SUPER OFF ! O bem e o mal

[color=“blue”]Oi pessoal !!! Outro dia tava assistindo o dvd do filme Lágrimas do sol… muito bom filme e no final apareceu uma frase muito legal, que tem que vou postar aqui pra vocês:

“Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada”

Edmund Burke

Muito chick né ? Pensem nisso… :wink:

Valeu pessoal !!!
SpyBlue[/color]

[quote=“skyblue”][color=blue]“Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada”

Edmund Burke[/quote]

<filologo filho da p> Mas o que é mau e o que é bom pra você??? Bom é que se deixa humilhar, o bom cristão? Ou bom é quem luta por aquilo que quer sem dar muita atenção pra quem não lhe importa???
</filologo filho da p>

Acho que ando lendo muito Nietzsche

Gustavo Guilherme BacK

Bah, Back, isso tá parecendo minha cadeira de Filosofia, :lol: …

A discussão era nesse nível, tipo assim, quem definiu o q é bom e o q é ruim, pq uma coisa é certa e outra não.

hehe

Por toda a vida deixamos de fazer um monte de “pequenas bondades” por preguiça, e fazemos um motne de “pequenas maldades” por conveniencia :smiley:

Mas infelizmente concordo com o Back hehe não tem bom ou ruim, só há ações … e as fazemos porque gostamos. Num mundo estranho quem sabe tirar as tripas de alguem e pular corda com elas sem nenhum motivo seja algo bom :smiley:

Bom/Mal…
O que dizer da maneira como o povo do Iraque e toda aquela região vive? São totalmente religiosos, porém, matar não parece pecado…

Querendo ou não, fomos e sempre seremos regrados por uma religião, que dita o que é bom e o que é mal(ruim)…

[quote=“TedLoprao”]Bah, Back, isso tá parecendo minha cadeira de Filosofia, :lol: …

A discussão era nesse nível, tipo assim, quem definiu o q é bom e o q é ruim, pq uma coisa é certa e outra não.[/quote]

Minha diversão na UFSC tem sido ir assistir aulas de filosofia com a turma de psicologia (curso física), é muita viagem, mas te ensina a olhar as coisas com uma visão mais crítica.

Quanto a questão de bem e mal é tudo muito cultural vamos dizer assim… Nietzsche faz uma análise muito boa disso… O livro História da Filosofia de Will Durant da coleção os pensadores tem uma apresentação das idéias dele, recomendo.

Gustavo Guilherme BacK

[color=“blue”]Oi pessoal !!! Puxa, num sabia que isso ia gerar tanta discussão… eu ja tinha pensado por esse lado que o back falou, e acho que é um assunto bem polêmico e realmente muito relativo.

O caso é que hoje o bem e o mal, infelismente, são muito relativos… ou seja, depende do que cada pessoa acredita… isto é… na maioria das vezes tem a ver com a religião.

Agora existe também o senso comum em que a sociedade se moldou pra dizer “hipócritamente” o que esta certo ou errado, acho que grande parte desse senso também é baseado na religião e grande parte esta certo mas como ja disse antes, infelismente, tudo é relativo demais e a humanidade não consegue estabelecer diferenças ou padrões do que é certo ou errado. :roll:

Bem ou mal… eu tenho a minha base que eu chamo de princípios, agora existe de tudo nesse mundo, pode ter gente que pense radicalmente o contrário.

O que eu acredito é que o bem comum pode ser alcançado pelas regras que o cara la de cima deixou para a humanidade. :wink:

OBS: Apenas acredito em deus, não sou praticante de nenhuma religião.

Valeu pessoal !!!
SkyBlue[/color]

Nós quem,cara-pálida? :twisted:

Religião e Política são as maiores falácias da humanidade.Ambas foram feitas para iludir e pegar o homem no que tem de mais fraco:sua própria existência como ser.Na minha humilde opnião,a religião termina onde o conhecimento começa.Seja bem-vinda a era das máquinas,pois elas administrarão esse mundo melhor do que nós. :twisted:

Não acredito em caras lá de cima(podia ser de baixo não?quem disse q eh necessário estar no alto para ser bom?),mas o bem comum eh aquilo que nos fizer evoluir…essa eh nossa função,para isso existimos,para evoluirmos…

Posso ate concordar contigo. Religiao nao leva ninguem a lugar nenhum. Mas o que acho problematico eh que na maioria das vezes as pessoas confundem Deus com religiao.

Evoluirmos pra onde? Pra atingir uns 80, 100 anos e virar poh? Alem disso tenho minhas duvidas sobre a humanidade estar evoluindo… :smiley:

Marcio Kuchma

hehehe… bom esse tópico…

Tipo, a religião é um mau necessário. Mas há de se rever o conceito de religião. Faço filo com uma turma de psico com já havia dito e aula dessas ficou como conscenso geral que religião é a maior análise em grupo e reunião para motivação pessoal que conhecemos, nada além disso. Quanto a existir alguém sobre nós devemos legar isso à ciência, é ela quem um dia vai nos comprovar se tem alguém nos bisbilhutando ou não.

Ah! Acho muita loucura pensar que as máquinas nos governaram. Podemos dizer que elas ajudarão na tomada de decisão como mero computadores de dados, mas governar já é exigir demais de um automato.

Quanto à política, hehehe, estarei colocando no meu blog um ensaio que estou fazendo e que é bem pertinente sobre nossa política.

Gustavo GUilherme BacK

Não concordo que a religião termina onde o conhecimento começa. Na minha opinião não existe conhecimento real. Só existe um ponto de vista novo para olhar para as mesmíssimas coisas. A ciência, assim como a religião, também exige que seus devotos tenham fé.

Mas uma coisa que eu gosto na ciência é o dinamismo, pois qualquer coisa estagnada está fadada a morrer, sendo que isto seria a entropia final (ou será inicial?); estranho os indianos falarem exatamente isso que eu citei, mas mesmo assim não mudam, não avançam não retraem, há mais de 8 mil anos :expressionless:

[quote=“LIPE”]Não concordo que a religião termina onde o conhecimento começa. Na minha opinião não existe conhecimento real. Só existe um ponto de vista novo para olhar para as mesmíssimas coisas. A ciência, assim como a religião, também exige que seus devotos tenham fé.

Mas uma coisa que eu gosto na ciência é o dinamismo, pois qualquer coisa estagnada está fadada a morrer, sendo que isto seria a entropia final (ou será inicial?); estranho os indianos falarem exatamente isso que eu citei, mas mesmo assim não mudam, não avançam não retraem, há mais de 8 mil anos :|[/quote]

Muito Bom LIPE!!! Enquanto as ciências se permitem o questionamento e a uma constante análise de seus processos e seu possível sucesso a religião tende a querer ser simplesmente absoluta. Também não acredito que religião termine onde inicia a ciência, porém acho que temos de desmistificar as coisas na religião, e nisso a ciência tem o seu grande papel.

Gustavo Guilherme BacK

Mas a Instituição Religião permite que qualquer outra religião seje criada, e, por mais alucinada que sejam as bases da nova, qualquer um pode aderir e acreditar.

Na ciência se 2 + 2 não for igual a 4, não vale nada.

Não estou criticando, de maneira nenhuma, mas, no paradigma desta conversa, para mim falar que choveu porque Deus quis ou porque 2 + 2 = 4 é a mesma merda, pois choveu do mesmo jeito hehe

Claro que indo na segunda opção é possível fazer todo tipo de previsão, salvar vidas etc, mas como disse, asserto o que disse considerando o nivel desta discussão.

Lembrando: psicologia é biologia, biologia é química, química é física e física é matemática.

Matemática é uma abstração criada pelo homem para explicar de maneira diferente as coisas que já eram explicadas desde que o homem é homem.

Mas isso é falta de pragmatismo de minha parte hehe :smiley:

[quote]Mas o que acho problematico eh que na maioria das vezes as pessoas confundem Deus com religiao.
[/quote]
Assim como confundem fé com religião.fé existe sem religião.religião não existe sem fé.

Bom,não sou exotérico,mas acho difícil a vida se limitar a um corpo físico.A energia vital deve ir a algum lugar…não será a mesma q existia num corpo vivo,mas deve se transformar em algum outro tipo…

conhecimento_real=“o que pode ser comprovado”;
religiao=“nada pode ser comprovado”;

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh!!! :x
Ciência é empírica,C#@$%&*!Não tem devotos…nem adeptos ou sei lah o q seja…
E se vc acha q fé é acreditar em si próprio e talz…ateh concordo,mas mesmo assim,vc terá uma fé com alguma base(acreditando na sua capacidade por exemplo como pesquisador),o que jah deixa de ser fé,pois fé é algo irracional.Na religião vc acredita pq tem q acreditar,está escrito,coisa e talz…não há questionamentos…(Isso é fod de engolir para mim)…apenas aceita o q lhe disseram ou impuseram…

O Mundo eh movimento…energia…e transformação!

A Matemática é anterior ao homem…jah estava lah…ela é o próprio universo…ora previsível e regrável,ora caótica e infinita…

[quote=“back”][quote=“skyblue”][color=blue]“Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada”

Edmund Burke[/quote]

<filologo filho da p> Mas o que é mau e o que é bom pra você??? Bom é que se deixa humilhar, o bom cristão? Ou bom é quem luta por aquilo que quer sem dar muita atenção pra quem não lhe importa???
</filologo filho da p>

Acho que ando lendo muito Nietzsche

Gustavo Guilherme BacK[/quote]

Oi back, não acho que esse filosofo seja “fiho da p” afinal de contas cada um pode ter uma visão diferente sobre esse pensamento entende ?! Com certeza ele teve uma visão diferente da sua… :roll:

e outro ponto importante que eu acho é que nem tudo pode ser explicado pela ciência, lógica ou psicologia… eu acho que também não adianta ser racional sobre tudo porque nem tudo funciona racionalmente. :?

Me expressei mal quando disse “o cara la de cima”, realmente ele não precisa estar la em cima… pode estar em everywhere. :slight_smile:

Valeu pessoal !!!
SkyBlue

Acho que no trecho que você colocou eu deveria ter colocado [setmode=“filosofo filho da p”] pois aquela opinião é minha. Não tão minha assim pois adquiri isso lendo algumas coisas de vários pensadores.

Gustavo GUilherme BacK

[quote=“Ironlynx”]
A Matemática é anterior ao homem…jah estava lah…ela é o próprio universo…ora previsível e regrável,ora caótica e infinita…[/quote]

Não acredito que a matemática sempre estivesse lá… Não existe matemática, matemática foi algo criado pela humanidade para poder “presumir certas ações” isto é, para mim a matemática é uma forma de ligar o mundo real ao mundo racional, uma vez que não precisamos ter 2 + 2 = 4 para poder chover, portanto, não acredito que a matematica seja algo que sempre esteve lá… e sim algo que foi inventado para se adequar o mundo com o racional.

Vocês já pararam pra pensar que tudo isso pode ser uma mera coincidência? Isaac Newton pode nos mostrar um pouco disso, um cara extremamente experimental, pois tudo o que ele escreveu foi com base nos experimentos, Newton não abstraiu os conhecimentos como Einstein,
Einstein pensou e chegou a conclusões sem nunca ter ido ao espaço (por isso suas teorias são “testadas” até hoje) já Newton com base nos experimentos escreveu. Agora me digam, alguém que faz milhares de experimentos, mesmo errando, uma hora ele acerta e é ai que está a coincidência pois as vezes ele pode nem saber a que ponto ele chegou, mas chegou.

Quanto a religião, tenho a minha, mas acredito em algo que esteja além da razão humana. E não acredito porque está escrito, acredito pois como disseram, tudo é energia e na natureza nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma.

Agora me digam, vocês acham que a fisica foi criada ou inventada?

Nem sempre!Para isso existem a Teoria Do Caos e a Física Quântica na qual as leis conhecidas não vigoram…a ciência tenta(e deve) ser racional.Nem sempre é.

E matemática pode ser criada para ações q não serão tão presumíveis assim…

[quote]Agora me digam, alguém que faz milhares de experimentos, mesmo errando, uma hora ele acerta e é ai que está a coincidência pois as vezes ele pode nem saber a que ponto ele chegou, mas chegou.
[/quote]
Bom,a coicidência tah dentro de um espectro tangível na lei de probabilidades que algo possa ocorrer ou não.

Muita coisa está além da razão humana.Cabe a nós buscar as respostas certas.

Foi descoberta.Assim como todas as ciências.Ninguém inventou nada.Jah estavam lá.Apenas encontramos,trabalhamos e quantificamos as respostas q jah estavam a nossa frente.
Newton não inventou nada.Ele teve é visão para enxergar o óbvio e o quantificou.A gravidade jah estava lá.Ele não inventou essa Lei.apenas a descreveu.E todas as descobertas q fazemos são baseadas em observações e intuições do meio.Um gênio nao é definido pela sua capacidade neurolinguística ou matemática.É bem mais q isso.Ele é alguém capaz de enxergar o óbvio q ninguém vê.Olhe a sua volta.
As respostas que vc quer estão logo aí,diante de você. :wink:

A religião não está completamente a parte da ciência e, na verdade, por ser uma manifestação social que envolve uma quantidade muito grande de pessoas, ela apenas se deixa influenciar, mais vagarosamente, pelo que a ciência descobre, prova ou inventa.

Ora, antes achavam que a Terra era chata e tudo isso era ligado a fé e, no fim das contas, não havia embasamente cientifico para garantir isso. Depois a religião teve que aceitar o fato descoberto pela tal ciência de que a Terra, vejam só, é redonda. Ou quase. :wink:

Mas, voltando ao bem e mal, sempre vai haver muito de cultura e convenções sociais para dizer o que é bem e o que é mal, certo ou errado. O fato é que como estamos cada vez mais tomado conhecimento do que acontece alem do nosso ambito cultural, novas discussões estão surgindo. E aí, volto à ciência apenas para dizer que as discussões culturais ainda vão durar muito para as coisas mudarem substancialmente. Diferente da ciência, a cultura não evolui aos saltos.

Aí depende do que vc chama de analise em grupo. :wink:

valeuz…

Ironlynx, insisto em discordar quase totalmente de você :smiley:

Concordo nisso
“a ciência tenta(e deve) ser racional.Nem sempre é.”

Que são estas “leis” que insiste em dizer? Um monte de fórmulas e contas estranhas que dão zero no final? Bem, até pouco tempo atrás as coisas ficavam presas na terra por uma força estranha, depois foi explicado que as coisas ficam presas na terra por uma força estranha chamada Gravidade, então chegou outro cara de bigode e falou que as coisas ficam presas na terra por que ela é tão pesada que deforma o espaço-tempo, então tudo “escorrega” pra “dentro” dela :smiley:

Assim como na religião, quando cientistas ficam sem resposta para um fenômeno, inventam alguma coisa com nome bonito … “Teoria do Caos” hehe

E falar que a matemática é anterior ao homem … discordo totalmente. Só porque há uma área no cérebro que é ativada toda vez que vemos um número, não quer dizer que sempre esteve lá. Seria a mesmíssima coisa afirmar que a linguagem (como conhecemos hoje) sempre existiu, só porque animais emitem sons e também há uma área no cérebro ativada toda vez que vemos um símbolo que conhecemos.

A coisa toda foi evoluindo oras, BEEEEEM devagarzinho. Um dia um cara teve um salto quântico na cabeça dele e pensou em associar as pedrinhas à quantidade de cabritinhos que ele tinha, então foi vindo até as provas do ITA :smiley:

A coisa que eu mais odeio no lance todo de religiões é a intolerância. E afirmar que a “razão” (entre aspas mesmo, pois não consigo imaginar nada mais abstrato, incerto e pequeno quanto isso) humana é de alguma forma maior e melhor que qualquer outro tipo de conclusão é a mesma coisa que um muçulmano faz um um judeu, vice-versa e etc.

O cara acima citou da terra ser recentemente redonda. E é um ótimo ponto para ser abordado.
A “ciência” e a “razão” são “redescobertas” em períodos bem curtos de tempo, não? O que hoje você faz 2 + 2 = 4, amanhã chega um gênio de bigode e fala que não é nada disso. Uns contatos, telefonemas e politicagens depois, o mundo todo aceita que não é nada disso, e as contas são feitas de outra maneira agora. Mas de qualquer maneira continua chovendo do mesmo jeito, só que agora podemos ir para outra galáxia e ter um carro mais rapido :roll:

Não estou desmerecendo a ciência, seria hipócrita de minha parte fazer isso, tanto porquê já salvou minha vida, torna possível não precisar caçar pra comer e milhões de coisas mais.
O que faço é ter consciência de que não tenho a menor idéia do tamanho da coisa toda. Tenho conciência de que nada é absoluto, nada é verdadeiro, que tudo que vemos é mentira; por mais que pensemos, nenhuma conclusão será real e que nunca chegaremos na essência de tudo.
E consigo levar tudo isso numa boa :smiley:

Um amigo meu uma vez me apresentou o seguinte:

1/10 = 0,1
1/1 = 1
1/0,1 = 10
1/0,0001 = 10.000
...
logo
1/0 = oo
logo
nada = tudo

E eu achei bem legal, apesar das marteladas do professor falando “Não dividirás por zero”. E eu acho tão válido quanto uma criança ter certeza que a causa de uma guerra foi o fato de ter tirado fotografias (ver Amelie Poulain :smiley: ). Claro que não vai levar ninguém à Lua, mas ainda assim, na minha humilde e, novamente, nada pragmática opinião, é tão válido como qualquer outra “conclusão” e “razão”.

Só porque uma conta tem igualdade, não quer dizer que a equação foi resolvida corretamente.

Viajei na maionese :smiley: e só para finalizar, um trecho da última linha de um livro bem chato que eu li uma vez: “Tudo o que está escrito pode ser, e provavelmente é, mentira.”[/code]