Swing + EJB

Pessoal, meu problema é os seguinte,

Preciso desenvolver uma aplicação Desktop, em interface swing que vai rodar na rede interna da empresa, acessando banco de dados via hibernate.

Andei pesquisando, e vi q eu posso montar o esquema MVC, ou seja, ter a camada do usuário (no caso a interface swing) interagindo com uma camada q vai fazer o serviço “pesado”.

Juntamente com isso, meu sistema vai precisar de algumas interfaces web como alguns tipos de cadastro e consulta de dados.

Minha dúvida é: utilizando esse esquema MVC, eu posso reaproveitar o código das classes q vaum fazer as operações tanto no swing como nos forms web? Essas classes vão precisar ser “especiais”?

Aí pesquisando me apareceu o EJB. Eu consigo resolver esse problema usando o EJB?

Bem, se caso positivo, alguém tem uma boa sugestão de tutorial, livro ao apostila q seja bem específico sobre esse assunto?

Agradeço antecipadamente,

Elton

Boa Tarde!!!

Sim é possível e até recomendável vc construir uma arquitetura que seja útil tanto para a camada de apresentação desktop e web. Se você vai precisar de alguma coisa especial vai, recomendo estudar o design pattern DAO, sobre o EJB não vejo necessidade visto que você comentou que serão alguns cadatros, EJB é para soluções mais robustas “grandes” utilize JSP e um container Tomcat, caso haja muitos usuários acessando vai ter que integrar um servidor de aplicação exemplo Apache como algum container exemplo Tomcat.

t+