Taglibs próprias

Pessoal,

Estou dando uma re-estudada mais ampla desde base do desenvolvimento web afim idealizar a melhor opção para um novo projeto que pretendo iniciar, a ideia é encontrar algo não me prenda tanto como o fwr que uso hoje e que eu goste, principalmente com relação as minhas views, pois como tenho origens ligadas ao front-end/dcu sou muito critico com relação isso.

Revendo a ideia empregada pelas taglibs comecei a pensar em criar uma lib própria só para front-end, mas logo pensei “isso vai dar um certo trabalho e talvez não terei o resultado que espero” então passei a procurar taglibs pela net e me deparei com bibliotecas meio ultrapassadas, no meu ponto de vista, como a display lib e a ce wolf, elas geram uma saída ruim em termos visuais e com relação a DCU então nem se fala.

A questão é existe alguma solução moderna, baseada em taglibs, para front-end ou eu posso esquecer de usar taglibs para isso?

Sempre vejo taglib ligada a um framework.

Do mesmo modo que você teria trabalho para trocar uma taglib você também teria para trocar um framework.

O x da questão é, se você utilizar struts, depois seria mais fácil trocar para Spring por exemplo.

Não vejo vantagem em utilizar taglibs apenas para se ter uma view mais desacoplada. Você teria que desenvolver muito código que já está pronto nos frameworks.