Swing e Web

Fala pessoal,
Estou começando a aprender java, mas percebi que no site portaljava, na sessão empregos, eles procuram muito conhecimento em web e estas coisas.
E quanto aos desktops ? Não há muita procura ?

De fato a procura para web eh bem maior que para sistemas em Swing. E isso eh valido para outras plataformas tambem.

Rafael

Mesmo sistemas que antigamente seriam feitos em desktops agora estão sendo migrados para web - um exemplo muito besta é o Google Desktop Search.
Em vez de ter um aplicativo Swing ou Delphi ou VB (ou C++, sempre tem louco para tudo) controlando o Google Desktop Search, ele tem um pequeno web server atendendo na porta 4664, que pode ser acessado via browser.
Portanto aprenda direitinho Web, que está dando bastante camisa agora.

Mas aí que está o problema. Como estou começando, então é melhor esquecer de aprender swing e pular para parte de web, certo ?

aprenda java primeiro, domine os conceitos de OO e as api’s basicas que acabam sendo comun nas varias pçataformas.
depois disso, sera muito mais facil vc ir p/ quqlquer outra area.

[]'s

Pode ser. E paralelamente vc aprende Swing. Foi o que fiz!

Tambem acho que fechar os olhos pro Swing, SWT e afins nao seja a melhor saida.
E como já diceram, aprenda Java o resto vem ao natural.

]['s

Amigo,

Eu sei muito mais Swing do que Web. Por um lado o mercado web é maior. Por outro há mais concorrência, e há carência de bons profissionais para desktop. Java tem muito a oferecer no ambiente desktop. Estou desenvolvendo várias aplicações com Swing e acho bastante interessante.

Mas antes apenda o básico do Java.

Abraços,

Márcio