Tabela no JasperReports - IReports

Não tenho certeza se esse seria o fórum correto para esse post… mas de qualquer forma, vamos lá:
Preciso saber como desenhar uma tabela simples dentro do meu relatório, usando o iReport.
Alguém poderia me ajudar?

obrigada!
Mari

Mari, se essa tabela será gerada uma linha para cada registro, vc so precisa desenha uma linha na aba details. Vc faz um quadrado faz os traços das colunas, e poe os fields em cada uma respectiva. Para vc fazer o cabeçalho vc desenha ele no page header, q ai ele nao se repete por registro, ai vc junta as abas e pronto. Vc vai ter um cabeçalho por pagina, e uma linha por registro.

ah! entendi! obrigada :wink:

Um dos campos dessa tabela trata-se de um campo de texto extenso… tem com fazer “quebra de linha” para ele fique com uma largura fixa e uma altura variável de acordo com a qtde de caracteres?

Sim, isso é possível.

Minha sugestão pra tabelas (sme usar as collumns do ireport) são textfields com bordas.

Para a textfield crescer/quebrar linhas e acompanhar o tamanho do texto dentro dela, você deve setar algumas propriedades.

Marque a checkbox “Stretch with overflow” e coloque o position type para “float”.

Lembre-se que, todos os objetos na banda detail, abaixo desse textfield de tamanho mutável (dependente do tamanho do texto) também devem ter o position type setado para float para que eles “escorreguem” pra baixo conforme o crescimento do objeto acima.

Brinque com essas propriedades, faça alguns testes e… em pouco tempo, tu vais pegar as manhas.

1 curtida

Isso mesmo!
Obrigada Adriano!
Deu bem certinho, meu relatório ficou bem do jeito que eu queria :wink:

\o/
grande abraço,
Mari