System calls

2 respostas
J

Olá pessoal …

Bom, alguém poderia me descrever, se possível detalhadamente, o funcionamento de uma system call ? Eu gostaria de saber tudo que ocorre, desde as implicações para o hardware, como par o SO linux …

dúvidas:

1. Qdo compilado, uma system call na verdade é representada por uma instrução de TRAP no programa do usuario que faz com que o SO assuma o controle e baseado em parametros de registradores consiga definir a system call desejada e executar o codigo referente a sytem call desejada, é isso ?

2. A implementação da system call é feita pelo kernel, nao havendo qq código no programa/processo do usuário relacionado a ela, a nao ser a sua chamada ?

3. no linux, a implementacao das system calls estao na lib.c ? esta biblioteca é compilada e permace sempre carregada na memória ?

ps: desculpem se a pergunta está um pouco de fora do foco do fórum … acontece q nao conheço um fórum de SO cujos usuarios sejam tao gabaritados como os do guj /…

valeu

2 Respostas

dukejeffrie

Cara, system calls…

o conceito vem do assembly. No Linux, as chamadas diretas ao SO são feitas pela INT 80:

MOV EAX, 10h;
  MOV EBX, 0;
  PUSH EBP;
  MOV EBP, ESP;
  ADD ESP, 4;
  INT 80h;

Não faço idéia do que acontece ao rodar o código acima. Mas vc tem razão quanto a alguns pontos:

1. numa system call, pode haver troca de contexto. Digo pode porque as otimizações fazem com que um SO decente faça a maioria das coisas em “modo usuário”. Normalmente, alocação de memória, acesso ao hardware (nem todo hardware) e gerenciamento de processos são feitos em “modo kernel”. Hoje em dia, muitos hardwares utilizam DMA, que nada mais é que um buffer em que apenas a exclusão mútua é feita pelo processador, a leitura e escrita são feitas diretamente.

1b) Mas não tem TRAP nenhuma. TRAP, se eu entendi o que vc disse, envolve sinais de processo (SIGNALs), que não têm nada a ver com a hstória.

1. Isso mesmo, o código está implementado pelo kernel. Por exemplo, ao abrir um arquivo, vc precisa de um File Descriptor. O Kernel é quem gerencia o mapa de FDs (aliás, é ele que garante que o stdin e o stdout vão pro lugar certo), e o código desse gerenciamento está no kernel.

2. A libc implementa coisas em cima do kernel. Em cima do open, que pode abrir qq coisa que tenha um File Descriptor (por exemplo, um socket INET), a libc implementa o fopen, que já faz buffering pra você, e é especializada em arquivos no disco.

Como funciona a libc depende muito do SO e de como vc compila o seu programa. No final das contas, vai virar tudo MOV EAX… no linux, por exemplo, existem duas implementações da libc que ficam brigando. uma é a Gnu Libc, ou a GLIBC, e quem usa algo feito com GTK já sabe a dor de cabeça que é atualizar sua versão dessa lib. Tem uma tal de stdc++, que implementa a libc também, mas (agora chutando forte) provavelmente é otimizada para uso em C++.

Vc pode compilar estaticamente a lib (o que eu não recomendo) ou deixar a lib para ser linkada dinamicamente (alguém falou em DLLs? Alguém disse que o Linux não tem DLLs??).

A diferença é a mesma de vc pegar as classes do pacote java.* e colocar dentro do seu JAR e ainda forçar que essas classes sejam as carregadas. Ou seja, em vez de vc usar o jre do cliente, vc deu suas próprias classes. Se a Sun lançar uma correção de BUGs, vc ainda vai usar as classes velhas. Se vc deixa a linkagem dinâmica, pode se beneficiar de código escrito depois de você ter finalizado e distribuído seu programa.

Por outro lado, isso pode ser ruim com coisas “deprecated”. Um dia, espero, elas vão sumir, e ninguém mais vai poder usar aqueles códigos horríveis. Mas se vc precisa de uma API deprecated… entendeu?

Se vc encontrar incompatibilidades entre o que eu disse e o que o seu livro disse, confie no seu livro… 8)

[]s

dukejeffrie

Eu falei uma besteira…

system calls também são as chamadas em C que usam a INT 80 em algum ponto, por exemplo, fwrite.

[]s!!

Criado 18 de abril de 2003
Ultima resposta 23 de abr. de 2003
Respostas 2
Participantes 2