Swing base e módulos

5 respostas
paulofernandesjr

Opa!

Galera, como eu poderia criar um módulo basico para swing e vincular módulos a ele?

Exemplo:
Tenho o básico que é o sistema de controle de vendas. Caso o cliente queira a integração com a impressão de nota fiscal eu gero o jar do pacote que tem o componente da nota fiscal, mas se ele quiser o modulo de estoque eu gero outro jar respectivo.

Porque quero isso? Se por algum motivo eu tenha que alterar o módulo base, somente altero em um determinado local.

Isso é possível?

Obrigado

5 Respostas

fantomas

Fora as tecnicas de modularização normalmente utilizadas existe a possibilidade do uso do OSGi.

flws

paulofernandesjr

Oi

pelo que li sobre OSGi, não sei se é o que preciso.

Minha idéia é ter a aplicação base em um jar e de acordo com o módulo que o cliente quiser eu gerar um jar com o modulo e o arquivo base.

Alguem teria alguma sugestão

Obrigado

Marky.Vasconcelos

Voce pode escrever um ClassLoader e carregar os módulos, eu já tinha feito isso em um projetinho mas não terminei.

fantomas

Eu acho que está faltando vc detalhar um pouco mais a sua necessidade, mas vamos lá.

Para cada módulo vc poderia criar um projeto que resultaria em um ou mais jars. Os módulos (projetos) irão possuir dependencia entre eles, no eclipse (por exemplo) vc consegue “apontar” os projetos dependentes.

Se vc alterar um dos módulos (projeto) basta você atualizar os jars correspondentes; desde que a alteração não seja bem em cima das dependencias (nome de metodos e parametros nas classes de interface entre os módulos);

Considerando a idéia acima vc poderia adicionar um menu dinamico ao módulo basico, este menu iria disponibilizar os acessos as funcionalidades dos módulos reduzindo bastante as dependencias entre eles (execução da opção através de um string - “br.com.modulo.Inicio”). Neste ponto acho já tem um pouco haver com a idéia do Marky.Vasconcelos.

Espero ter ajudado.

flws

Marky.Vasconcelos

Então, o que eu tinha feito era bem isso, voce criava um XML de configuração do módulo e meu projeto lia esse XML e montava um menu dinamico que abre a classe correta do Jar que o XML aponta.

Criado 13 de setembro de 2010
Ultima resposta 14 de set. de 2010
Respostas 5
Participantes 3