Olá pessoal!
Sou novo no forum, e também novo em Java! Estou estudando a pouco tempo e costumo usar a IDE NetBeans.
Estou fazendo um programa apenas para treinar, um programa de Cadastro de Clientes, produtos em lojas, mas estou tendo um problema simples. Não sei se é o local certo para postar (fiquei em dúvida se postava na parte de Swing, mas enfim)…
A dúvida é sobre NetBeans + Swing. O visual das janelas da IDE é diferente do visual das janelas do programa executado pela JRE (veja na figura). Existe alguma maneira de corrigir ou até mesmo costumizar isso?
Segue anexado o que ocorre. À esquerda é o que aparece no editor do NetBeans. À direita o que aparece no programa sendo executado.
Grato desde já pela ajuda e paciência,
Ígor.
A diferença é que na primeira imagem ele está utilizando um Look and Feel (Look and Feel definido no NetBeans) e na segunda imagem ele está utilizando o Look and Feel default do Java.
Para solucionar o problema defina para sua aplicação o mesmo Look and Feel definido ao NetBeans.
Obs.: Por padrão, o NetBeans utiliza o Look and Feel padrão do sistema operacional.
Obrigado!
Consegui usando o código
try {
UIManager.setLookAndFeel(UIManager.getSystemLookAndFeelClassName());
} catch(Exception e) {
}
Confesso que não sei se está certo…
… mas pelo menos funcionou 
Ou então, faça o NetBeans ser executado com o LaF padrão.
Com o NetBeans fechado, clique com o botão direito no ícone dele.
Em destino, após a aspas de fechamento, inclua
–laf javax.swing.plaf.metal.OceanTheme
Dê OK, e execute o NetBeans.
Ele será carregado usando o LaF padrão (OceanTheme) e a montagem do layout de suas aplicações ficará da forma padrão tbm.
Até mais!
Obrigado pela dica, davidbuzatto! Há de me ajudar muito =]
Agora ta dando pra fazer as coias de um jeito bonito!