Olá amigos do GUJ!!
É um prazer participar do forum pela primeira vez…Iniciei recentemente um curso de Java,e queria saber qual o meio(se é que ha algum)de rodar as aplicações java na plataforma WIndows XP.
Forte abraço!
-
Instale o Java Runtime Environment (JRE) ou o Java Development Kit (JDK) da versao desejada
-
Rode aplicacoes Java
Parece inacreditavel, mas funciona :mrgreen:
Olá raf4ever,
existem meios de executar aplicações Java em diversas plataformas inclusive no Windows XP (+ celulares, PDAs, Mac OS, Solaris, HPUX, Linux, BeOS, BSD, microondas, video cassete, Smart Cards e etc );
Você deve comprar um livro para estudar um pouquinho… nas primeiras páginas de qualquer livro de Java para iniciantes o autor irá listar as característica da linguagem. Uma das característica é a portabilidade. Java é portável! “Write once run everywere!”.
A portabilidade é possivel porque quando vc compila sua aplicação Java, são gerados “bytecodes” e não código nativo. Bytecodes são independentes do sistema operacional e podem ser interpretados por qualquer máquina virtual Java (JVM).
Portanto, para executar uma aplicação Java no Windows XP (ou qualquer outro SO) basta ter uma máquina virtual Java instalada no XP. Inclusive a Microsoft tem uma implementação da JVM.
Ja tenho o SDK instalado,no entanto as aplicaçoes nao rodam…qual pode ser o problema?
Voce pode ser mais especifico? Qual aplicacao nao roda? Qual a mensagem de erro?
se vc estiver tentando rodar uma aplicacao java em modo de comando vc deve configurar as variavies de ambiente do sistema operacional.
inclua as seguinte linha.
-Windows95,98: arquivo c:\autoexec.bat
JAVA_HOME=c:(caminho da JSDK)
CLASSPATH=%JAVA_HOME%\jre\lib
PATH=%JAVA_HOME%\bin;%CLASSPATH%;%PATH%
-Windows2000,XP: tem que criar as variaveis em Painel de controle - Sistema - Avancado - Variaveis de Ambiente
Sabores Linux
Na maioria dos casos é o arquivo /etc/profile
export JAVA_HOME=/(caminho da JSDK)
export CLASSPATH=$JAVA_HOME/jre/lib
export PATH=$JAVA_HOME/bin:$CLASSPATH:$PATH
No meu caso (Debian) eu só consegui em /home/(diretorio do usuario)/.bashrc
export JAVA_HOME=/(caminho da JSDK)
export CLASSPATH=$JAVA_HOME/jre/lib
export PATH=$JAVA_HOME/bin:$CLASSPATH:$PATH
e dai depois, tente roda a aplicacao.
(java classe) ou dependendo se for um .jar utilize (java -jar aplicacao.jar)
Espero que tenha sanado seu problema…
falows…
Mas que diabo de curso é esse que não ensina o aluno a configurar o ambiente?
Agora está tudo funcionando corretamente…Obrigado!!!
Ao invés disso passa o link do GUJ :mrgreen:
Ao invés disso passa o link do GUJ :mrgreen:[/quote]
Acho que você viu que já passaram os passos antes de mim, né?
Mas foi uma crítica mesmo. O curso que eu dei eu ensinei da instalação, classpath até OOP.