Opa, calma aí, pessoal.
Cada tipo de aplicação tem seu nicho. Acho que a frase do Oziel fazia sentido há uns 2 anos atrás, quando a idéia do Swing era oferecer um ambiente gráfico totalmente cross-plataform e com a maior quantidade de recursos possíveis. Depois que o Swing se estabeleceu, foi a vez de fazerem suas otimizações (como diz a assinatura do Paulo, otimizações prematuras são as raízes de todos os males). Claro, Swing ainda não é uma maravilha em questão de velocidade, mas se considerarmos todos os seus “problemas” (API não-nativa, renderização em runtime, etc etc etc), Swing até que não está tão mal assim. Mas ainda há muito o que melhorar.
Aplicações web também possui suas glórias e seus problemas. O principal problema, ao meu ver, é portar (pelo menos facilmente) a mesma qualidade de componentes gráficos do Swing para a WEB, sem precisar usar applets. Ok, eu já ouvi falar de JSF, mas JSF ainda é um sonho, algo ainda não muito concreto quando comparado aos form designers que existem por aí. De resto, todo mundo já está cansado de ouvir os prós de aplicativos web por aí
.
p.s.: dica: abram os olhos para P2P. <pessoal>Em um prazo bem curto (chutando alto uns 2 anos), a idéia de se fazer comércio eletrônico baseado em redes P2P deixará de ser novidade.</pessoal>