Estou utilizando no meu código a classe JOptionPane para mostrar caixas de diálogos (entrada e resultados).
O livro que estou utilizando diz que este System.exit( 0 ) é fundamental para finalizar o aplicativo e pode gerar erros se ignorar esta linha. Mas eu comentei ela e não deu em nada…
Então, pra quê ela serve realmente??
Várias vezes já esqueci de colocá-la e não deu erro nenhum… :?
O programa acabou mas pode estar em memória. Quando esqueço de por algo tipo System.exit(0) vejo, no Eclipse, vários processos esperando para terminar. Erro realmente não dá.
O método estático exit() serve para informar ao SO que seu programa acabou. O parâmetro é um código de retorno, com 0 geralmente indicando sucesso e qualquer outro número indicando que houve um erro.
Se ele não for executado, seu programa pode acabar quando não existem mais instruções apra serem executadas. Entretanto, mesmo em C é considerada uma boa prática seu uso no fim de um programa [no fim do método main, no caso].
Não. O método dipose() retorna os recursos gráficos para o SO. Não confunda janelas com programas, nada impede que não exista nenhuma janela mais e seu programa continue rodando