Isso nao é dificil Daniel, o problema é ter que customizar os codigos gerados por ele.

]['s

W

Humm…Destro + Mister_M,
Tá me dando coceira…mais eu tô meio enrolado num projeto mais, se vc. me der me der uma semana ou +…eu num sei não…Ponho uns slides e faço uma apresentações pro teu cliente em JSF + NetBeans… em troca quero um tutorial completo do Thinlet…ok…(= com os segredos…ok)

Sei que tô arumando sarna pra me coçar, mais medo de desenvolver num tenho naum...............

"Eu pensei em parar de usar o NetBeans, mas eu sou brasileiro e não desisto nunca! " :roll:

mister_m

WilliamSilva:
Humm…Destro + Mister_M,

Não entendi como eu fui parar nesse rolo :stuck_out_tongue:

Luca

Olá

LIPE:
…é praticamente um XMLFramework
:lol:

Sim como também outras linguagens de templates. O mesmo para coisas baseadas em scripts como Jelly, Groovy, Jython. E ainda frameworks XML como coocon.

Sim pois XUL define um dialeto XML. A própria implementação de referência tem um exemplo rudimentar com suporte a alguns elementos XUL.

[]s
Luca

_fs

Obrigado pelos esclarecimentos Luca :smiley:

danieldestro

WilliamSilva:
Humm…Destro + Mister_M,
Tá me dando coceira…mais eu tô meio enrolado num projeto mais, se vc. me der me der uma semana ou +…eu num sei não…Ponho uns slides e faço uma apresentações pro teu cliente em JSF + NetBeans… em troca quero um tutorial completo do Thinlet…ok…(= com os segredos…ok)

Sei que tô arumando sarna pra me coçar, mais medo de desenvolver num tenho naum...............

"Eu pensei em parar de usar o NetBeans, mas eu sou brasileiro e não desisto nunca! " :roll:

Pois é, mas o cliente tem toda a plataforma da Oracle, por isso acho que chega fazer algum sentido usar ADF e toda parafernalha da Oracle e seu JDeveloper do que ficar usando Open Source.

F

danieldestro:
WilliamSilva:
Humm…Destro + Mister_M,

Pois é, mas o cliente tem toda a plataforma da Oracle, por isso acho que chega fazer algum sentido usar ADF e toda parafernalha da Oracle e seu JDeveloper do que ficar usando Open Source.

Olha Daniel, se tu usar ADF com JSP na View é tranquilo, ainda mais pra quem tem tudo Oracle. O unico cuidado seria verificar se o sistema nao terá nada de extraordinario que fuja totalmente dos padroes . Sei que isso nao é facil, mas ja ajudaria para minimizar eventuais obstaculos ao longo do projeto.

]['s

danieldestro

Pelo que ví, o cliente tem muita coisa feita em Stored Procedures, pois já desenvolvem usando Oracle Forms. Você vê problemas nisso?

F

Nao, eu prefiro nao ter que usar, mas se ja tem pronto nao vamos reiventar tudo nao é. A menos que o cliente queira isso e page pra tal. :stuck_out_tongue:
É aquele esquema tudo que vem do banco o JDev mata no peito e sai jogando, é a estrategia da Oracle. Eu nao gosto, mas como tem muito legado desenvolvido com Forms (nossa o tempo passa) eles tao fazendo de tudo pra facilitar essa migracao.
Acho que é na ultima Oracle Magazine que tem uma reportagem de como integrar uma aplicacao Forms 10G com uma aplicacao Java feita no JDev. (olha minha cara agora pra isso :? )
É aquele negocio, fica tudo altamente acoplado a essa tecnologia e ao banco.

Ps.: Nossa quem ler meus primeiros post defendo tudo no banco vai estranhar essa posicao agora. :stuck_out_tongue:

]['s

danieldestro

Bom, a boa notícia é que eu não vou desenvolver nada, só dar treinamento. Eles mesmos vão desenvolver.

Sobre estar altamente preso ao Oracle, é o que eu digo. Eles tem um legado grande em Oracle, tem toda a plataforma Oracle. Eu não vejo a mínima chance deles mudarem de tecnologia nem da Oracle falir. Então que aproveite as vantagens disso.

F

Mas faz o mais claro possivel, senao depois se der algum problema tu ja viu neh de quem é a culpa.

Concordo plenamente. Nós aqui (eu, jgbt e mais alguns) estamos fazendo um projeto com essa tecnologia, ja tivemos problemas, mas nada que nao pudesse ser superado. Claro algumas coisas se fosse uma tecnologia Open com vasta documentacao/exemplos/comunidade poderiamos ter ultrapassado os problemas mais facilmente, mas faz parte e tudo é aprendizado.

]['s

F

Cv, foi bom sim até me contorci na hora H. :smiley:

marcelomartins

Ressusitando o tópico, alguem teria mais informações “atualizadas” sobre a pergunta do daniel?

Criado 5 de abril de 2005
Ultima resposta 3 de ago. de 2005
Respostas 33
Participantes 11