Grupo de hackers indianos LoD - Lords of Dharmajara, já famoso na comunidade de Hackers hackeou a Symantec. Eles afirmaram terem conseguido o código fonte do PCAnywhere e estavam dispostos a por em leilão.
A Symantec tentou pagar pelo seu código fonte de volta.
A LoD divulgou o email das negociações, e disponibilizou para download o código fonte deste software.
no link a negociação por email.(leia de baixo para cima)
não sei por que mais uma voizinha lá no fundo me diz: “não baixe esse código”
vai dar merda…
AUser
O cara rouba, e ainda acha bonito fazer isso…
Alexandre_Saudate
OK, mas… de fato, não haveria porque a Symantec pagar, mesmo. Hoje, não existe linguagem de programação que seja 100% à prova de engenharia reversa (eu tenho um amigo que é capaz de fazer eng. rev. em praticamente qualquer programa). E quem estiver interessado nesse código, provavelmente tem habilidade suficiente para fazer a reversa. Ou seja, esse grupo/pessoa foi muito, mas muito inocente, em achar que poderia ganhar dinheiro simplesmente conseguindo o código fonte. (Pra quem duvida: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1034998 )
Se um hacker é esperto o suficiente para saber o que fazer com o código fonte, ele é esperto o suficiente para saber como conseguir o código fonte. É simples assim.
EDIT: link corrigido =)
ViniGodoy
Seu amigo consegue fazer engenharia reversa em C++? Isso eu gostaria de ver.
jaissonduarte
boa
josenaldo
O cara rouba o código fonte da empresa, tenta extorquir dinheiro dela e, como não conseguiu nada, libera o fonte. E ainda quer se dizer hacker? Isso é bandidagem pura e simples!
Por causa de sujeitos como esse que as pessoas temem os hackers. Sujeito desse merece muito bem ir pra vala acordar com a boca cheia de formiga.
E ainda vejo uns babacas por aí defendendo o cara como se isso fosse algum tipo de protesto… Quem defende,. ou é muito cínico ou é muito burro mesmo.
Alexandre_Saudate
Não tenho certeza, mas o MSN Messenger foi escrito em C++, certo? Porque, se for, isso responde sua pergunta
(Ah, ao que parece, o link que eu passei ali em cima está errado. O certo é esse aqui: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1034998 . Nele, o autor demonstra a possibilidade de transformar código assembly em C. Código legível).
douglaskd
josenaldo:
O cara rouba o código fonte da empresa, tenta extorquir dinheiro dela e, como não conseguiu nada, libera o fonte. E ainda quer se dizer hacker? Isso é bandidagem pura e simples!
Por causa de sujeitos como esse que as pessoas temem os hackers. Sujeito desse merece muito bem ir pra vala acordar com a boca cheia de formiga.
E ainda vejo uns babacas por aí defendendo o cara como se isso fosse algum tipo de protesto… Quem defende,. ou é muito cínico ou é muito burro mesmo.
o que andei vendo mais não foi protesto, foi indignação de ver uma empresa que trabalha com software contra invasão, virus…ser invadida…
levando ao termo “Em casa de ferreiro o espeto é de pau”
Alexandre_Saudate
Não tenho certeza, mas o MSN Messenger foi escrito em C++, certo? Porque, se for, isso responde sua pergunta
(Ah, ao que parece, o link que eu passei ali em cima está errado. O certo é esse aqui: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1034998 . Nele, o autor demonstra a possibilidade de transformar código assembly em C. Código legível).
Update: conversei com o meu amigo e, de fato, ele não fez a reversa inteira - apenas de trechos que interessavam a ele. Ele me contou aquilo que, provavelmente, alguns aqui já sabem - que depende de uma série de fatores, como se o código passou por otimização, qual foi o compilador utilizado, que o código reconstruído não é exatamente igual ao original, etc. Por causa dessa série de fatores é realmente muito complexo fazer reversa em C, quanto mais em C++ (tornando praticamente impossível fazer?).
H
htraos
Update: conversei com o meu amigo e, de fato, ele não fez a reversa inteira - apenas de trechos que interessavam a ele. Ele me contou aquilo que, provavelmente, alguns aqui já sabem - que depende de uma série de fatores, como se o código passou por otimização, qual foi o compilador utilizado, que o código reconstruído não é exatamente igual ao original, etc. Por causa dessa série de fatores é realmente muito complexo fazer reversa em C, quanto mais em C++ (tornando praticamente impossível fazer?).
Não é relacionado à notícia do tópico, mas já que o assunto sobre engenharia reversa surgiu: você (ou o seu amigo) tem alguma indicação de livro, fórum, enfim, qualquer fonte de informação de qualidade que trate a respeito da engenharia reversa? Fiquei especialmente curioso quanto a por quê fazê-la em C++ é quase impossível. O que o diferencia das demais linguagens? Gostaria de entender os motivos e creio que uma fonte de consulta seria de grande utilidade pra isso.
Obrigado!
jaissonduarte
interessante :twisted: :twisted:
Alexandre_Saudate
htraos:
Não é relacionado à notícia do tópico, mas já que o assunto sobre engenharia reversa surgiu: você (ou o seu amigo) tem alguma indicação de livro, fórum, enfim, qualquer fonte de informação de qualidade que trate a respeito da engenharia reversa? Fiquei especialmente curioso quanto a por quê fazê-la em C++ é quase impossível. O que o diferencia das demais linguagens? Gostaria de entender os motivos e creio que uma fonte de consulta seria de grande utilidade pra isso.
Obrigado!
Eu não conheço nenhum livro disso… já fiz bastante reversa em Java (que é brincadeira de criança), mas em C é complicado porque ele vira código nativo. Isso quer dizer que o código para o qual ele é traduzido pode variar de computador para computador (dependendo da arquitetura), de compilador para compilador (onde o mecanismo de tradução pode variar), mecanismo de otimização (que pode fazer inferências heurísticas e complicar ainda mais a coisa toda), e ainda o fato de que alguns metadados (como bibliotecas incluídas) se perderem no caminho, etc. Em Java, vários desses metadados permanecem lá depois de compilado, outros somem (como alguns tipos de anotações e informações sobre genéricos), mas em geral, é muito (muito!) mais fácil fazer engenharia reversa em Java do que em C.
Vai ficar só trollando ou vai dar seus “2 centavos” também?
victorcosta
Eu não duvido da capacidade de ninguém de fazer engenharia reversa!
Já fizeram uma versão open-source do jogo Transport Tycoon Deluxe assim, que foi originalmente escrito em Assembly e eu pelo menos acho o jogo bastante complexo
E deve ter outros casos até mais difíceis que já fizeram
jaissonduarte
cara acabei de esquecer
não da para fazer engenharia reversa em soft pagos ou do com direitos
o problema esta se feito isso
acabar na cadeia :oops: :oops: :oops:
Alexandre_Saudate
cara acabei de esquecer
não da para fazer engenharia reversa em soft pagos ou do com direitos
o problema esta se feito isso
acabar na cadeia :oops: :oops: :oops:
OK. Roubar o código também dá cadeia.
No entanto, pessoas e empresas fazem isso o tempo todo. :oops: :twisted: