Swing

13 respostas
herbertins

Galera bom dia,

gostaria de saber aonde eu encontrou um material para estudar sobre swing, ou outras api’s que monta interface gráfica. Estou aprendendo java agora jah até criei umas telinhas e tal mais nao sei quase nada preciso de um material para estudar.

mandem ai galera eu sei que vcs sabem hehehe todo mundo aqui eh fera em montar telinhas

valew galera abss

13 Respostas

LuizLG

Dá uma olhada na sessão Artigos / Tutoriais aqui do GUJ que vc acha algumas coisas!!! :wink:

lina

OI,
Acho que o mais importante para aprender e fazer “telinhas” seria estudar os possiveis Layout que ela disponibiliza.

A partir do momento que você constroi um botão, você já sabe montar outro, e outro component.
sabendo bem o DOC, e ler bastante Javadoc ajuda muito.

Opa, serviço me chama, o pessoal vai te dar umas dicas de bons livros…

Tchauzin

ViniGodoy

Tem os livros
Java Swing (O’Reilly)
E Swing Hacks, que são muito bons.

ViniGodoy

E tem esse site da sun:
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/components/index.html

herbertins

ná verdade eu jah sei criar botão, combo, textfield e tal, o que eu nao conssigo eh montar um layout eu nunca sei como colocar tal botao na posiçao que eu quero. sempre fica bagunçada minha tela, entao queria da uma estudada e tal

valew pelas dicas ateh agora galera

TiagoFoil

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/components/examples/

Veja uns exemplos pra ilustrar sua vida ^^

Luiz_Aguiar

herbertins:
ná verdade eu jah sei criar botão, combo, textfield e tal, o que eu nao conssigo eh montar um layout eu nunca sei como colocar tal botao na posiçao que eu quero. sempre fica bagunçada minha tela, entao queria da uma estudada e tal

valew pelas dicas ateh agora galera

Se dedique mais a conhecer os componentes do swing mesmo, não perca tempo com onde colocar o que na tela, isso as IDEs fazem pra vc, e se vc conhecer os componentes, depois consegue fazer ajustes finos sem problemas.

Ratao

Para posicionar os componentes é o de menos. Como o nosso amigo Luiz Aguiar mesmo disse, dedique-se a aprender o máximo.
Para posicionamento vc pode usar no Eclipse o Visual Editor, vc pode usar a IDE NetBeans, o JBuilder, pode estudar e usar o SwingBean.

Thiago_Senna

Em meu ponto de vista a melhor opção é aprender swing a fundo. Explore o java tutorial, já indicado nos posts acima.

Outra dica é o livro dos irmãos deitel “Java Como Programar”. Os capítulos sobre swing deste livro são muito bons em minha opinião. :wink:

Conhecer bem swing é essencial para tirar melhor proveito do JGoodies e Spring Rich Client em um futuro próximo.

P

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/index.html

Ai você pode ver desde o início (criar botões etc…) até a utilização de layouts (posicionar as coisas da maneira que você quer na tela)

Boa sorte

herbertins

galeraaaa valew mesmo, vou estudar entao todas as classes do swing e depois me preucupar com os posicionamentos na tela

abs a todos e obrigado pela atençao

mister_m

herbertins, eu vou te dar um conselho um pouco diferente. Faça uma abordagem top-down de aprendizado: escolha algumas tarefas que você gostaria de implementar na GUI e usando uma ferramenta de design como o Matisse do NetBeans e um framework de binding, como o genesis, implemente-as. Assim você vai entender de forma geral como desenvolver aplicações desktop no mundo real.

Com o tempo, você vai precisar fazer coisas mais avançadas e naturalmente vai precisar aprender sobre o modelo de eventos, o design do Swing e coisas do tipo. Isso tem muito a ver com a filosofia de desenvolvimento que a maioria das pessoas segue hoje: ao invés de ficar adivinhando o que você vai precisar e perdendo um tempão com isso - em projetos, desenhando e em aprendizado, estudando - tente atingir seu objetivo da forma mais simples e direta possível e se preocupe com os problemas à medida que eles aparecerem.

cleiton_herrmann

Concordo com o mister__m, até mesmo pq se vc for estudar tudo de swing, vc vai ficar uns 4 anos na frente do computador, e não sei se consegue dominar o conteúdo nesse tempo, hehehe. A melhor coisa a se fazer mesmo é tentar implementar algumas idéias que vc tem, e com o tempo surgirão novas idéias e dúvidas e novos aprendizados…

vlw t+

Criado 24 de janeiro de 2007
Ultima resposta 2 de fev. de 2007
Respostas 13
Participantes 11