Swing basico

15 respostas
H

Eu sei mexer +ou- no Swing, mas queria tirar algumas duvidas p/ me firmar c/ Swing. La vao:

1- A ordem de criacao eh: Frame > demais componentes dentro dele. Ou Ou seja eh obrigado colocar um frame sempre ne isto? Nao dar p colocar 1 Panel e os componentes dentro, correto?

15 Respostas

leonardofagnani

Vc pode coloar panel sim …
com certeza
e depois vc coloca os componentes dentro do panel

hehehe

flw

Leonardo :smiley:

Mantu

Concordo com o que …

leonardofagnani:
Vc pode coloar panel sim …
com certeza
e depois vc coloca os componentes dentro do panel

… e depois coloca o panel no frame, se quiser;
É só vc se lembrar do que é em comum entre um JPanel, um JTextField, um JButton, etc: Todos eles são [b]componentes/b

leonardofagnani

Exatamente . todos esse citados acima sao componentes

agora vc ja pode começar a programar .

qualquer duvida , estamos ai 8)

Leonardo

H

so o panel sem o frame? eu testei isso no netbeans e ele n exibiu o panel, tem certeza? p exibir n tem q ter o frame ou 1 conteiner? ou dar p exibir so com o JPanel?

leonardofagnani

Nao, coloque o frame e depois vc coloca o panel …

:slight_smile:

H

P resumir, eh necessario (p exibir) o Frame, correto?

leonardofagnani

Desculpe maas não entendi a sua pergunta …

Leo :lol:

leonardofagnani

Li reli e se for o que eu entendi
é nescessario sim …

:slight_smile:

Mantu

Pense nos JPanels como telas de pintura(de arte mesmo! Tipo Picasso, Goya, ). Não é legal vc exibir uma tela colada direto na parede de um museu. Colocamos a tela em uma moldura, em um quadro. Análogo ao quadro em Java seria o JFrame. É o JFrame (ou mesmo um JDialog) que, basicamente, vc utiliza para exibir sua “pintura”, seu JPanel.
Isso aqui tá bem simplificado e superficial, mas é só pra vc ter uma idéia da coisa, ok?

leonardofagnani

vc fez a analogia perfeita amigo

agora o cara vai entender perfeitooooooooo

Parabens …
Belo quadro rrssrs

Leonardo
[]'s

H

Tipo mas eu posso exibir o JPanel sem oJFrame? Nao ne? Pelo q testei no netbeans, axo q n pode. Ou pode?

leonardofagnani

Pode nao …
Faça do jeito simples, rapido, facil, e funcional

coloque o jframe e depois o jpanell

assim é certeza que vai funcionar …

[]'s

Leonardo

H

Pronto era isso q keria saber. Vlws

QUais componentes, tirando o JFrame, q eu posso usar p exibir o JPanel? JDialog q Mantu falou e só?

leonardofagnani

Sim Jdialog vc pode sim …
Ele é quase a mesmo coisa que o JFrame mas com algumas mudanças …
Coisa pouca
Pode sim

Leonardo :smiley:

daniel.lopes

Mantu:
Pense nos JPanels como telas de pintura(de arte mesmo! Tipo Picasso, Goya, ). Não é legal vc exibir uma tela colada direto na parede de um museu. Colocamos a tela em uma moldura, em um quadro. Análogo ao quadro em Java seria o JFrame. É o JFrame (ou mesmo um JDialog) que, basicamente, vc utiliza para exibir sua “pintura”, seu JPanel.
Isso aqui tá bem simplificado e superficial, mas é só pra vc ter uma idéia da coisa, ok?

Duvida: quando eu tiver uma aplicação com mais de uma janela diferente da outra: Irei montar um JFrame para cada uma delas ou posso usar uma unica classe JFrame e chamar apenas os JPanels para ela? tipo: Ter uma classe main que chama uma classe com um JFrame. Essa classe (com ou sem um panel como pagina principal) monta seu menu chamando uma classe com apenas JMenuBar padrão para todas as demais janelas. A partir do menu, trocar os panels nesse JFrame chamando outras classes que tem apenas JPanels diferentes umas das outras.

[]s!

Daniel.

Criado 5 de julho de 2006
Ultima resposta 22 de nov. de 2007
Respostas 15
Participantes 4