Symantec hackeada pela LoD - Lords of Dhamarjara

Grupo de hackers indianos LoD - Lords of Dharmajara, já famoso na comunidade de Hackers hackeou a Symantec. Eles afirmaram terem conseguido o código fonte do PCAnywhere e estavam dispostos a por em leilão.

A Symantec tentou pagar pelo seu código fonte de volta.

A LoD divulgou o email das negociações, e disponibilizou para download o código fonte deste software.

no link a negociação por email.(leia de baixo para cima)

http://pastebin.com/NEYbC2Zw
http://pastebin.com/GJEKf1T9

no gizmodo diz citando computerworld que o individuo se diz associado ao Anonymous e ao AntiSec…

que bela bomba!

não sei por que mais uma voizinha lá no fundo me diz: “não baixe esse código”

vai dar merda…

O cara rouba, e ainda acha bonito fazer isso…

OK, mas… de fato, não haveria porque a Symantec pagar, mesmo. Hoje, não existe linguagem de programação que seja 100% à prova de engenharia reversa (eu tenho um amigo que é capaz de fazer eng. rev. em praticamente qualquer programa). E quem estiver interessado nesse código, provavelmente tem habilidade suficiente para fazer a reversa. Ou seja, esse grupo/pessoa foi muito, mas muito inocente, em achar que poderia ganhar dinheiro simplesmente conseguindo o código fonte. (Pra quem duvida: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1034998 )

Se um hacker é esperto o suficiente para saber o que fazer com o código fonte, ele é esperto o suficiente para saber como conseguir o código fonte. É simples assim.

EDIT: link corrigido =)

Seu amigo consegue fazer engenharia reversa em C++? Isso eu gostaria de ver.

boa

O cara rouba o código fonte da empresa, tenta extorquir dinheiro dela e, como não conseguiu nada, libera o fonte. E ainda quer se dizer hacker? Isso é bandidagem pura e simples!

Por causa de sujeitos como esse que as pessoas temem os hackers. Sujeito desse merece muito bem ir pra vala acordar com a boca cheia de formiga.

E ainda vejo uns babacas por aí defendendo o cara como se isso fosse algum tipo de protesto… Quem defende,. ou é muito cínico ou é muito burro mesmo.

Não tenho certeza, mas o MSN Messenger foi escrito em C++, certo? Porque, se for, isso responde sua pergunta :wink:

(Ah, ao que parece, o link que eu passei ali em cima está errado. O certo é esse aqui: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1034998 . Nele, o autor demonstra a possibilidade de transformar código assembly em C. Código legível).

[quote=josenaldo]O cara rouba o código fonte da empresa, tenta extorquir dinheiro dela e, como não conseguiu nada, libera o fonte. E ainda quer se dizer hacker? Isso é bandidagem pura e simples!

Por causa de sujeitos como esse que as pessoas temem os hackers. Sujeito desse merece muito bem ir pra vala acordar com a boca cheia de formiga.

E ainda vejo uns babacas por aí defendendo o cara como se isso fosse algum tipo de protesto… Quem defende,. ou é muito cínico ou é muito burro mesmo.[/quote]

o que andei vendo mais não foi protesto, foi indignação de ver uma empresa que trabalha com software contra invasão, virus…ser invadida…

levando ao termo “Em casa de ferreiro o espeto é de pau”

Não tenho certeza, mas o MSN Messenger foi escrito em C++, certo? Porque, se for, isso responde sua pergunta :wink:

(Ah, ao que parece, o link que eu passei ali em cima está errado. O certo é esse aqui: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1034998 . Nele, o autor demonstra a possibilidade de transformar código assembly em C. Código legível).[/quote]

Update: conversei com o meu amigo e, de fato, ele não fez a reversa inteira - apenas de trechos que interessavam a ele. Ele me contou aquilo que, provavelmente, alguns aqui já sabem - que depende de uma série de fatores, como se o código passou por otimização, qual foi o compilador utilizado, que o código reconstruído não é exatamente igual ao original, etc. Por causa dessa série de fatores é realmente muito complexo fazer reversa em C, quanto mais em C++ (tornando praticamente impossível fazer?).

(Ah, ao que parece, o link que eu passei ali em cima está errado. O certo é esse aqui: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1034998 . Nele, o autor demonstra a possibilidade de transformar código assembly em C. Código legível).[/quote]

Update: conversei com o meu amigo e, de fato, ele não fez a reversa inteira - apenas de trechos que interessavam a ele. Ele me contou aquilo que, provavelmente, alguns aqui já sabem - que depende de uma série de fatores, como se o código passou por otimização, qual foi o compilador utilizado, que o código reconstruído não é exatamente igual ao original, etc. Por causa dessa série de fatores é realmente muito complexo fazer reversa em C, quanto mais em C++ (tornando praticamente impossível fazer?). [/quote]

Não é relacionado à notícia do tópico, mas já que o assunto sobre engenharia reversa surgiu: você (ou o seu amigo) tem alguma indicação de livro, fórum, enfim, qualquer fonte de informação de qualidade que trate a respeito da engenharia reversa? Fiquei especialmente curioso quanto a por quê fazê-la em C++ é quase impossível. O que o diferencia das demais linguagens? Gostaria de entender os motivos e creio que uma fonte de consulta seria de grande utilidade pra isso.

Obrigado!

interessante :twisted: :twisted:

[quote=htraos]
Não é relacionado à notícia do tópico, mas já que o assunto sobre engenharia reversa surgiu: você (ou o seu amigo) tem alguma indicação de livro, fórum, enfim, qualquer fonte de informação de qualidade que trate a respeito da engenharia reversa? Fiquei especialmente curioso quanto a por quê fazê-la em C++ é quase impossível. O que o diferencia das demais linguagens? Gostaria de entender os motivos e creio que uma fonte de consulta seria de grande utilidade pra isso.

Obrigado![/quote]

Eu não conheço nenhum livro disso… já fiz bastante reversa em Java (que é brincadeira de criança), mas em C é complicado porque ele vira código nativo. Isso quer dizer que o código para o qual ele é traduzido pode variar de computador para computador (dependendo da arquitetura), de compilador para compilador (onde o mecanismo de tradução pode variar), mecanismo de otimização (que pode fazer inferências heurísticas e complicar ainda mais a coisa toda), e ainda o fato de que alguns metadados (como bibliotecas incluídas) se perderem no caminho, etc. Em Java, vários desses metadados permanecem lá depois de compilado, outros somem (como alguns tipos de anotações e informações sobre genéricos), mas em geral, é muito (muito!) mais fácil fazer engenharia reversa em Java do que em C.

Não conheço material de referência, mas fiz uma busca e achei esse livro: http://www.amazon.com/dp/0764574817/?tag=stackoverfl08-20
Talvez ajude…

[]'s

interessante :twisted: :twisted: [/quote]

Vai ficar só trollando ou vai dar seus “2 centavos” também?

Eu não duvido da capacidade de ninguém de fazer engenharia reversa!

Já fizeram uma versão open-source do jogo Transport Tycoon Deluxe assim, que foi originalmente escrito em Assembly e eu pelo menos acho o jogo bastante complexo

E deve ter outros casos até mais difíceis que já fizeram

Vai ficar só trollando ou vai dar seus “2 centavos” também?[/quote]

cara acabei de esquecer
não da para fazer engenharia reversa em soft pagos ou do com direitos
o problema esta se feito isso
acabar na cadeia :oops: :oops: :oops:

Vai ficar só trollando ou vai dar seus “2 centavos” também?[/quote]

cara acabei de esquecer
não da para fazer engenharia reversa em soft pagos ou do com direitos
o problema esta se feito isso