Tableless

Buenas Pessoal,

Fugindo um pouco do Java, mas sei que aqui tem uma galera que manda bem com html, css usando tableles.

Minha praia é o java mas ando me aventurando na area do design. Estou fazendo o layout desta pagina. Bom aproveitei para tentar entender o tal tableless, tive sucesso até certo ponto. Fui fazendo tudo no editplus e ia visualizando, la funcionava legal. Quando abri no firefox ferro tudo. Testei no IE e também funciona.

Então pergunto o que eu posso ta fazendo de errado?

Alguma idéia ou é preciso olhar os arquivos de css e html?

]['s

Fábio, esse exemplo funcionou legal no IE e no Firefox:

[code]

div.link-list {
width:10.2em;
position:absolute;
top:0;
font-size:80%;
padding-left:1%;
padding-right:1%;
margin-left:0;
margin-right:0;
}
/* we leave some place on the side using the margin-* properties /
#main {
margin-left:10.2em;
margin-right:10.2em;
padding-left:1em;
padding-right:1em;
background-color:#CCAACC;
}
/
and then we put each list on its place */
#list1 {
left:0;
background-color:#CCAAAA;
}
#list2 {
right:0;
background-color:#AACCCC;
}

DIV
DIV
DIV
[/code]

Dá uma analisada porque o firefox é mais chato mesmo… :wink:

Bem, na verdade o IE que é bem chato e não segue alguns padrões da w3c hehe

Enfim, fabio, entenda que algumas propriedades css são diferentes de browser pra browser, portanto as estude um pouco mais, há bastante material na internet sobre o assunto.

[quote=LIPE]Bem, na verdade o IE que é bem chato e não segue alguns padrões da w3c hehe

Enfim, fabio, entenda que algumas propriedades css são diferentes de browser pra browser, portanto as estude um pouco mais, há bastante material na internet sobre o assunto.[/quote]

Certo eu disse chato no sentido de rigoroso… :wink:

Vlw pessoal, vou seguir as dicas.

Bom é por isso que eu prefiro Java. :lol:

regra de ouro para bom desenvolvimento web: faça o site no Firefox (ou no Opera, Mozilla, Netscapew, Konqueror, Safari).
vc vera que eh extremamente mais facil que desenvolver para IE, pq as coisas funcionam como deveriam funcionar!

depois, vc comeca a maratona de hacks pra fazer a coisa funcionar no IE. aí vale a pena um pouco de estudo e malicia para manjar certos erros classicos do IE que sao facilmente remendaveis.

sobre o firefox ser chato ou rigoroso, nao tem absolutamente nada a ver. pq a questao do IE nao eh que ele eh menos rigoroso; eh q ele está incorreto mesmo! o firefox (ou algum outro daquela lista q falei) é o navegador que implementa as coisas como elas devem ser, de acordo com a especificacao. ja o IE, alem de resolver estender tudo com ideias proprias (feature de utilidade questionavel), ainda implementa tudo errado o q faz parte da especificacao.

olhem só que interessante um comunicado da HP sobre suas Webapps: http://h10014.www1.hp.com/news/dec04.html#four

E vc tem como opção adicionar ao seu desenvolvimento ferramentas como o Web Developer Toolbar…q quebram um galho!

CSS vai deixar o seu site muito mais rápido… :lol:

Veja alguns exemplos de HTML sem :

http://www.tableless.com.br

http://www.boaglio.com (meu site)

e tem o blog do CV tb…

Pq é mais rápido? Pq as páginas de estilos (estilos.css)
e de javascript (funcoes.js) ficam em cache no seu browser!

O resto é o HTML só com a informação de texto, sem nada
de estrutura e layout.

Veja a diferença: grave uma página do UOL, Globo ou qqer
outro portal e veja o tamanho do HTML, grave uma página
dos sites que listei acima e compare… normalmente o tamanho
do HTML vai pra menos da metade!

Quando ao desenvolvimento, o ruim do IE é q o float não
funciona direito, o que é uma pena :cry: