Olá, pessoal.
Tentei encontrar no fórum algo a respeito desse problema que vou relatar e não encontrei. Me desculpem por possíveis replicações.
Preciso gerar um relatório em jasper como uma tabela. Porém, as linhas da minha tabela podem diferenciar: Por exemplo, a primeira linha possui 10 colunas, a segunda 8, a terceira 9… e por aí vai… Tenho 6 configurações diferentes de linha.
O que eu fiz: Criei um subrelatorio para cada linha… a idéia seria inserir os subrelatórios dependendo da minha configuração da linha.
O problema é: Como eu informo o jasper o subrelatório que eu quero imprimir? Já que eles vão ser impressos várias vezes, e subrelatórios (linhas diferentes)
Exemplo de uma tabela com 3 linhas diferentes:
|…|…|…|…|
|…|…|
|…|…|…|
E aí, pessoal? O caminho é esse? teria uma maneira mais fácil? Ainda estou engatinhando em jasper!
Abraços e obrigado!
no banco ja q vc ta buscando as informaçoes do banco sera que num facilita pra vc nao?
Não estou usando dados direto do banco… eu passo um datasource…
Mas de qualquer forma, esse problema que eu relatei é independente de dados do banco ou não… seria mais a lógica do uso do jasper, creio eu.
Obrigado!
Abraço!
Pessoal, resolvi…
Esqueci dos subrelatórios. Cada configuração de linha eu coloquei em uma banda ‘detail’ diferente. Com isso tenho 6 bandas details. Na propriedade “Print When Expression” de cada banda eu coloco a condição que indica quando cada banda deve ser impressa! : )
Funcionou certinho para esse meu problema específico!
Abraços!
Pessoal… estou com outro problema
Eu tenho dois Text Fields, um ao lado do outro. Os dois podem aumentar de tamanho conforme o texto que eles contém (stretch).
A questão é: os fields não tem o mesmo texto, e o que acontece as vezes é que um fica com altura maior que o outro. Alguém sabe uma maneira de meio que agrupar os dois? Pra que eles tenham sempre o mesmo tamanho, ou seja, a altura de um acompanhar a altura do outro?
O que eu já tentei: agrupar os Text Fileds, selecionando-os, clicando com o botão direito e clicar em “group selected element(s)”
Obrigado novamente!
Abraço!
Resolvido 
Como disse, agrupei os Text Fields. Basta agora selecionar os fields agrupados e definir a propriedade “Stretch Type” como "Relative to Tallest Object"
Espero que seja útil pra alguém!
Obrigado.
Abraços!