Boas depois de programar em swing xeguei a conclusao que para alem de ser algo pesado o swing deixa algo a desejar no que toca a design, por isso resolvi procurar algumas alternativas.
SWT & JFace Considerando que o eclipse foi desenvolvido com swt já é sem duvida um grande ponto de referencia, mas pelo que vi swt é um pouco complicado, por isso procurei outra alternativa,
Java-GTk tratase de GTK para java, com suporte para win e linux.
Gostaria de saber o que me aconselham, considerando a simplicidade, eficiencia, etc…
Já agora no caso de obtar por SWT e como as libs tem de ser “instaladas” no ClassPath do java, como posso fazer para que o swt seja “instalado” sem que o user tenha de instalar??
Como por exemplo o eclipse que é swt mas no entanto nao precisa que nós instalemos o swt.
Eu num conheco o eclipse a ponto de falar bem/mal sobre ele, mas o usuário tem que ter a lib sim kra, da uma olhada na pasta de distribuição do teu projeto q deve ter alguma pasta la chamada lib, ou entao dentro do jar q o eclipse gera. Ai dentro no manifest.mf tem a referencia para as libs q o seu app precisa.
Eu num acho que o swing peque no quesito design, só acho que faltam algumas facilidades, mas com um pouco de paciência e experiência vc consegue contornar essas dificuldades e peculiaridades.
Na minha opinião num vale a pena aprender como usar mais um tipo de “kit” de componentes, sendo que já temos que saber muuuuitas coisas. Aprende a usar o swing q vc vai ver que ele é muito bom, apesar de um pouco complicado as vezes. É só ter a documentação na mão, e o java tutorial aberto que 95% das suas dúvidas são sanadas.
Eu num acho o swing pesado. Quanto o swt, não que eu conhaça, mas já vi códigos dele, eu num gostei, parece q ele quebra as regras da orientação a objeto, parece q vi coisa desse tipo textField.text = “TESTE”;
Resumindo, aprende swing direito q vc vai se dar bem.
Falow!
Rapaz, não conheço o Java GTK, mas o SWT é muito bom, com muitos componentes (alguns até que não existem em Swing, como o Browser) e não é nem um pouco complicado de se utilizar, na verdade eu acho ele muito mais simples do que o Swing.
E ele não precisa ser instalado, é só colocar os JARs dele no classpath da sua aplicação e pronto, todo o resto já está feito.
E como faço isso ?? é que embora já programe com java a coisa de 1 ano nunca usei o classpath LOLOL.
Bem, é impossível não usar o classpath programando em Java. Mas mesmo assim, tem um tutorial aqui sobre classpath: http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.108.1.guj
E mais informações (incluindo o binário) do SWT você encontra aqui: http://www.eclipse.org/swt/
Humm tou a ver
mas pelo que percebi para swt funcionar em win tem de ser colocados alguns dll correcto ?? como faço para que isso seja automatico?
PS : Pesso desculpa pelas perguntas parvas mas realmente nao percebo como meter isto a funcionar !
Bem, aonde você percebeu isso?
Todas as DLLs já tem na própria distribuição do SWT pra o seu SO (elas vem nos JAR do SWT) e você não pecisa se preocupar com isso.
Entao ao sacar o zip apenas uso o jar que vem dentro ? e o resto nao serve para nada ?
Rapaz, não tenho certeza, mas acho que são 2 .JAR, um que é o padrão e o outro que é o específico do SO, veja a documentação do SWT pra vre quais são os certos.
É um jar que vc tem que colocar no classpath, e uma DLL cujo diretório deve ser referenciado na variável java.library.path.
Pois isso é tudo muito bonito mas nao consigo por isto a funcionar nem por nada :S