Swing e .jar

5 respostas
M

Olá povo, preciso de ajuda, criei um .jar que consulta um banco de dados. Ao clicar no botão procurar, ele deveria retornar uma consulta na tela, mas com o .jar não retorna a consulta e ao compilar no eclipse ele retorna a consulta e a minha consulta retorna com um novo frame, alguém tem idéia do que pode ser?

5 Respostas

Adolfo_Rodrigues

Alguma exceção está sendo lançada pelo seu programa. Tem log? Olhe o arquivo.
Aposto 50 mangos que é porque o driver do banco não está no classpath…

PadrE

Puts… ia chutar essa tb, Adolfo…

Mas vou arriscar…

Vc deve perguntar, mas e se na maquina do meu cliente não tiver o client do banco instalado ?? Como vou referenciar o driver no classpath ???

Resp.: Fazendo uma cópia do .jar para dentro do seu projeto e distribuindo tudo junto com um classpath da sua prórpia aplicação…

Observação:
Qndo vc usa uma ferramenta, como o eclipse, elas costumam ter um CLASSPATH para cada projeto, por isso, qndo vc tenta rodar fora do eclipse, ele n acha o driver… dai a necessidade de jogar no classpath do sistema operacional ou fazer o que disse ai em cima…

M

Fiz alguns testes e fora do eclipse a aplicação não consegue acessar o driver do banco de dados. Dentro do eclipse sem problemas e o driver está no classpath, alguém tem idéia?

M

Não lança nenhuma exception e não informa nada, simplesmente não funciona.

Adolfo_Rodrigues

Alguma exceção deve estar lançando. Talvez você não esteja logando ou tratando corretamente, sei lá. Eu continuo achando que falta algum driver no classpath (como você verificou que o driver do banco está lá?). Faça um teste rápido e simples:

No eclipse, tire todas as suas dependências do Java Build Path e rode a aplicação. Talvez assim você consiga ver a exceção no console.

Para evitar este problema de não ter as dependências no classpath quando você empacota sua aplicação, sugiro o uso do FatJar (http://fjep.sourceforge.net/). Ele monta o seu jar com todas as dependências e já cria um classloader que lê tudo. É só rodar o jar e correr pro abraço.

Criado 20 de setembro de 2007
Ultima resposta 21 de set. de 2007
Respostas 5
Participantes 3