Trabalho com Java a bastante tempo porém sou um novato quando falamos de bibliotecas gráficas.
Preciso criar um tabuleiro de um jogo que contém divisões hexadecimais.
A idéia é criar um tabuleiro com essas configurações:
Alguém poderia me ajudar, fornecendo um algoritmo, entidades principais que eu possa usar, enfim, qualquer ajuda é válida
Boa noite tiagokos, estou em casa no PC da minha noiva sem ferramenta agora…
Mas não sei se tem uma outra forma… bom… mas meu pontapé inicial seria criar um objeto com as dimensoes de cada “casa”, com gets e setters de duas dimensoes e ir enfileirando um ao lado do outro, pegando os lefts e tops do elemento anterior ou elemento de cima…
Espero ter ajudado…
Vai começando, e postando… com certeza encontrará mais motivados a te ajudar do que comecar do zero…
Amanhã dou uma olhada no post e se eu puder ajudar mais eu mando algo…
Muito obrigado pelo comentário cpsilva, estou seguindo o conselho que deste.
Porém antes de finalizar o objeto de cada casa, comecei por criar uma janela com opções menu e uma dialog com opções para iniciar o jogo:
[code]
public static void main(String[] args) {
JFrame frame = new JFrame(“Jogo”);
JMenuBar menuBar = new JMenuBar();
JMenu menu = new JMenu("File");
JMenuItem novoJogo = new JMenuItem("Novo Jogo");
novoJogo.addActionListener(Listeners.getListenerDeNovoJogo(frame));
JMenuItem sair = new JMenuItem("Sair");
sair.addActionListener(Listeners.getListenerDeSaida());
menu.add(novoJogo);
menu.add(sair);
frame.setJMenuBar(menuBar);
menuBar.add(menu);
frame.setExtendedState(Frame.MAXIMIZED_BOTH);
frame.setVisible(true);
}[/code]
O desafio agora é moldar uma JDialog com um radiobutton, uma combobox e dois botões de ação (Iniciar, Cancelar).
um ponto é ver que a do meio, são 9 desenhos, depois 8, depois 7,6,5 tanto para cima como para baixo. este é uma idéia,
ou algoritmo.
então vc tem que ter um desenho parecido, e daí imita-los ou repeti-los…
pode mesmo tentar desenha-los tem muitas classes para desenhos simples e boas…
aqui no forum, postei uma equação do 2 grau, que traz algumas retas, o que dá base para começar, com método paint, etc…
Fiquei sem tempo de dar um retorno.
O trabalho está bem avançado, acabei por desenhar o tabuleiro extendendo um layout do Swing, ficou bom porém estou com dificuldades de pintar o tabuleiro corretamente (as bordas mais escuras externas por exemplo).
Se alguém tiver interesse, posto o código mais tarde.